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- ItemOpen AccessA Consciência Fonológica na formação de professores(2017-06) Diehl, Joseane; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957; Forneck, Kári Lúcia; Bublitz, Grasiela Kieling; Vivian, DaniseA Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental são importantíssimos para o desenvolvimento da criança, pois é nesses primeiros anos que se desenvolvem as capacidades de perceber as relações entre os sons e grafemas e a habilidade de manipulação dos sons da fala em componentes menores – palavras, sílabas e fonemas. Além disso, as competências fonológicas colaboram para a aprendizagem da escrita e da leitura, pois, assim, a criança terá mais facilidade em relacionar os fonemas e os grafemas, refletindo sobre os sons e a forma de representá-los na escrita. Dessa forma, os educadores são de extrema importância para o desenvolvimento da Consciência Fonológica, pois é a partir das experiências propostas e planejadas por eles que as crianças irão desenvolver a relação entre fonemas e grafemas, mesmo antes de conhecer as letras e as suas formas, contribuindo, assim, futuramente, na alfabetização. Tendo em vista esse arcabouço conceitual, esta pesquisa apresenta uma investigação na formação de professores. A proposta de trabalho é colaborar na formação dos professores para que percebam a importância de desenvolver a Consciência Fonológica nas suas práticas pedagógicas. A metodologia abrange oficinas para professores em formação, em nível médio – Curso Normal, como também planejamento de uma intervenção didática e aplicação em turmas da Educação Infantil. Já para a coleta de dados, foram aplicadas duas entrevistas, uma no início da pesquisa e outra no final dos encontros. Como resultado, verifica-se que os professores em formação possuem conhecimentos e percebem a importância de desenvolver a Consciência Fonológica nas crianças.
- ItemOpen AccessA inclusão de libras no currículo da Educação Infantil da escola regular: uma proposta possível?(2018-02) Werle, Marluce Maria; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, deve explorar diversas habilidades, entre elas as linguagens. Nessa faixa etária, as crianças começam a aprender a língua materna, pronunciando as primeiras palavras e comunicando-se com os outros. Atualmente, muitas escolas de Educação Infantil já oferecem a língua inglesa em seus currículos, o que é altamente positivo, pois aproxima as crianças de conhecerem uma nova língua, ou seja, uma nova forma de comunicação. Sendo a língua de sinais uma outra língua, por que não a oferecer também? Não se estaria, dessa forma, facilitando a inclusão de alunos surdos no ensino regular? E, da mesma maneira, não se estaria também desenvolvendo a cidadania e a inclusão social pensando no bem-estar de todos? Diante dessas considerações, este artigo busca introduzir o ensino de Libras no currículo de uma turma de crianças entre 2 a 3 anos de idade, da Educação Infantil. O propósito do trabalho é que as escolas, professores e sociedade em geral reflitam e percebam que a língua de sinais pode ser aceita e ensinada como as demais línguas, pois faz parte da nossa realidade. A metodologia utilizada consiste na realização de entrevistas com professores intérpretes, visitação a uma escola de surdos localizada na região metropolitana de Porto Alegre e aplicação de uma proposta de inclusão de Libras em uma turma de Educação Infantil durante três meses. Os resultados apontam aspectos positivos, pois foi possível perceber o interesse e a naturalidade das crianças no contato com a Libras, o que demostra a possibilidade de inserir essa língua no currículo da Educação Infantil, favorecendo não só a comunicação entre surdos e ouvintes como também a promoção da cidadania.
- ItemOpen AccessA representatividade e a representação da personagem negra em obras literárias infantis distribuídas pelo MEC através do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)(2018-08-28) Appel, Daiane Cristina; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624O presente artigo apresenta um estudo acerca da representação e da representatividade da personagem negra na literatura infantil, fazendo, para tanto, uma análise dos livros infantis distribuídos pelo MEC, mais precisamente em obras disponibilizadas às escolas pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), desde o ano de 2010 até 2014, na Categoria 3 (anos iniciais). Na análise procurou-se verificar se há obras com a presença da personagem negra e como ela está figurada dentro destas por meio do texto e das ilustrações. A partir dessa pesquisa e análise, oportunizou-se uma oficina sobre o tema do presente artigo a profissionais da educação de uma escola pública no intuito de refletir acerca da importância do uso de livros que tenham personagens negras em sala de aula. Na oficina, os educadores puderam perceber que nos livros utilizados a presença do negro vinha representada por uma cultura, pela falta de interação com outras personagens brancas ou, ainda, acompanhada da pobreza. A partir da pesquisa e dos resultados da oficina, conclui-se que das obras distribuídas, poucas têm a representatividade da personagem negra e menos ainda sua representação.
