Design - TCC II
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Design - TCC II by browse.metadata.advisor "Dapper, Silvia Trein Heimfarth"
Now showing 1 - 20 of 23
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessBoação: um estudo para o desenvolvimento de um aplicativo móvel facilitador para doação de sangue(2017-01) Silva, Adriana Lemos Da; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Souza, Raquel Barcelos de; Brod, Rodrigo de AzambujaGrande parte da população sabe que a doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar muitas vidas, porém não o faz de forma constante, muitas vezes por esquecimento ou medo. Em decorrência do crescimento natural da população, a demanda por sangue aumenta constantemente e, apesar dos esforços por parte do governo quanto à esta causa, a captação de doadores não têm suprido as necessidades dos bancos de sangue. Assim posto, este trabalho visou o desenvolvimento de um aplicativo móvel com o principal objetivo de aproximar os doadores de pessoas e lugares que realmente precisam de sangue. Para isso, construiu-se um referencial teórico acerca da doação de sangue no Brasil, além de buscar informações sobre as tecnologias atuais, seus impactos nas formas de comunicação social e de como isso, juntamente com o design, pode melhorar o cenário atual e ajudar a salvar mais vidas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, através de um formulário online, para entender o perfil do público, tanto doador quanto não-doador. Foi realizada também uma pesquisa em aplicativos de doação de sangue já existentes, brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de levantar questões técnicas, analisar sua usabilidade e seu fluxograma. A partir destes, foram selecionadas três aplicações brasileiras para que o público pudesse interagir e demonstrar, a partir de um teste de resposta emocional, suas percepções, quanto ao aspecto, facilidade de uso e navegabilidade. Com isso, foi possível verificar aspectos importantes e gerar uma lista de requisitos para o projeto e, assim, criar mapas para hierarquizar e dividir o conteúdo do aplicativo. A pesquisa teórica e o levantamento de dados, bem como o processo criativo do trabalho, foram guiados pela metodologia de Garrett (2003), que prevê a definição do público-alvo e o levantamento de dados para que seja possível a criação de uma lista de requisitos e funcionalidades, as quais, após hierarquizadas dão origem ao mapa do aplicativo e ao esboço das telas, denominado wireframe. As percepções dos usuários, vindas do levantamento de dados, auxiliaram na criação gráfica da marca, bem como na escolha dos ícones, tipografia e definição das telas do aplicativo. Ao final deste trabalho é apresentada uma solução visual na qual buscou-se atender os requisitos levantados no decorrer do trabalho, unindo a doação de sangue com a tecnologia, para que, com sua utilização, seja possível criar redes de solidariedade e auxiliar na ampliação do número de doadores.
- ItemOpen AccessDesenvolvimento de mobiliário urbano para Guaporé - RS inspirado no Design de identidade local e emocional(2019-02-13) Peruzzo, Mayara; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965A globalização é um processo que gera inúmeras transformações aos indivíduos e também aos grupos sociais, uma de suas consequências é que as pessoas se tornam multiculturais, perdendo assim o referencial de espaço e gerando crises de identidade. Na contramão desse sistema ocorre uma forte tendência à valorização das culturas locais voltadas ao resgate de técnicas e tradições aplicadas em produtos e serviços. Compreender o território como produto além de sua materialidade física integra fatores imateriais. Deste modo, o território passa a ser experiencia do como um produto de consumo. Entendendo que o papel do designer compõe a cultura material de determinado local e que suas criações mesclam os valores, a finalidade deste trabalho foi a de propor um mobiliário urbano para a cidade de Guaporé-RS, inspirado no design de identidade local e emocional, promovendo conexões e sensações que possam contribuir para a reconstrução das relações entre pessoas e o espaço. O mobiliário urbano tem o intuito de oferecer serviços direcionados às necessidades da população quando implantado em uma localização lógica, instigando e promovendo conhecimento nas sociedades, para que estas criem e encontrem as melhores soluções para os seus problemas. O projeto guiou-se nas propostas metodológicas do design Estratégico e Platcheck (2012), adaptadas pela autora. O caminho para o desenvolvimento do móvel almejou por meio da combinação de métodos distintos, alcançar uma melhor solução para o problema em questão.
