Design - TCC II
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Navegando Design - TCC II por Orientador "Costa, Rodolfo Rolim Dalla"
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- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento experimental de uma tipografia para a instituição de ensino Univates(2016-10) Marin, Luiz Pedro Vitalli; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; http://lattes.cnpq.br/7774531239801054; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; Kreutz, Elizete de Azevedo; Brod, RodrigoUma corporação, uma empresa ou uma instituição demandam de um reconhecimento visual por parte do público ao qual se destinam. O programador visual (designer gráfico) toma o papel de construtor desse reconhecimento, inferindo, através de cores, contrastes, formas, texturas, tipografia, uma identidade característica. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma família tipográfica experimental que visa auxiliar os colaboradores envolvidos no processo de criação (layout) da instituição de ensino Univates, a comporem peças gráficas com aspecto visual próprio. O trabalho é apresentado em duas partes: a primeira é feito um levantamento de referencial teórico, onde são abordados momentos significativos da história da tipografia e da instituição de ensino Univates, bem como um embasamento acerca de identidade visual corporativa, com tipografia desenvolvida para uso exclusivo. É apresentada a anatomia das fontes, com as nomenclaturas e os termos técnicos. A segunda etapa aborda a metodologia qualitativa e o desenvolvimento da construção da família tipográfica Univates. Esta é dividida em quatro partes, que mostram o seu processo de desenvolvimento, desde a prototipagem até os resultados com aplicações sobre peças gráficas da instituição. No processo de criação, foi projetada uma primeira fonte, que não se obteve um resultado apropriado, desta forma, gerou-se uma segunda opção que consistiu em adaptar a fonte utilizada no primeiro logotipo da Univates, chamada Ottawa, modificando-a de acordo com o segundo logotipo, cumprindo-se, assim, o objetivo proposto neste trabalho.
- ItemAcesso AbertoEducar crianças feministas: projeto de design social com inspiração na vida e obra de Frida Kahlo(2018-01) Santos, Édna Baronio Dos; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; http://lattes.cnpq.br/7774531239801054O indivíduo evolui por meio da interação social, assim sendo, a criança concebe seu conhecimento ao passo que interage com a sociedade. Acreditando que uma atividade lúdica seja uma importante técnica educativa, o presente trabalho propõe um jogo para auxiliar na igualdade de gêneros e na produção de conhecimento sobre o movimento feminista, utilizando como recurso simbólico a vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo. A pesquisa tem início investigando a mulher como sujeito do feminismo, sua representatividade e influência na sociedade contemporânea, evidenciando toda sua trajetória. Este utiliza informações que analisam e consideram seus impactos históricos, sociais e culturais. É abordado na fundamentação teórica a importância do lúdico no desenvolvimento infantil e todas as fases da infância. O projeto coloca em questão as definições tradicionais de igualdade, liberdade, sociedade, política e autonomia; a partir daí, o design surge com uma função social para auxiliar em uma nova interpretação da sociedade, estruturando a consciência, transformando e criando, sendo atuante cultural. A escolha da artista mexicana Frida Kahlo como recurso simbólico deve-se ao fato de sua representação no feminismo, por sua forte personalidade, autoafirmação, intensidade, espontaneidade, irreverência e a forma de como demonstrava força mesmo tendo uma vida marcada por sofrimentos e tragédias. Todos os aspectos estudados foram analisados e experimentados a fim de executar um projeto conforme a metodologia proposta, auxiliando em possíveis mudanças para uma nova sociedade.
