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Navegando Letras por Orientador "Bublitz, Grasiela Kieling"
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- ItemAcesso AbertoComo superar a fase do realismo nominal estimulando a consciência intrassilábica(2019-11) Fraporti, Thais; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886O presente artigo vem defender o estímulo da Consciência Fonológica, mais especificamente da Consciência Intrassilábica, como fundamental para o processo de alfabetização. Sabe-se que grande parte dos alunos da Educação Infantil encontra-se na fase do Realismo Nominal, na qual a criança tem dificuldades de dissociar o significado do significante. Essa fase pode representar um obstáculo para o processo de alfabetização, visto que o aluno associa a palavra à sua respectiva imagem, ou seja, o significante do significado. Uma das maneiras de superar tal fase é propor tarefas que estimulem a sensibilidade à rima, a fim de que a criança identifique as semelhanças e diferenças sonoras das palavras. Essas atividades com rimas devem fazer parte do dia a dia escolar. Para isso, esse trabalho vai apresentar dez intervenções que podem ser implementadas nas aulas para trabalhar a Consciência Intrassilábica em sala de aula. Após essas intervenções, o presente trabalho apresenta dados estatísticos da influência que as atividades de Consciência Intrassilábicas tiveram para a superação do Realismo Nominal nos alunos que foi realizado o estudo.O trabalho com rimas auxilia na fixação e na assimilação das sílabas e dos fonemas para, assim, compreender o princípio alfabético, que consiste no entendimento de que para cada fonema corresponde um grafema. Apresentar rimas e desenvolver atividades relacionadas é inferir que as palavras têm regularidades entre si, mesmo que os objetos não apresentem nenhuma conexão.
- ItemAcesso AbertoA inclusão de libras no currículo da Educação Infantil da escola regular: uma proposta possível?(2018-02) Werle, Marluce Maria; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, deve explorar diversas habilidades, entre elas as linguagens. Nessa faixa etária, as crianças começam a aprender a língua materna, pronunciando as primeiras palavras e comunicando-se com os outros. Atualmente, muitas escolas de Educação Infantil já oferecem a língua inglesa em seus currículos, o que é altamente positivo, pois aproxima as crianças de conhecerem uma nova língua, ou seja, uma nova forma de comunicação. Sendo a língua de sinais uma outra língua, por que não a oferecer também? Não se estaria, dessa forma, facilitando a inclusão de alunos surdos no ensino regular? E, da mesma maneira, não se estaria também desenvolvendo a cidadania e a inclusão social pensando no bem-estar de todos? Diante dessas considerações, este artigo busca introduzir o ensino de Libras no currículo de uma turma de crianças entre 2 a 3 anos de idade, da Educação Infantil. O propósito do trabalho é que as escolas, professores e sociedade em geral reflitam e percebam que a língua de sinais pode ser aceita e ensinada como as demais línguas, pois faz parte da nossa realidade. A metodologia utilizada consiste na realização de entrevistas com professores intérpretes, visitação a uma escola de surdos localizada na região metropolitana de Porto Alegre e aplicação de uma proposta de inclusão de Libras em uma turma de Educação Infantil durante três meses. Os resultados apontam aspectos positivos, pois foi possível perceber o interesse e a naturalidade das crianças no contato com a Libras, o que demostra a possibilidade de inserir essa língua no currículo da Educação Infantil, favorecendo não só a comunicação entre surdos e ouvintes como também a promoção da cidadania.