- ItemOpen AccessDesenvolvimento de prova digital para embalagens metálicas(2017-05) Sulzbach, José Maurício; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Teixeira, Bruno da Silva; Rosselli, Bruno SoutoAs embalagens são utilizadas para embalar, proteger, conter, conservar, transportar, informar e vender os produtos nelas contidos, a maneira de inserir as informações nestas embalagens é por meio do processo gráfico. O processo da confecção da prova de cor sempre foi demorado e oneroso para as empresas de embalagens metálicas. Existem duas formas de confeccionar estas provas de cores, uma delas é realizada em laboratório, com um equipamento chamado prelo, que não teve muita evolução no decorrer dos tempos, pois sua finalidade não é produção em série de embalagens impressas, mas de confeccionar provas de cores que são enviadas para os clientes com a finalidade de obtenção de aprovação destas, como referencias de cores. A outra é utilizar o equipamento de produção em série, que tem o custo mais elevado, pois este, tem a finalidade de produção em série de grandes lotes de embalagens, mas o setup e limpeza deste equipamento é demorado, não sendo adequado para pequenas amostragens. Assim posto, o processo de confecção de provas de cores, tornou-se ineficiente no desenvolvimento de novas embalagens. Devido a necessidade de agilizar o processo, este trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de viabilizar a utilização de novas tecnologias na confecção de provas de cores para embalagens metálicas, obtendo resultados satisfatórios quanto a eficiência e agilidade do processo de provas digitais, aprovação de grande parte dos clientes quando submetidas a analise e com capacidade de simular as mesmas características do processo de prova de prelo e produção em série, tornando assim, o processo de provas digitais viáveis ao sistema off set metalgráfico.
- ItemOpen AccessDesenvolvimento de uma habitação transportável para moradores de rua utilizando a biônica como ferramenta projetual(2015-06) Conceição, Marina Liz Da; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; Ashton, Elisa GuerraA presente pesquisa é o resultado de estudos e considerações sobre a prática profissional do designer de produto, orientado pelos parâmetros do design social e da biônica aplicada ao design. Inicia-se apresentando as definições sobre a atual situação dos moradores de rua, após busca-se a compreensão sobre o design de produtos e o design social, bem como a utilização da biônica como auxílio projetual e de estudos ergonômicos relevantes para o projeto em questão. Propõe-se o desenvolvimento de um abrigo transportável para pessoas em situação de rua, com o intuito de proporcionar-lhes maior dignidade, conforto e bem-estar. Esta pesquisa classifica-se como uma dissertação projeto, que investiga a relação do designer de produto com a crescente problemática social - a falta de moradias e oportunidades para a reversão dessa situação - que é característica dos grandes centros urbanos. Com este estudo, percebe-se que, a proposição de uma habitação transportável cumprirá com a sua função, no qual buscará pelo conforto mínimo que requer o ser humano. O projeto além de valorizar a atividade do designer, acaba por buscar caminhos para uma sociedade digna a todos.
- ItemOpen AccessDesign e tecnologia: criação de ferramenta de conscientização sobre depressão(2018-02) Pavan, Marina; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Souza, Raquel Barcelos de; Brod, Rodrigo de AzambujaA depressão é uma doença grave que atinge cada vez mais pessoas no mundo, porém cerca de metade delas não busca tratamento que, na maioria dos casos, possibilita a cura. Um dos principais fatores para que estas pessoas deixem de procurar ajuda é o estigma social ligado à depressão que acaba por excluir o doente. Nesse contexto, e entendendo o design como uma ferramenta interdisciplinar que propõe soluções aos problemas existentes na sociedade, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta para a conscientização sobre depressão. Para isso, foi necessário entender a doença, a formação do estigma, a interação social e a possibilidade do design e da tecnologia gerarem uma rede de apoio que leva informações sobre a doença para a sociedade. O desenvolvimento do trabalho foi guiado pela metodologia de Garrett (2011), a qual inclui os usuários no processo de design. Para conhecer estes usuários, foram realizadas pesquisas a fim de compreender sua visão sobre depressão, smartphones e aplicativos móveis. Também foi feita uma análise de similares para verificar a usabilidade e a funcionalidade dos aplicativos. A partir do levantamento de dados, criou-se uma lista de requisitos que guiou o desdobramento da etapa criativa do trabalho, onde se utilizou a técnica de moodboard para aprofundamento das expectativas dos usuários e geração de inspiração para o desenvolvimento do design visual do aplicativo. Também foram criados o diagrama de arquitetura, os wireframes e as telas finais de acordo com os requisitos estabelecidos durante o trabalho. Por fim, foi gerado um protótipo e realizados testes de usabilidade e de verificação dos requisitos a fim de validar o desenvolvimento do aplicativo, o qual objetiva unir design e tecnologia para promover a criação de redes de apoio e também a conscientização da sociedade, buscando diminuir o estigma ligado à depressão.
