Design - TCC II
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Design - TCC II by browse.metadata.advisor "Souza, Raquel Barcelos de"
Now showing 1 - 20 of 22
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessA contribuição do design e das mandalas para o equilíbrio da ansiedade(2023-12) Demari, Elis; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Lohmann, Renata; Brod, Rodrigo de AzambujaO trabalho apresentado neste memorial descritivo é um desdobramento do artigo científico apresentado no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I, do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari – Univates, intitulado A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN E DAS MANDALAS PARA O EQUILÍBRIO DA ANSIEDADE, o qual serviu de embasamento teórico para os resultados aqui apresentados. Este trabalho trata do desenvolvimento e uma oficina de mandalas, com a qual pretende-se contribuir positivamente para o equilíbrio da ansiedade, utilizando-se de ferramentas do design de serviços e do embasamento de metodologias de ensino utilizadas por Johannes Itten na Escola de Bauhaus. O objetivo é oferecer uma proposta de serviço, neste caso, uma oficina voltada para as pessoas que sofrem de ansiedade, ou que, indiretamente, tenham as suas rotinas afetadas por ela. E assim, proporcionar a possibilidade de expressar a sua criatividade de forma livre, despreocupada e sem julgamentos. Após realização de um protótipo da oficina, percebeu-se que, ao mesmo tempo em que gera o equilíbrio mental e emocional, a oficina com mandalas desperta sensações de paz, tranquilidade e relaxamento naquele momento, refletindo, mesmo que indiretamente, na rotina do público-alvo. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho seguiu a abordagem do Design Centrado no Humano (HCD), desenvolvida pela IDEO (2011).
- ItemOpen AccessA biônica como fonte de inspiração na joalheria(2017-01) Marin, Lilian; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Souza, Raquel Barcelos de; Brod, Rodrigo de Azambuja; Dapper, Silvia Trein HeimfarthO objetivo deste trabalho consiste no levantamento de dados para a criação de uma coleção de joias inspiradas na natureza, por meio da correlação do design e a biônica. Os elementos naturais escolhidos para o estudo da biônica foram a abelha europeia, a folha de uma palmeira, a folha da sálvia e o melão gália. Todo o processo foi desenvolvido a partir de modelos de metodologias projetuais de Gui Bonsiepe (1981) e Bernad Löbach (2001), também foi usada uma proposta de metodologia específica para o desenvolvimento de produtos baseados na biônica, dos autores Kindlein et al. (2002). Após a análise desses elementos, foram efetuadas as suas parametrizações e com o apoio em suas texturas, foram realizadas novas parametrizações da parte de interesse gerando as alternativas do projeto. Os resultados foram apresentados para a empresa. Iniciou-se a confecção dos modelos, gerando peças diferenciadas do catálogo da empresa. Com o auxílio da biônica eliminou-se o processo de polimento manual das peças, pois peças texturizadas não necessitam de polimento. Os levantamentos de dados serviram de aperfeiçoamento do projeto e o estudo da biônica mostrou as inúmeras possibilidades que nela podemos encontrar como fonte de inspiração. A biônica possibilitou texturas que foram testadas e aplicadas no final do projeto.
- ItemOpen AccessColeção Kaingang: design de superfície para revestimento cerâmico(2017-04) Oliveira, Bruna Gonçalves De; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Souza, Raquel Barcelos de; Teixeira, Bruno da Silva; Foletto, Claudia Beatriz GreffEste trabalho objetiva a criação de design de superfície para serem aplicadas em revestimentos cerâmicos a partir de um estudo da cultura e do grafismo Kaingang. O presente estudo traz dados referentes à cultura Kaingang, design de superfície e técnicas de estamparia. Por meio do design pretende-se valorizar a cultura Kaingang, no âmbito acadêmico e na cidade de Lajeado/RS. A metodologia adotada para este trabalho é a Metodologia Projetual de Bruno Munari.