- ItemAcesso AbertoOs índices preocupantes de leitura e de escrita no Brasil – O que se faz com eles?(2018-08-29) Brustolin, Marina; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886Após cada edição, os resultados da Prova Brasil, que avalia a capacidade de compreensão em Língua Portuguesa e em Matemática de alunos dos quintos e nonos anos do Ensino Fundamental, são mais preocupantes, demonstrando a urgência em buscar soluções para possíveis falhas no processo escolar. A partir disso, com este trabalho, buscam-se esclarecimentos sobre o que está acontecendo com o ensino, atentando-se especificamente à área da Língua Portuguesa, analisando pela perspectiva dos baixos resultados obtidos em leitura e escrita nas avaliações elaboradas pelo governo. Para essa análise, são utilizados como suporte teórico autores como Antunes (2003), Barros (2013), Bruini (2017), Luckesi (2008) e Juchum (2016). A pesquisa é qualitativa e apresenta duas etapas: análise dos descritores da Prova Brasil, comparando-os com os itens dos Planos de Estudo de duas escolas selecionadas, uma da rede municipal do Município de Muçum e outra da rede estadual do Município de Encantado; análise das respostas dos professores ao questionário aplicado, buscando identificar as ações realizadas em cada escola a partir dos resultados da prova. Os dados indicam que as avaliações colaboram para que as escolas repensem seus Planos de Ensino.
- ItemAcesso AbertoA leitura compartilhada e o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas - O que pais precisam saber?(2019-01-24) Krüger, Letícia; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886O presente trabalho intitulado “A leitura compartilhada e o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas - o que os pais precisam saber?” foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo, com a finalidade de propor orientações aos pais acerca da importância da leitura compartilhada no cotidiano infantil no sentido de desenvolver as habilidades metalinguísticas de seus filhos durante o período que antecede os anos iniciais, ou seja, durante a Educação Infantil. A pesquisa de campo constitui-se de um questionário, composto de quatro perguntas de múltipla escolha e uma questão dissertativa, criado na ferramenta do Google Docs e disponibilizado ao público via rede social Facebook, no período de um mês (1o de agosto de 2018 a 1o de setembro de 2018). O objetivo do questionário foi averiguar as percepções dos pais a respeito da leitura compartilhada. A partir da análise das respostas de 31 pais, percebeu-se que a leitura compartilhada, apesar de ser um hábito recorrente entre os sujeitos respondentes, pode ser ainda mais valorizada, principalmente como propulsora do desenvolvimento das habilidades metalinguísticas das crianças, especificamente do estímulo da consciência fonológica. Para auxiliar os pais na escolha das obras literárias adequadas às idades e estimuladoras dessa consciência metalinguística, criou-se um manual com algumas sugestões de autores e obras destacando como eles, em casa, podem explorar as habilidades metalinguísticas dos filhos. Sabe-se que o estímulo à consciência metalinguística, especialmente à consciência fonológica, no período que antecede o ensino formal, está intimamente ligado ao sucesso na aquisição da leitura e da escrita. Além disso, o hábito de ler para e com a criança reforça também os laços afetivos entre quem narra e quem escuta, o que só contribui para o desenvolvimento integral da criança.
- ItemAcesso AbertoA rima na educação infantil - evidências e possibilidades(2018-11) Schmitt, Regina; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886Este trabalho apresenta como tema as evidências e as possibilidades de se estimular a rima na Educação Infantil. Operar com rimas é uma habilidade metalinguística que compõe a Consciência Fonológica, capacidade de representar conscientemente as propriedades fonológicas e as unidades constituintes da fala, incluindo a capacidade de refletir sobre esses sons e sua organização na formação das palavras. A investigação consistiu em questionar os professores sobre as atividades envolvendo rimas desenvolvidas em sala de aula, com que frequência são propostas e quais são as dificuldades encontradas. Com base nas respostas das professoras foram disponibilizadas estratégias a partir de jogos e conceitos básicos de Consciência Fonológica, para que elas refletissem sobre sua prática e percebessem a importância desse trabalho com a linguagem no sentido de fazer com que a criança passe a identificar semelhanças e diferenças entre os sons da fala. As oficinas aconteceram em dois dias e as professoras puderam compartilhar e adquirir conhecimentos sobre a importância do estímulo à rima na Educação Infantil, demonstrando que essa habilidade pode beneficiar o processo de compreensão do princípio alfabético. O trabalho foi descrito em forma de artigo científico, para que, desse modo, os resultados possam ser compartilhados com acadêmicos e professores interessados pela alfabetização, especialmente pelo desenvolvimento da Consciência Fonológica.