- ItemOpen AccessDesign sensorial aplicado a um projeto conceito para deficientes visuais(2017-05) Johann, Morgana Luiza Ritter; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Rosselli, Bruno Souto; Teixeira, Bruno da SilvaGrande parte da população têm consciência de que todas as pessoas, incluindo portadores de deficiências, devem ter os mesmos direitos de participação na vida em sociedade. Porém, ainda existem poucas iniciativas que visam essa inclusão. O designer, como profissional, é responsável por trabalhar para suprir as necessidades e proporcionar o bem-estar de todos. Diante disto, este trabalho visa o desenvolvimento de um projeto sensorial, onde os usuários iniciais serão os alunos deficientes visuais da APAE de Lajeado, com o objetivo de proporcionar maior independência e, se possível, auxiliar no desenvolvimento desse aluno. Para isso, serão utilizados conceitos de design social e design sensorial, aliados à uma metodologia de projeto adaptada dos métodos propostos por Bruno Munari e Löbach. Essa metodologia foi dividida em duas fases. A fase 1, desenvolvida no primeiro de semestre de 2016, consistiu nas etapas de Definição do Problema e Coleta de Dados, onde foram pesquisados assuntos referentes às deficiências, desenvolvimento infantil, a importância do brincar no desenvolvimento da criança, o papel social do design, design sensorial e design como ferramenta par a criação de jogos e brinquedos. Além disso, o a coleta de dados traz informações sobre o histórico da APAE no Brasil e na cidade de Lajeado, bem como informações sobre a instituição e sua metodologia de ensino. A Fase 2, desenvolvida durante o segundo semestre do ano de 2016, constituiu-se de quatro etapas. Na etapa 1, Análise de Dados, foram realizadas as análises referentes às observações do público alvo realizadas na APAE de Lajeado, dos brinquedos e jogos lá disponíveis para os alunos deficientes visuais e análises das respostas obtidas através do questionário aplicado com as terapeutas ocupacionais da Escola. A etapa 2, Geração de Alternativas, foi responsável pela criação das primeiras ideias para solucionar o problema do trabalho, onde foi realizado um brainwriting juntamente com as terapeutas ocupacionais da Escola e, a partir disso, selecionadas e especificadas as melhores alternativas geradas. Na etapa 3, Verificação das Alternativas, foi selecionada a alternativa que melhor atenderia ao objetivo do trabalho e apresentada às terapeutas, a fim de receber um retorno referente à relevância da proposta criada. Ao final, a etapa 4, Solução, traz imagens e informações sobre o que foi desenvolvido a partir dos estudos realizados e a solução proposta para a problemática levantada por este trabalho. Para finalizar, as considerações finais trazem os principais apontamentos e questões mais relevantes percebidas ao longo do trabalho, bem como sugestões para projetos futuros que poderão ser iniciados por meio desta pesquisa.
- ItemOpen AccessEstudo para desenvolvimento de interface de terminais de autoatendimento bancários(2017-05) Biasibetti, Priscila; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Rosselli, Bruno; Brod, Rodrigo de AzambujaO presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo para uma interface de terminais de autoatendimento bancários, priorizando sua adequação quanto a usabilidade. Para isso, busca-se identificar, analisar e compreender os fatores técnicos e emocionais atualmente apresentados pelos terminais de autoatendimento. Fazendo uso de uma abordagem descritiva e exploratória, a qual corresponde a coleta de dados que se deu por meio de questionários visando medir e quantificar o grau de satisfação dos usuários para com os terminais e, consequentemente, analisar a qualidade dos serviços oferecidos, no intuito de gerar relatórios com resultados mais precisos. Ao final, apresentar uma proposta de solução de aprimoramento/inovação para a interface dos terminais de autoatendimento, com foco nos valores de experiência do usuário na usabilidade e de design.