- ItemOpen AccessDesenvolvimento de estampas para biquínis a partir das obras de J. Carlos(2018-08-27) Wilges, Betina Inês; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502O presente trabalho apresenta criação e produção de padrões característicos do Design de Superfície, inspirados em quatro capas do designer carioca J. Carlos para a revista “Para Todos...”, onde são demonstrados por seus traços e técnicas elementos do movimento Art Déco. Para a realização das análises dos elementos das obras foi utilizado o livro Sintaxe da Linguagem Visual, pois apresenta uma variedade de métodos que proporciona uma melhor compreensão dos elementos escolhidos para a criação das capas. Com isto, no decorrer do trabalho é demonstrado um breve relato sobre Design Gráfico no Brasil, a caricatura no Brasil, a história do designer J. Carlos e sua atuação nas principais revistas da década de 20, e um estudo referente ás técnicas e criação de padronagens para o Design de Superfície. Os padrões criados neste projeto foram aplicados em substrato Têxtil, para a aplicação em biquínis.
- ItemOpen AccessDesenvolvimento de estampas têxteis inspiradas nos graffitis de Santa Cruz do Sul(2022-11) Juliano, Roberta Scremin; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Brod, Rodrigo de Azambuja; Teixeira, Bruno da SilvaEste trabalho tem como finalidade a criação de design de superfície para serem aplicadas em produtos têxteis a partir da estética dos grafiteiros de Santa Cruz do Sul - RS, procurando demonstrar como a arte de rua fornece um vasto repertório para a elaboração de proje- tos de estamparia. O trabalho foi dividido em três partes: a primeira é a contextualização, com um breve relato sobre a origem do graffiti, a presença dele em Santa Cruz do Sul e, também, sobre o design de superfície e suas técnicas de impressão. A segunda parte trata-se da metodologia projetual, que foi utilizada as doze etapas propostas por Bruno Munari, nela, além de explicações sobre cada etapa, consta o desenvolvimento do projeto. A terceira e última parte é a conclusão, onde apresenta-se os resultados finais do projeto.
- ItemOpen AccessDesenvolvimento de interface para uma plataforma que possa auxiliar a prevenir o risco de Dort em pessoas que trabalham sentadas em escritório(2022-06) Grasel, Deise Tatiane; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Teixeira, Bruno da Silva; Kreutz, Elizete de AzevedoEste trabalho desenvolveu, por meio do design, um projeto de interface digital para uma plataforma de ginástica laboral, com a finalidade de auxiliar a evitar a doença ocupacional Dort em pessoas que trabalham sentadas em frente ao computador. Para isso, fez-se um estudo bibliográfico detalhado a fim de entender os benefícios que traz a ginástica laboral nas empresas e de como a implantação dela contribui para evitar que os colaboradores adquiram Dort. O trabalho contempla ainda os temas design de interfaces e a experiência do usuário, trazendo questões de ergonomia e design. Foi aplicado também um questionário com os profissionais da educação física e da fisioterapia, com o intuito de coletar informações que pudessem ser aplicadas na interface. Para chegar ao resultado final, foi escolhida a metodologia projetual baseada no método proposto por Garrett (2011) que é dividida em cinco etapas, sendo elas: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície. Essas etapas foram desenvolvidas ao longo de dois semestres acadêmicos, de forma que no primeiro semestre foram realizadas as etapas de estratégia e dado início ao escopo. No segundo semestre foi realizado o complemento das etapas citadas anteriormente e o desenvolvimento das etapas de estrutura, esqueleto e superfície que resultou no desenvolvimento das telas finais para a plataforma Colabore Ginastica Laboral, que está apresentada neste trabalho.