- ItemAcesso AbertoFixers: contracultura em ascensão(2016-06) Neumann, Daniela; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; http://lattes.cnpq.br/7774531239801054Esta pesquisa consiste no estudo da obsolescência pela perspectiva do Design. Analisou-se os diferentes tipos de estratégias de obsolescência consideradas por vários autores. A partir deste entendimento é investigado o contexto histórico de dois tipos de obsolescência praticadas na atualidade, à programada e a perceptiva, levando-se em consideração sua influência no campo do Design, bem como seus reflexos em nossa sociedade, na vida do indivíduo contemporâneo e seus impactos ambientais, refletindo na redução de recursos naturais e aumentando a geração de resíduos, resultantes de um consumo desenfreado por novos produtos e serviços. Com este intuito, é possível compreender a influência da obsolescência programada e perceptiva na criação de grupos de consertadores, também conhecidos como fixers (do inglês: consertadores), sendo este, o principal objetivo deste trabalho, conhecer estes grupos, considerados atualmente como uma contracultura em franco desenvolvimento. Estes grupos divulgam que o melhor para o futuro do nosso planeta não é reciclar o lixo e sim não produzi-lo, promovendo através desta ideia, encontros nos quais as pessoas levam seus produtos avariados para consertá-los gratuitamente, aprendendo também a repará-los no caso de uma nova necessidade, fazendo com que durem mais tempo. Esta pesquisa segue uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza interpretativa e descritiva sendo a coleta de informações, feita através de um questionário enviado para cem grupos fixers. Responderam ao questionário, o único grupo brasileiro e quatorze grupos estrangeiros. A análise do conteúdo dos questionários permitiu compreender vários aspectos sobre os grupos fixers, sendo estas informações relacionadas com, os procedimentos de pesquisa, compreendendo revisão bibliográfica e analise filmografica, levantados durante toda a pesquisa. Trazendo desta forma, contribuições para amenizar as estratégias de obsolescência, os impactos ambientais causados pela acelerada demanda na produção de novos produtos e consumo irrefreado. Colaborando, também, com implicações práticas e teóricas do Design para o alcance de uma sociedade mais sustentável e o desenvolvimento de futuros projetos relacionados aos grupos fixers.
- ItemAcesso AbertoProjeto de Cigar Box Guitar: do artesanal à produção em série(2017-02) Hausmann, Gustavo; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; http://lattes.cnpq.br/7774531239801054Os movimentos culturais e tecnológicos colaboraram para a consolidação do Design em projetos de produtos, fomentando um nicho de mercado específico, o qual passou por muitas mudanças de gênero. Teve início com as modificações que as pessoas faziam em seus produtos, passando pelos movimentos contracultura do consumismo, chegando, atualmente, na moda do Do It Yourself, do inglês “Faça você mesmo”. O Design de produtos, em geral, além da sua essência principal de propor soluções aos problemas do cotidiano e dar cara nova aos produtos, no ramo de instrumentos musicais deve ser interpretado como cerne da evolução e revolução musical. Ao tornar os instrumentos acessíveis às grandes massas populacionais, a música torna-se meio de transmitir mensagens e ideais. Nesta ótica, ao pesquisar sobre a Cigar Box Guitar (CBG), é possível identificar a herança cultural/musical deixada pelo instrumento. Devido à importância do mesmo, a pesquisa comprometeu-se em estudar meios de manter viva a história da CBG e do Do It Yourself, disponibilizando o instrumento para que possa ser apreciado pelo máximo de pessoas possíveis, até mesmo aquelas que não possuem habilidades de montagem ou as ferramentas necessárias. Com procedimentos de pesquisa próprios baseados nos métodos de Löbach (2001), juntamente com o levantamento de dados históricos obteve-se conhecimento para analisar materiais e processos de produção de instrumentos similares. Em conclusão, se propôs um projeto de Cigar Box Guitar, com padrões de fabricação e acabamento possível de ser comercializada como Kit DIY.
- ItemAcesso AbertoProjeto de ducha eletrônica: facilitando a troca da resistência elétrica(2017-01) Pandolfo, Carlos Rodrigo; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; http://lattes.cnpq.br/7774531239801054Este estudo propõe o projeto de uma ducha eletrônica dotada de uma estrutura simplificada para a troca da resistência elétrica, junto de um sistema indicativo que facilita a compreensão do público para a troca deste componente e instalação do produto. Também tem como objetivo, pesquisar meios para reduzir a obsolescência destes produtos. Para isso, foram realizados estudos sobre a história do banho na humanidade e, também, a história do chuveiro elétrico, sua evolução até a atualidade e um levantamento de informações sobre a indústria destes aparelhos. Ainda foi realizada uma pesquisa com as resistências elétricas utilizadas, e um estudo sobre o funcionamento de uma ducha, que vai da instalação, troca da resistência, o modo de operação, até os componentes internos que compõem este aparelho, indicando os materiais de que são feitos e a função de cada um deles. Também foram realizados estudos sobre obsolescência programada, ergonomia, tipologias de união e materiais e processos de fabricação para estes produtos. Com os usuários foi desenvolvido uma pesquisa e a criação de uma persona. Estas informações serviram de base e foram necessárias para o êxito no desenvolvimento de uma ducha eletrônica intuitiva, de fácil troca da resistência e com aspectos que retardam a obsolescência programada.