- ItemOpen AccessFacilitando a colheita do tabaco(2018-02) Eichelberger, Letícia; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Rosseli, Bruno Souto; Teixeira, Bruno da SilvaEste trabalho tem como objetivo amenizar as dores e lesões dos agricultores durante a colheita do tabaco. A colheita é a etapa mais trabalhosa e penosa, apesar dos muitos avanços tecnológicos que vem ocorrendo na atualidade a colheita é pouco mecanizada, e o maquinário existente tem um custo muito elevado, o que dificulta o acesso a melhorias para os produtores. Uma solução possível seria a criação de uma ferramenta simples, como forma de amenizar as principais necessidades dos produtores. Para esse fim foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde é visto um pequeno histórico da fumicultura, como são feitos os tratos culturais do fumo, informações sobre a planta, conceitos importantes de design e ergonomia. A colheita foi analisada por meio da utilização de ferramentas ergonômicas como a planilha RULA e o diagrama de Corlett, buscando conhecer a fundo a realidade do fumicultor, buscando melhor adequação da ferramenta para que ela cumpra sua função. A metodologia utilizada para a criação da ferramenta foi a de Platcheck, que leva em consideração aspectos como ergonomia, sustentabilidade e design, seguindo a metodologia, foram buscados similares, e gerou-se alternativas as alternativas foram analisadas a fim de testar sua efetividade e melhorias trazidas.
- ItemOpen AccessI do dance: projeto de identidade visual para despertar a curiosidade do público masculino pela prática do ballet clássico(2020-12-17) Holtermann, Luiza Reckziegel; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Brod, Rodrigo; Teixeira, Bruno da SilvaCom a construção social de gênero vigente na sociedade, é comum as pessoas relacionarem a atividade do ballet clássico como algo exclusivamente feminino, pela sua delicadeza e pela suavidade dos movimentos. Esse fato desempenha um importante papel nas atitudes dos meninos e homens em relação ao estudo da dança e se eles participam ou não da mesma. Em pesquisa realizada por Susan Stinson (1998), foi revelado que meninos mais velhos se preocupam que as pessoas possam pensar que são homossexuais por estarem praticando o ballet, mesmo que em sua criação no Renascimento, apenas homens participavam das danças. Um dos maiores desafios do designer é encontrar soluções para problemas, de modo que elas promovam uma conexão e identificação com o público consumidor. A partir desses aspectos, o presente trabalho tem o objetivo de unir o design gráfico ao ballet clássico, a fim de desenvolver um projeto de identidade visual com a função de estimular meninos a buscarem o conhecimento do ballet clássico. Fundamentado na metodologia de Bruno Munari (2008), foram realizadas duas pesquisas qualitativas, com diretores de escolas de ballet do Rio Grande do Sul e bailarinos do sexo masculino. Também foram feitas duas pesquisas quantitativas com o público em geral a respeito de suas percepções sobre o ballet e com bailarinos do sexo masculino de todo o país. A partir das pesquisas foram realizadas as etapas de resultados e discussões, que revela pontos importantes sobre a percepção e visibilidade do ballet para os meninos e para a sociedade. Após foi gerada a lista de requisitos para uma criação mais assertiva do projeto. Posteriormente na etapa criativa, iniciou-se a elaboração das técnicas como moodboard para a identidade visual e o brainstorm para a geração de alternativas para o nome do projeto tudo criado em conjunto com um grupo de meninos bailarinos. Com isso pode-se gerar as alternativas para logotipo e identidade e, em seguida, para compreender a visão do público alvo, foi gerado um formulário com as melhores alternativas. É por meio dele que se tornou possível compreender as principais características visuais para solução e após a análise das características das opções mais votadas, foi criado o modelo final e os desdobramentos da identidade visual. O projeto visa ter seus materiais gráficos liberados gratuitamente para uso de quem possuir o interesse de divulgar e incentivar o ballet masculino.
- ItemOpen AccessUma investigação sobre o pensamento e prática em design contemporâneo(2017-05) Kochhann, Rafael; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Brod, Rodrigo; Teixeira, Bruno da SilvaO design, enquanto disciplina do conhecimento, já passou por diversas fases, caracterizadas por movimentos, motes, tendências e estilos divergentes. De fato, o pensamento e a prática em design se transformaram muito no decorrer do tempo. Contudo, o pluralismo e a diversidade é que caracteriza o design hoje. Esse cenário, entretanto, torna nubladas as responsabilidades das atividades em design. A partir dessa problemática, busca-se maior compreensão acerca das preocupações de acadêmicos em design no que diz respeito a, principalmente, seus propósitos e as abordagens adotadas. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas no intuito de gerar um panorama da realidade de design global. Após o levantamento dos dados, foram confeccionados mapas conceituais que permitiram criar comparativos entre a narrativa histórica construída e os desafios atuais da área. Mediante interpretação destes mapas, foram obtidos conhecimentos capazes de pontuar características e transformações do design na contemporaneidade e gerar argumentos favoráveis à inovação social e sustentabilidade. Assim, criou-se uma base para geração de cenários futuros para a profissão e também para novas pesquisas acerca destes temas.