- ItemOpen AccessDesenvolvimento de uma coleção de estampas inspirada em elementos botânicos que promovam questionamentos em relação a igualdade de gênero(2020-12) Fachinello, Andriele; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Costa, Josiane Andréia daAs mulheres conseguiram ao longo dos anos avançar muito quanto a sua participação nas mais distintas sociedades se tornando cada vez mais ativas, independentes e inseridas em diferentes setores. Contudo, estudos nos apresentam dados mostrando que ainda existe uma certa desigualdade entre os gêneros feminino e masculino. Portanto, este trabalho busca por meio do design de superfície levantar questionamentos que possam ajudar a refletir sobre essa questão. A partir deste levantamento, o presente trabalho busca o desenvolvimento de uma coleção de estampas, para a marca Another Place, que propicie a reflexão sobre a igualdade de gênero, as estampas foram inspiradas em elementos botânicos, mais especificamente em flores hermafroditas. Para isso foram utilizadas as metodologias de Bruno Munari (2008) para o desenvolvimento do projeto, e a metodologia de Kindlein e Guanabara (2005) para a etapa criativa que trata a relação entre design e biônica. A pesquisa também conta com a aplicação de questionários em dois momentos, sobre os usos das cores e a relação dessas com os gêneros e na validação da coleção desenvolvida.
- ItemOpen AccessO design de superfície como instrumento de valorização da cultura gaúcha(2021-12) Borba, Maizi de; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Kreutz, Elizete de Azevedo; Teixeira, Bruno da SilvaO presente trabalho tem como justificativa valorizar a cultura gaúcha bem como aplicar os conhecimentos obtidos no curso de design criando estampas, por meio de experimentações no design de superfície, e estudo dos movimentos realizados nas coreografias das danças tradicionais gaúchas descritos e ilustrados no livro Manual de Danças Gaúchas. Elaborando um estudo dos movimentos das danças Cana Verde e Rilo. Os desenhos criados são o resultado dos movimentos das coreografias das danças executados pelos dançarinos e que aqui foram usados na criação de estampas aplicadas ao Design de superfície Têxtil. A metodologia usada foi a de Bruno Munari (2008).
- ItemOpen AccessO design de superfície despertando diferentes emoções. A influência das cores e das formas na criação de uma coleção de estampas(2019-06) Pizzutti, Lídia Ingrid Cavalleri; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502Hoje um dos maiores desafios ao desenvolver um projeto de design é criar produtos e campanhas com significado e valor emocional, criando assim um laço afetivo com o consumidor. O presente trabalho tem como objetivo avaliar se é possível, por meio do Design de Superfície e do estudo das cores e das formas, criar um grupo de estampas capaz de despertar nas pessoas emoções preestabelecidas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa nas áreas de design, emoções humanas, design emocional, psicologia das cores, psicologia das formas e design de superfície. Para o desenvolvimento do presente trabalho a metodologia aplicada foi a do designer Bruno Munari. Serviram como inspiração para a criação das estampas o referencial teórico e cinco moodboards desenvolvidos, um para cada uma das cinco estampas. Também foi tido como inspiração para as estampas o artista e pintor Vincent Van Gogh, considerando que ele sempre expressou muita emoção em sua arte, foram analisadas em cinco de suas obras aspectos do design, uso de cores e formas.
- ItemOpen AccessDesign de superfície: um estudo sobre o uso do desenho infantil na criação de padrões, para superfícies têxteis destinadas a ambientes infantis(2015-06) Fachini, Rosana Bortoli; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Souza, Raquel Barcelos de; Teixeira, Bruno; Costa, Rodolfo Rolim DallaEste estudo tem como objetivo trabalhar a produção de padrões têxteis a partir da coleta de desenhos criados por crianças com faixa etária de 4 anos. Esses desenhos foram destinados ao ambiente infantil, como dormitórios e brinquedotecas, propiciando um local de convívio diário repleto de estímulos sensoriais criando assim uma relação de troca entre sujeito e objeto, proporcionando maior desenvolvimento pessoal e social para o usuário. A presente pesquisa traz dados referentes ao conhecimento, criatividade, desenho infantil, design emocional, design de ambientes, design de superfície e técnicas de impressão de estamparia. Com base nessas informações, verificou-se a relevância de estudar dados técnicos e processos produtivos dos têxteis e também do sistema de estamparia digital. Para tanto foram propostos estudos experimentais com a criação de padrões infantis, baseados na seleção dos desenhos coletados na pesquisa realizada, e posterior criação de estampas temáticas, neste caso brinquedos e animais, e por fim a impressão da estampa pelo sistema de impressão digital sublimática. Neste estudo foi possível concluir o quanto é importante o conhecimento do designer em todos os processos produtivos do produto, desde a coleta de dados, tratamento das superfícies, desenvolvimento das estampas e impressão, até a utilização e interação do produto com o usuário final.
