Design - TCC II
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design - TCC II por Orientador "Kreutz, Elizete de Azevedo"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAlfinho, um menino da geração saúde: um projeto para o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis(2018-01) Friedrich, Jordana; Kreutz, Elizete de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543; Kreutz, Elizete de Azevedo; Teixeira, Bruno; Bitello, Adriana ReginaA obesidade infantil está aumentando significativamente, tornando-se uma epidemia mundial, que chama a atenção das autoridades que buscam soluções para o problema. Considerando a capacidade da criança de compreender e de interagir com as tecnologias digitais, um aplicativo, cujas questões técnicas, semânticas, persuasivas e interativas estejam adequadas ao público, pode ser a estratégia efetiva desejada para contribuir com a solução do problema da obesidade. Por esta razão, desenvolveu-se a presente pesquisa, cujo objetivo é propor um aplicativo que incentive as crianças a se alimentarem de forma saudável. Para desenvolver a pesquisa, adotou-se a metodologia qualitativa exploratória (GIL, 2010) e para o desenvolvimento da proposta do aplicativo utilizou-se como base a projetual de Garrett (2011). Os resultados evidenciaram que as funcionalidades e o aspecto visual do aplicativo foram satisfatórias e viáveis para a faixa etária. Dessa forma, espera-se que o presente estudo, por um lado, contribua para as reflexões dos profissionais da área e os incentive a desenvolver novas propostas e, por outro, que o aplicativo Alfinho possa contribuir para a diminuição do percentual de obesidade infantil no Brasil e no mundo.
- ItemAcesso AbertoCamiseta: mais do que moda, uma ferramenta de comunicação e identificação dos jovens no século XXI(2012-03-07) Ost, Fernanda; Kreutz, Elizete de AzevedoA camiseta surgiu como uma necessidade para a movimentação no trabalho e a prática de esportes, mas também como forma de protesto e rebeldia dos jovens, caracterizando a situação econômica e social de uma época e de um lugar, usada para identificar e comunicar ideias, pessoas e grupos. Seus tecidos, estampas, técnicas de criação se aperfeiçoaram ao passar dos anos, sendo empregada para diversas outras finalidades. Este trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica, documental e de arquivos, que tem como objetivo analisar as diferentes funções da camiseta como uma ferramenta de comunicação e identificação dos jovens no século XXI. Sendo assim, tem como referência autores e filósofos no assunto, imagens atuais em periódicos especializados em moda e outros. Diante desta análise, verifica-se a crescente utilização da camiseta pelo jovem transmitindo sua personalidade e comportamento através da peça codificada, em que ele se identifica e, ao mesmo tempo, se diferencia de determinados grupos sociais, ideais e atitudes. Palavras-chave: Camiseta. Moda. Comunicação. Design. Consumo.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de uma tipografia customizada para a Organização Educacional VIP Aulas Particulares(2018-01) Sant’Ana, Fernando Lourenço; Kreutz, Elizete de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543Na identidade visual, a tipografia é um elemento constituinte e assim como os demais ela, deve ser capaz de transparecer a essência da instituição a qual representa. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma tipografia de apoio customizada para uso exclusivo da Organização Educacional VIP Aulas Particulares. O mesmo se justifica pela necessidade de aplicar a teoria em um caso real, observando criticamente os processos que envolvem esta tarefa. A pesquisa se configura como qualitativa exploratória e os instrumentos metodológicos são: pesquisa bibliográfica, pesquisa de internet, análise semiótica, entrevista em profundidade e análise do discurso. Já a metodologia de criação e desenvolvimento de tipografia foram construídos com base nas entrevistas concedidas por profissionais renomados na área, nas quais descrevem seus métodos. Espera-se que o estudo possa contribuir para reflexão sobre a teoria e a prática do design tipográfico, bem como mostrar aos interessados os processos de construção de uma tipografia customizada para uma marca.