- ItemOpen AccessPainel de parede interativo: elevando a experiência de crianças em tratamento no Instituto das Crianças com Diabetes do Rio Grande do Sul(2019-06) Machry, Amanda; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965A doença crônica, Diabetes Mellitus Tipo 1, é cada vez mais comum em crianças no Brasil, e tem recebido uma maior atenção pela parte da sociedade. O tratamento, apesar de ser para o bem-estar do diabético, é também muito invasivo e estressante, principalmente para as crianças. Nesse contexto, com o design, uma ferramenta multidisciplinar aplicável em diversas soluções do dia a dia, esse trabalho pretender criar um artefato que possa proporcionar melhores momentos de lazer e alegria às crianças portadoras da doença durante o seu tratamento, no Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICD-RS). O projeto objetiva a inclusão do lúdico a fim de amenizar a tensão e promover momentos de mais diversão, em busca do bem-estar das crianças. Sendo assim, para o desenvolvimento do projeto foram estudadas pesquisas que revelam a relação da criança com o tratamento e as repercussões da diabetes no seu cotidiano. Além disso, também foi observado a importância do brincar para o desenvolvimento e a falta que faz oferecer as brincadeiras durante o processo de tratamento. A metodologia escolhida para desenvolver a estrutura do trabalho é fundamentada na teoria de Bruno Munari (1998). Na etapa criativa, que possibilita a chegada ao resultado final, foram realizados o mapa mental e o moodboards. Os resultados dessas etapas geraram esboços que permitiram a escolha da melhor alternativa para o êxito do projeto, no qual definiu-se em um painel de parede, inspirado no mascote do Instituto, a águia. O painel possibilita a interação da criança em tratamento durante a permanência na sala de espera do instituto, um ambiente muitas vezes tenso para a mesma. Por fim, foram escolhidos os materiais e para representar o produto, foram gerados desenhos 3D.
- ItemOpen AccessProjeto Carona Univates: proposta de redesign e criação de interface para dispositivo móvel(2016-06) Müller, Emely; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Teixeira, Bruno da Silva; Brod, Rodrigo de AzambujaAtualmente o mundo está vivendo uma evolução tecnológica e, devido a isso, torna-se interessante que, cada vez mais, nos apropriemos dessa tecnologia para melhorar o estilo de vida das pessoas. Utilizando o trânsito como mote para a pesquisa, pensou-se em como a tecnologia pode contribuir para a mobilidade urbana, tornando o ato de locomover-se nos arredores do Universidade do Vale do Taquari Univates mais sustentável para os alunos, quanto às questões econômicas e ambientais. Criado em 2009 pelo Universidade do Vale do Taquari Univates, mas ainda com baixa utilização, o Projeto Carona é o objeto principal de estudo deste trabalho, propondo-se, dessa forma, o redesign do projeto, bem como o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, visando atender as necessidades dos usuários, tanto em plataformas web como em plataformas móveis. Assim posto, para esse trabalho, buscou-se por aplicativos que incentivam o uso da carona solidaria, assim como a forma em que os usuários interagem com esses serviços. Ao final deste trabalho é apresentada uma proposta que cumpre os requisitos de interatividade do usuário com o sistema, pois, acredita-se que, ao se estudar a interação entre usuários e artefatos digitais, neste caso, dispositivos móveis, levando-se em conta conceitos como, economia colaborativa, socialização na internet, design de interação e usabilidade, foi possível desenvolver o sistema de caronas de forma eficiente e que, com o aumento do seu uso, haverá a possibilidade de diminuição do fluxo de veículos nas ruas e a redução da emissão de poluentes.