- ItemOpen AccessDesign e psicologia: desenvolvimento de acessórios terapêuticos a partir da estética de League of Legends(2021-11) Klaus, Gabriel; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Rosselli, Bruno Souto; Brod, Rodrigo de AzambujaProblemas psicológicos, como depressão e ansiedade, são doenças sérias, que cada vez mais atingem a população em geral. Grande parte das pessoas não sabe como lidar com esses problemas e, muitas vezes, acaba procurando meios alternativos de amenizar a angústia e a tristeza, que podem ser manifestadas de formas diversas, como vícios. Pensando nisso, uma das ideias desta pesquisa é estabelecer um diálogo entre o panorama proposto na frase anterior e o design, que funcionaria como uma ferramenta interdisciplinar que propõe soluções aos problemas da sociedade. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um objeto terapêutico para possíveis momentos de crise de seus usuários. Para que isso seja possível, estudar-se-á a influência dos jogos digitais, com foco na Geração Z, e de que maneiras seria possível desenvolver um projeto a partir da estética de um personagem de um dos jogos mais populares do mundo atualmente: League Of Legends. A metodologia utilizada na pesquisa foi o HCD (Human Centered Design, ou Design Centrado no Humano), que tem total foco nas necessidades e desejos das pessoas. Para obter a participação do público, foram aplicadas pesquisas qualitativas via Google Forms, levando em consideração dados reais sobre o tema de forma clara e eficiente. Com isso, se desenvolveu alternativas de projetos e alternativas de design a partir de análise de similares, junto com a construção de sua paleta de cores para o projeto. Em relação à construção visual, desenvolveu-se a proposta e a prototipação em 3D do projeto, seguidos pela definição de aspectos do projeto gráfico, como a construção de um card, o qual facilitará o entendimento dos recursos do acessório. Por fim, fez-se a estimativa de valores de custo e de venda de um projeto que futuramente poderá auxiliar as pessoas que sofrem com transtornos psicológicos variados.
- ItemOpen AccessDesign em tramas: ressignificando objetos afetados pelas cheias do RS por meio da tapeçaria artesanal(2024-07-16) Horn , Laura Thomas; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Brod, Rodrigo de Azambuja; Lohmann, RenataDesde as civilizações antigas, a relação entre homem e objeto tornou- se essencial para o crescimento da sociedade e a construção das culturas e, a partir disso, desenvolveu-se o gosto pela decoração de superfícies, especialmente em estruturas arquitetônicas e artefatos têxteis. O presente trabalho consiste na ressignificação de objetos afetados pelas cheias a partir dos estudos de design de superfície e design emocional. A metodologia de Munari (2008), mostrou- se a mais adequada para a realização do projeto.