- ItemAcesso AbertoProjeto de pia urbana desenvolvida por rotomoldagem(2015-07) Mees, Edimilsom Fabricio; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; http://lattes.cnpq.br/7774531239801054; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; Etchepare, Hélio Dorneles; Teixeira, Bruno da SilvaEste estudo consiste no desenvolvimento do projeto de um Lavatório polimérico, com o propósito de instalação em obras, eventos, bares, entre outros ambientes públicos de uso coletivo. O projeto inspira-se nas características do processo de rotomoldagem, um processo comum para polímeros. O caminho de desenvolvimento do produto inspira-se nas metodologias de Löbach (2001) e Platcheck (2003), buscando investigar, por meio da fusão dos métodos propostos pelos autores, características importantes para o processo de criação e produção. A metodologia é proposta em quatro fases: fase de preparação, fase de geração de ideias, seleção de ideias e revisão do processo criativo. Além do caminho proposto pelos autores foram feitos alguns levantamentos teóricos, tais como; a história do design e da pia, móveis coletivos e urbanos, o processo de rotomoldagem e ergonomia. Por fim, esses estudos permitiram enaltecer a importância, inicial, de propor um processo teórico e metodológico para o desenvolvimento de novos projetos, para atender as exigências quanto à funcionalidade e estética do produto.
- ItemAcesso AbertoProjeto de Sistema de Identidade Visual para a futura Universidade Univates: o pensamento moderno e pós-moderno como base construtiva(2018-01) Fabris, Fernando; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; http://lattes.cnpq.br/7774531239801054; Brod, Rodrigo de Azambuja; Teixeira, Bruno da Silva; Costa, Rodolfo Rolim DallaO desenvolvimento de uma marca é um processo complexo, mas importante para a representatividade de um produto, de uma empresa ou de uma ideia, diante do consumidorusuário. O presente projeto tem o objetivo de desenvolver um Sistema de Identidade Visual para a futura Universidade Univates, baseado em um comparativo feito do período moderno, com ênfase no Design Suíço, e o período pós-moderno. A partir deste contexto é feito uma pesquisa histórica exploratória dos períodos citados e quais foram suas diretrizes, influências e o que deixaram de legado para o design contemporâneo. A investigação partiu do surgimento do modernismo, do grupo de Werkbund, passando pela Bauhaus e suas ideias exploradas, pelo seu curso básico e o estudo das formas básicas que, neste trabalho, terão importante papel, seguindo para as escolas suíças de design, pela nova tipografia e finalizando na escola de ULM. Já o período pós-moderno começou com Wolfgang Weingart desconstruindo todas as regras modernas e ditando um novo rumo do design com seus estilos retrô, punk, new wave e por fim na era digital. Finalizada a pesquisa, é feita uma reunião das principais informações coletadas partindo para a execução do projeto. Em sua construção, foram usadas as formas básicas, o quadrado, triângulo e círculo como base para o Sistema de Identidade Visual. Para agregar mais informações sobre a Univates foi realizada uma pesquisa não-estruturada com 3 pessoas ligadas diretamente com o planejamento e marketing da instituição. Essa entrevista possibilitou uma interessante compreensão da relação da Univates com a comunidade local e a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho. A entrevista também contribuiu para incorporar ao resultado final do projeto ideias que pudessem ser exploradas pela comunicação da instituição. O sistema gerado propõe uma junção dos períodos moderno e pós-moderno além de acrescer a própria marca da Univates um significado que engloba esse novo momento da instituição. A metodologia utilizada foi o Sistema de Identidade Visual (PEÓN, 2009), que permite a comparabilidade dos estilos para melhor alcançar o objetivo do trabalho. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas pesquisas bibliográfica (STUMPF, 2006), e de internet (YAMAOKA, 2006), estudo de caso (DUARTE, 2006), entrevista não-estruturada e pesquisa qualitativa (BAUER, 2002).