- ItemOpen AccessProjeto de abrigo emergencial com materiais alternativos(2018-01) Rempel, Jéssica; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965A importância de alcançar um projeto habitável de rápido fornecimento, eficiente, baixo custo, executável e com qualidade final confortável aos usuários, são características relevantes à implantação de um Abrigo Emergencial para famílias que tiveram seus lares afetados por conta de desastres hidrológicos. Os abrigos desempenham um papel vital em desastres ambientais e são uma parte importante da resposta e a recuperação em meio a estes eventos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho, foi projetar um abrigo emergencial que atenda às vítimas em uma situação de pós-desastre com caráter temporário, permitindo que cada família atingida tenha sua própria unidade habitacional, preservando se assim, o conforto ambiental e a convivência familiar, em meio a uma situação tão extrema de desamparo, de modo que as famílias possam, na medida do que é minimamente adequado, retomar suas atividades rotineiras, uma vez que os abrigos permitem que as vítimas se instalem próximas do local atingindo pelo desastre, sem perderem sua referência no espaço urbano. Para atingir esse objetivo, foram analisados possíveis materiais alternativos e sistemas construtivos baseado nos métodos do design, afim de viabilizar economicamente sua fabricação, tornando-o mais acessível. E para isso, alguns requisitos projetuais foram levantados neste trabalho, de forma a potencializar a funcionalidade, conforto, segurança e privacidade deste projeto.
- ItemOpen AccessProjeto de dispositivo de monitoramento e alerta de inundações do Vale do Taquari(2018-01) Viana, Jéssica; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Teixeira, Bruno da Silva; Brod, Rodrigo de AzambujaOs municípios do Vale do Taquari, situados na Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, no Rio Grande do Sul, sofrem frequentemente com a ocorrência de inundações, causadas por precipitações intensas, que geram grandes prejuízos materiais, econômicos, ambientais e sociais. Os impactos negativos causados a cada ocorrência destes eventos podem ser atenuados, ou até mesmo evitados, se tais fenômenos forem previstos com antecedência e tais dados estiverem disponíveis ao acesso da população suscetível, de forma simplificada, pois permitem que sejam executadas medidas preventivas mais eficazes. Tecnologias já existentes monitoram permanentemente o nível do rio e a precipitação pluviométrica na Bacia Taquari-Antas e possibilitam a previsão de desastres com certa antecedência. Atualmente a população recebe tais informações por meio de meios como rádio e redes sociais durante os períodos em que há probabilidade de ocorrência ou inundação. O presente trabalho visa projetar um dispositivo que reúna as informações relevantes sobre o monitoramento e o alerta de inundações no Vale do Taquari, permitindo que a população tenha acesso a tais dados, de forma simples e eficiente. O projeto foi norteado pelos princípios do design de interação, que foram empregados com o intuito de garantir que a solução projetada seja capaz de criar experiências ao usuário que melhorem e ampliem a maneira como este interage com as informações disponíveis.
- ItemOpen AccessProjeto de lareira à lenha com sistema de circulação de ar forçado(2018-01) Morsch, Cristiano André; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Rosselli, Bruno Souto; Costa, Rodolfo Rolim Dalla; Dapper, Silvia Trein HeimfarthA energia é a capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação. Ela é associada a, entre outros, energia elétrica, calor e movimento de um ou mais corpos. A eletricidade, por exemplo, pode ser produzida por fontes não renováveis: derivados de petróleo, carvão mineral e gás natural. Este processo traz muitos problemas ao ecossistema global, como a exaustão dos recursos naturais, efeito estufa e as mudanças climáticas. Também pode ser obtida por fontes renováveis, como a biomassa, solar e eólica; estas geram menos poluentes ou riscos e tendem a ser repostas com maior facilidade na natureza. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma lareira para aquecimento residencial que utiliza a lenha para a combustão, visando a redução no consumo de energia elétrica e preservação do meio ambiente. Além disso, aplicando os métodos e processos corretos de produção visa-se oferecer menos impacto ao ecossistema. Melhores resultados para o fornecimento de caloria são atingidos através de um sistema que emprega os fumos da queima para movimentar ventiladores que deslocam o ar quente para o ambiente, trazendo mais conforto e bem estar ao usuário.