- ItemOpen AccessUm estudo dos produtos da linha Tramontina Design Collection no âmbito do Design Emocional(2016-10) Scheffler, Gabriele; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502A emoção no design ainda é um campo a ser explorado. Um produto que cumpre apenas sua função prática de uso não é mais suficiente na sociedade de consumo atual. Buscamos por produtos que além de cumprir com suas funções básicas despertem em nós, sentimentos, sensações e emoções. Na pesquisa bibliográfica foram abordados autores nos quais se destacam Jordan (2000), Norman (2008) e Mont’Alvão e Damazio (2008), na busca de técnicas e pesquisas na área do design emocional e como alguns produtos podem despertar emoções nos usuários. A linha Tramontina Design Collection tornou-se objeto desse estudo justamente por apresentar em seus produtos características únicas, primando pelo design, inovação, beleza e exclusividade. A influência da emoção nas escolhas do indivíduo em relação aos produtos da linha Tramontina Design Collection motivaram a busca de resultados por meio de pesquisa exploratória quantitativa, que foram avaliados por meio de gráficos e relações estabelecidas entre os dados. Os resultados mostraram que muito ainda pode ser explorado na área do design emocional e que o público pesquisado têm a necessidade como principal fator de consumo em relação às caçarolas da linha Tramontina Design Collection, porém considera outros aspectos de design como funcionalidade, qualidade e beleza.
- ItemOpen AccessExperimentações práticas para o Design de Superfície: Cimática como técnica criativa(2018-01) Heinrichs, Felipe Mateus; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Souza, Raquel Barcelos de; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Teixeira, Bruno da SilvaEste trabalho tem como objetivo ampliar as possibilidades criativas na área do Design de Superfícies criando padronagens para o Design de Superfície, a partir de desenhos gerados pelo som, através do estudo das ondas, da experiência do Prato de Chladni e da Cimática, que analisa a ação da vibração sobre as partículas. A ação quando aplicada em um meio preparado que é considerada ressonante resulta na geração de desenhos, esses desenhos gerados são a forma do som e aqui foram usados na criação de padronagens aplicadas ao Design de Superfície Têxtil. A metodologia usada foi a de Bruno Munari (2008), que se é dividida em 12 etapas, sendo elas: problema, definição do problema, componentes do problema, coleta de dados, análise de dados, criatividade, materiais e tecnologias, experimentação, modelo, verificação, desenho de construção e solução, par o desenvolvimento do trabalho foi seguido cada uma das etapas.
- ItemOpen AccessFotografia gestacional: uma ferramenta para evelar a autoestima da gestante(2024-12-16) Schmitt, Bruna Thayne; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Lohmann, Renata; Zarpellon, VagnerO projeto “Fotografia Gestacional: Uma Ferramenta para Elevar a Autoestima da Gestante” detalha como os ensaios fotográficos realizados durante a gravidez podem influenciar positivamente a autopercepção e autoestima das mulheres. Com base na metodologia de Bruno Munari, o projeto explora como o registro fotográfico pode valorizar as mudanças físicas e emocionais vividas nesse período. Por meio de conversas, um questionário e sessões práticas com seis participantes, o memorial demonstra que a fotografia gestacional, ao respeitar as preferências e histórias individuais das gestantes, promove aceitação pessoal, bem-estar emocional e fortalece o vínculo com a maternidade. O trabalho destaca, ainda, como a prática fotográfica transforma a experiência da gravidez em algo memorável e significativo, tanto para as gestantes quanto para seus familiares.
- ItemOpen AccessMobiliário para feiras de arte e artesanato do Vale do Taquari(2023-06) Naitzel, Larissa Taís; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Rosselli, Bruno Souto; Brod, Rodrigo de AzambujaO projeto apresentado aqui é o desdobramento do artigo científico apresentado no TCCI do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari, Univates, intitulado O DESIGN DE MOBILIÁRIO AUXILIAN DO NA VALORIZAÇÃO DE PRODUTOS FEITOS A MÃO EM FEIRAS DE ARTE E ARTESANATO NO VALE DO TAQUARI. O trabalho aborda as feiras de arte e artesanato que ocorrem em algumas cidade no Vale do Taquari, onde os artesãos fazem exposição de seus trabalhos para venda e divulgação, sem um mobiliário adequado que valorize as peças. A metodologia de Bruno Munari (1981) foi a utilizada para o projeto, que consiste na criação de um mobiliário que atenda a demanda do público alvo.