- ItemAcesso AbertoDesign, café e percepção de valor(2018-01) Silva, Gustavo Cassiano da; Kreutz, Elizete de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543; Kreutz, Elizete de Azevedo; Teixeira, Bruno; Bitello, Adriana ReginaO café carrega consigo sabores, cheiros, texturas, sons e imagens. O design desperta emoções por meio de experiências multissensoriais. Esta pesquisa, cujo objetivo geral é verificar a relação entre o design de experiência e a percepção de valor do café, permitiu refletir sobre o papel do design na sociedade, mais especificamente, na transformação de um commodity, num produto de valor. A metodologia adotada foi a qualitativa exploratória, que possibilitou a familiarização com o tema. A pesquisa se justifica na medida em que há poucos estudos científicos na área e, conforme os resultados obtidos, o design influencia na ressignificação das coisas; portanto, tem a capacidade de transformar commodities, por gerar benefícios pessoais e, consequentemente, o desenvolvimento socioeconômico.
- ItemAcesso AbertoEmbalagens: design e comunicação(2012-03-26) Quadros, Luana da Silva; Kreutz, Elizete de AzevedoO presente estudo foi inspirado nos resultados das pesquisas “A construção de Marca na Cadeia Produtiva de Leite”, “A cadeia produtiva de leite e os fatores que concorrem para a construção e consolidação de uma marca” e “Comunicação Estratégica e Branding na Cadeia Produtiva de Leite”, os quais apontam que, apesar de ser considerado um produto de extrema importância econômica e social para o Vale do Taquari, para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, o segmento de lácteos não apresenta uma preocupação com a construção e consolidação de marca, tampouco com o desenvolvimento da embalagem como um diferencial competitivo nos pontos-de-venda. O presente estudo, desenvolvido durante o período de 2009 a 2010, tem por objetivos gerais identificar e analisar as estratégias de design comunicacional de embalagem no setor de lácteos. Na sua realização, a metodologia utilizada foi a Hermenêutica da Profundidade de Thompson (1995), auxiliada pelos procedimentos técnicos de Pesquisa Bibliográfica (AZEVEDO E SOUZA, 1995), Estudo de Campo (GIL,2002), Estudo de Caso (COBRA, 1991), Entrevista (GRASKELL, 2002) e Semiótica (PENN, 2002). Os resultados possibilitaram uma análise sobre as embalagens de lácteos e as estratégias de design utilizados pelo mercado, para, assim, termos condições de apresentar melhorias que satisfação tanto os desejos quanto as necessidades do consumidor, criando uma relação positiva entre ele e a marca. PALAVRAS-CHAVE: Design Comunicacional. Marca. Embalagens. Lácteos
- ItemAcesso AbertoToda a vida: desenvolvimento de design de identidade visual corporativa mutante poética(2020-12) Frezza, Leonardo Schlabitz; Kreutz, Elizete de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543; Gonçalves, Cátia Viviane; Dones, Vera LúciaNo crescente mercado da indústria de alimentos orgânicos, muitas empresas ainda estão criando identidades visuais convencionais para representar seus produtos. Uma estratégia que pode, muitas vezes, ficar distante de uma fiel tradução da essência natural. A natureza é viva, livre e fluida. O objetivo deste estudo é criar uma identidade visual corporativa (IVC), com o papel de traduzir a essência de uma marca de produtos orgânicos. Para a realização do presente estudo, foi escolhido a metodologia qualitativa descritiva (GIL, 2006), e os instrumentos foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2006); de internet (YAMAOKA, 2006); análise de discurso (MANHÃES, 2006); análise semiótica (PENN, 2002); estudo de caso (DUARTE, 2006). Já para a construção da identidade visual da marca foi utilizada a metodologia de construção de Marcas Mutantes (KREUTZ, 2012). Este estudo se justifica na medida em que as Marcas Mutantes (KREUTZ, 2001) são uma prática contemporânea, cada vez mais presente nas estratégias de branding, para diferenciar-se dos seus concorrentes e promover a interação da marca com seus públicos. Além disso, uma marca de produtos ligados à natureza pode justificar ainda mais o uso dessa estratégia, relacionando as mutações da marca gráfica, com as mutações da natureza, que é viva. Como resultado, o estudo apresenta todas as fases de construção de uma Identidade Visual Mutante que traduz a essência de sua marca e poderá servir para orientar profissionais, acadêmicos e empresários nas escolhas estratégicas das marcas pelas quais são responsáveis.