- ItemOpen AccessProjeto de produto para a promoção da interação entre crianças autistas e típicas(2018-08-27) Baesso, Ligia; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965O autismo é um termo pouco compreendido pela sociedade, embora a palavra seja conhecida pela população, ainda há muito preconceito e falta de informação sobre o tema. À vista disso, os dados mundiais apontam uma elevação nos casos de autismo, com predomínio de alterações comportamentais e heterogêneas. Com a utilização do design, que compreende vários campos nos quais refletem em múltiplos benefícios para a população e possui capacidades de interdisciplinaridades, o trabalho visa o segmento do design universal (inclusivo) como suporte para projetar a maioria das pessoas e proporcionar a integração entre crianças com autismo e típicas. Portanto, este trabalho é fundamentado na metodologia de Munari (2008) que contempla doze fases, nas quais foram aplicadas as etapas científica e projetual. Na científica foi identificado e definido o problema, por meio de um referencial teórico, no qual, pode-se conhecer o público que foi trabalhado, e entender a forma como a sociedade os aceita nas interações sociais. Com o intuito de aprimorar as pesquisas foram coletados dados sobre indivíduos com autismo, por meio de questionários online e entrevistas. Em que resultaram em uma lista de requisitos essenciais para projeto. No entanto na etapa projetual, com as informações e dados coletados, iniciou-se a elaboração das técnicas criativas, como moodboards e mapas mentais, com isso pode-se desenhar as alternativas. É por meio delas que se tornou possível evidenciar a melhor solução, após a análise das técnicas criativas e a coleta de materiais e tecnologias, foi definido a opção escolhida. Ela constitui-se de mesas escolares, associadas a um projeto de sinalização nas escolas regulares. Por fim foram avaliadas e definidas as melhores opções de materias, dimensões e cores, já por meio dos desenhos de construção foi determinado as especificações de medidas, detalhes e vistas explodidas, assim como, para representar o produto, foram gerados renders.
- ItemOpen AccessProjeto de produto para auxiliar mulheres em fase de tratamento e recuperação do câncer de mama(2018-08-27) Baldissera, Lucas Cristiano; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965O câncer é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo uma das principais causas de morte nos dias de hoje. A imersão por parte dos profissionais da saúde é inevitável, tendo em vista a gravidade da doença para o paciente. Os reflexos psicológicos também afetam os familiares e os amigos que o acompanham. Em decorrência do elevado índice de mulheres diagnosticadas anualmente com câncer de mama, entidades governamentais e profissionais de diversas áreas vêm se mobilizando para tentar reduzir ao máximo esses números, bem como elevar os índices de pessoas curadas. Assim posto, este trabalho visa propor uma intervenção de ressignificação de felicidade e importância social à paciente, com o propósito de revitalizar suas energias a partir de incentivos por materiais significativos em sua história de vida. Para isso, o estudo foi desenvolvido a partir do contexto histórico da doença, passando pelos estágios psicológicos principais da recuperação, bem como realizando um levantamento de dados na forma qualitativa com mulheres que conviveram ou convivem com a doença e com profissionais da saúde. O estudo contou com a metodologia de Bruno Munari (1998) para ser conduzido de forma coerente e organizado. O contexto no qual a ação se insere exigiu análises ergonômicas e de materiais cabíveis para que sua aplicação desempenhasse o impacto positivo esperado, refletindo diretamente no ânimo da paciente e também em seus familiares, tornando os dias de tratamento menos pesados e, consequentemente, aproximando pessoas que em outras situações não desfrutariam dessa união. Ao final, foram agregadas as informações bibliográficas e de pesquisa, as quais nortearam os desenvolvimentos criativo, construção do produto e sua funcionalidade.
- ItemOpen AccessProposta de metologia para desenvolvimento de produtos orientados à economia circular(2019-01-25) Scomazzon, Paula; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965O modelo econômico linear “extrair – transformar – descartar” prejudica os ecossistemas em diferentes níveis e testa os limites do planeta desde a Revolução Industrial. Diante dos problemas ambientais recorrentes, é preciso transformar os processos de produção e consumo e aperfeiçoar a maneira que os produtos são desenvolvidos para atender as necessidades da população sem perturbar os ciclos naturais. Para isso, precisa-se alinhar os objetivos rumo a economia circular, que projeta artefatos livres de desperdício e regenera sistemas naturais. Assim, esta pesquisa tem o propósito de esclarecer os conceitos desse modelo econômico circular e investigar os métodos utilizados no desenvolvimento de produtos compatíveis com esse sistema, por meio de entrevistas com empresas e profissionais que estão adaptando-se e promovendo a mudança. Como resultado, este trabalho apresenta uma metodologia para desenvolvimento de produtos e sua aplicação na concepção de um artefato, a fim de auxiliar o designer e torná-lo capaz de facilitar a transição da economia linear para a economia circular.