- ItemOpen AccessO design como agente de transformação na realidade de quem obtém seu sustento por meio da reciclagem(2023) Brandão, João Vitor Roolaart; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Rosselli, Bruno Souto; Brod, Rodrigo de AzambujaO projeto aqui descrito corresponde ao desdobramento da primeira etapa do TCC do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, nomeado de “O design como agente de transformação na realidade de quem obtém seu sustento através da reciclagem”. O trabalho aborda os desafios de quem depende da reciclagem para viver e os entraves para que a população entenda a relevância desses profissionais, bem como a importância da reciclagem para a sociedade se consolidar. Ainda, como o design pode agir para promover melhorias nos dois aspectos. Por fim, através da aplicação da metodologia de Bruno Munari (1981), o presente trabalho projeta uma campanha que tem o objetivo de fomentar tanto mudanças positivas para os catadores de recicláveis da cidade de Lajeado quanto transformações nos costumes e práticas da sociedade em relação ao seu lixo.
- ItemOpen AccessO design emocional como base para uma experiência imersiva e tecnológica contra a violência de gênero(2023-07) Born, Luísa; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Lohmann, Renata; Meurer, Flávio RobertoO trabalho apresentado neste memorial descritivo trata-se do desenvolvimento do artigo científico apresentado no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I, do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates, intitulado “O design emocional como base para uma experiência imersiva e tecnológica contra a violência de gênero” e que serviu de embasamento teórico para os resultados aqui apresentados. Este documento aborda a metodologia e o desenvolvimento de uma exposição cultural projetada para a Casa de Cultura da cidade de Lajeado, abordando o tema violência contra a mulher.
- ItemOpen AccessSimilitudes entre os princípios da animação e os fundamentos do design(2016-09) Ruppenthal, Cristiane; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502Animações encantam e estimulam o imaginário de espectadores de diversas gerações desde o seu surgimento. Técnicas para o desenvolvimento de animações evoluíram conforme as necessidades e novas tecnologias com o passar dos anos, sendo introduzidas para diversas finalidades, além do entretenimento. Este estudo pretende investigar a existência de similitudes entre os princípios da animação e os principais fundamentos do design, reorganizando-os em uma nova classificação. Com base em metodologia qualitativa e pesquisas bibliográficas, investigaremos as similaridades, buscando desta forma, contribuir para a construção de referencial bibliográfico apropriado aos estudos e projetos posteriores relacionados à animação.
- ItemOpen AccessSobre vidas, sentidos e cores: um estudo sobre cores e sensações aplicadas a animações(2024-07-22) Carletto, Larissa Machado; Antunes, Aline Jéssica; Souza, Raquel Barcelos de; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Lohmann, Renata; Zarpellon, VagnerO presente memorial descritivo relata o processo de criação de uma animação cujo objetivo é compreender a relação entre cores e sensações presentes em uma animação autoral. Este projeto está vinculado ao artigo científico apresentado no Trabalho de Conclusão de Curso I do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates, intitulado “Colorindo Sensações: um estudo sobre a relação cor-sentimento sob a perspectiva das animações”. A partir da pesquisa realizada no artigo, aplicaram-se os conceitos explorados para desenvolver a animação. Seguindo a metodologia de Bruno Munari, o projeto inicialmente focou na criação de uma animação para estudos sobre design emocional com ênfase no nível visceral (cores, sentidos, emoções). Posteriormente, a animação evoluiu para abordar a conscientização sobre um grande problema brasileiro: a situação da floresta amazônica, escolhida como tema central da narrativa. Após a criação da animação, realizou-se a análise do produto final, buscando respostas sobre cores e sensações em animações através de uma coleta de dados que envolveu 20 sujeitos de diferentes idades e áreas de estudo e/ou atuação, residentes dos Vales do Taquari e Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados da pesquisa mostram que cores podem evocar sensações nos usuários e proporcionar uma melhor experiência quando a paleta de cores é assertiva. No entanto, ainda há espaço para mais estudos sobre as infinitas tonalidades de cores.