- ItemOpen AccessReaproveitamento de resíduos da construção civil para desenvolvimento de revestimentos bioinspirados(2019-11) Meneguel, Carolina Frota; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965A indústria da construção civil é, em qualquer sociedade, o setor responsável pelo consumo do maior volume de recursos naturais, e também, por grandes impactos ambientais devido à ausência de conhecimentos sobre as finalidades e destinação que pode-se dar a estes materiais, e até mesmo, por irregularidades nos processos de construção. Atualmente, a preocupação com a escassez dos recursos naturais e a adoção de políticas sustentáveis ganham cada vez mais espaço, assim como, conceitos de design sustentável, os quais consistem no planejamento de produtos em todas fases, sendo socialmente equitativos, ecologicamente corretos e economicamente viáveis. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho consistiu em desenvolver um novo material utilizando os resíduos de argamassa e concreto desperdiçados na construção civil, para aplicação em novos revestimentos decorativos, visando a sustentabilidade e reduzindo o impacto ambiental. Para isso, aplicou-se conhecimentos da biônica, por meio da análise de elementos naturais e seus processos de adaptação ao meio, como fonte de solução de problemas e metodologia criativa. Desta forma, foi elaborado um programa experimental, a partir de visita a uma obra na cidade de Guaporé – RS, para a coleta, seleção e classificação de resíduos. Foram realizadas moldagens de corpos-de-prova de argamassa com três traços diferentes, uma mistura base, outra mistura com substituição de areia por resíduo em 50%, e mistura com substituição de areia por resíduo em 100%, para a determinação do material com as melhores propriedades. Foram executados ensaios de caracterização dos corpos-de-prova com o intuito de verificar resistência a tração e compressão, e também, os ensaios de granulometria e massa específica. Após as análises, deu-se início a geração de alternativas para o desenvolvimento de revestimento bioinspirado, sendo que o elemento natural escolhido foi uma orquídea do gênero Paphiopedilum acmodontum e outra do gênero Zygopetalum crinitum. Após a criação dos revestimentos, foram gerados arquivos tridimensionais que puderam ser impressos em 3D. As impressões 3D serviram de modelo para a fabricação dos moldes em borracha de silicone azul PS. Ao final do trabalho, são apresentados os resultados obtidos através dos ensaios de caracterização e da metodologia da etapa criativa, proporcionando assim, um destino ecologicamente sustentável para os resíduos e, além disso, buscando inovação para o mercado de revestimentos.
- ItemOpen AccessReaproveitamento de resíduos da indústria moveleira para aplicação em novos produtos de mobiliário(2015-06) Wildner, Marcus Vinícius; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; http://lattes.cnpq.br/5177212571219965; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Teixeira, Bruno da Silva; Costa, Rodolfo Rolim DallaAs indústrias moveleiras são grandes geradoras de resíduos sólidos, entre eles, os resíduos do processamento das chapas de MDF, MDP e HDF, que são descartados de forma incorreta ou queimados em olarias, resultando na emissão de gases tóxicos devido à presença de resinas no material. Atualmente há uma maior preocupação acerca da escassez das matérias-primas em um futuro próximo e, para isso, deve-se utilizar alguns recursos para diminuir os impactos ao meio ambiente. O ecodesign surge como alternativa, onde o produto é projetado pensando em todas as fases: de produção, de uso e descarte, para que gere o menor impacto possível. Assim posto, o objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver um novo material utilizando os resíduos da indústria de mobiliário com possibilidade de aplicação pela mesma. Por meio de um levantamento de dados em uma empresa moveleira de Arroio do Meio – RS, foram identificados os principais tipos de resíduos que foram tratados quimicamente e após misturados ao cimento, agregado miúdo e água. Foram elaborados diversos traços com a substituição do agregado miúdo pelo resíduo de MDF, nas proporções de 3%, 5%, 10%, 15% e 25%. Os corpos de prova foram submetidos aos ensaios de absorção de água por capilaridade, resistência a compressão e tração na flexão. Após uma análise dos resultados e escolhido o melhor material compósito, um conjunto de peças modulares em relevo e formato hexagonal foi criado para aplicação em produto mobiliário, dando um destino ecologicamente sustentável ao resíduo.