- ItemOpen AccessO uso dos relatórios da Prova Brasil em três municípios do Vale do Taquari e suas interferências no ensino da compreensão leitora(2018-08-29) Silva, Jéssica Martins Da; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957Nos últimos anos, o cenário educacional do país vem nos preocupando. No intuito de amenizar essa situação, é tarefa de gestores e professores proporcionar um serviço de qualidade nessa área. Nesse sentido, propomos as reflexões aqui apresentadas que têm como objetivo analisar como as gestões municipais, no âmbito macro, e as gestões escolares, no âmbito micro, lidam com os resultados da Prova Brasil, e verificar se são feitas melhorias, no ensino da leitura, a partir do relatório de resultados de desempenho nessa prova. Para isso, utilizamos os relatórios da Prova Brasil como objeto de pesquisa, a fim de analisar se as gestões utilizam este importante documento nos seus planejamentos e formações de professores. O artigo traz o aporte teórico utilizado para o estudo, o resultado de entrevistas feitas com os professores e gestores das redes públicas dos três municípios, bem como a análise dos resultados dessas entrevistas. Como resultado, reconhecemos que uma gestão que faz uso dos relatórios da Prova Brasil pode obter um melhor aproveitamento da aprendizagem da compreensão leitora.
- ItemOpen AccessOs índices preocupantes de leitura e de escrita no Brasil – O que se faz com eles?(2018-08-29) Brustolin, Marina; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886Após cada edição, os resultados da Prova Brasil, que avalia a capacidade de compreensão em Língua Portuguesa e em Matemática de alunos dos quintos e nonos anos do Ensino Fundamental, são mais preocupantes, demonstrando a urgência em buscar soluções para possíveis falhas no processo escolar. A partir disso, com este trabalho, buscam-se esclarecimentos sobre o que está acontecendo com o ensino, atentando-se especificamente à área da Língua Portuguesa, analisando pela perspectiva dos baixos resultados obtidos em leitura e escrita nas avaliações elaboradas pelo governo. Para essa análise, são utilizados como suporte teórico autores como Antunes (2003), Barros (2013), Bruini (2017), Luckesi (2008) e Juchum (2016). A pesquisa é qualitativa e apresenta duas etapas: análise dos descritores da Prova Brasil, comparando-os com os itens dos Planos de Estudo de duas escolas selecionadas, uma da rede municipal do Município de Muçum e outra da rede estadual do Município de Encantado; análise das respostas dos professores ao questionário aplicado, buscando identificar as ações realizadas em cada escola a partir dos resultados da prova. Os dados indicam que as avaliações colaboram para que as escolas repensem seus Planos de Ensino.
- ItemOpen AccessPropostas de atividades para aprimorar o uso dos nexos de coesão sequencial(2018-08-29) Birck, Ivani Miriam; Zanatta, Flávia; http://lattes.cnpq.br/4688633519569777Tendo em vista a importância dos nexos de sequenciação – especificamente as conjunções coordenativas e subordinativas – para a coesão textual e a dificuldade de muitos estudantes quanto ao seu emprego no texto dissertativo-argumentativo, procedeu-se à realização de um estudo que buscou averiguar que tipo de atividade envolvendo os elementos de coesão sequencial se mostraria eficaz na promoção da autonomia dos discentes no emprego desses recursos linguísticos nas suas produções textuais. A pesquisa foi realizada com estudantes de 3° ano de ensino médio de uma escola pública do Vale do Taquari entre março e junho de 2018 e teve como objetivo verificar se atividades que desafiem os estudantes a pensar e a organizar suas ideias de forma clara, para um melhor entendimento do que querem transmitir, contribuem favoravelmente para que eles se sintam mais confiantes quanto ao emprego dos nexos de sequenciação e compreendam sua importância para que o texto seja dotado de coesão e coerência. A metodologia consistiu na proposição de atividades para a averiguação do domínio dos alunos em relação aos nexos, a qual se dividiu em três etapas: diagnóstico, aplicação e verificação. Na primeira, verificou-se o uso dos nexos feito pelos alunos através de duas atividades de produção textual (parágrafo e texto dissertativo-argumentativo). Na segunda, explorou-se o potencial de três atividades para o aprimoramento no uso dos nexos. Na terceira, verificou-se o efeito das atividades propostas a partir de duas novas produções textuais. Em todas as atividades, os estudantes tiveram que interpretar uma ideia apresentada e reformulá-la para a elaboração de novos períodos com o uso acertado dos nexos, realizando as adaptações necessárias para a devida clareza. Embora o tempo de duração desse estudo não tenha sido muito longo, os resultados obtidos mostram que houve uma significativa melhora nas produções textuais dos estudantes no que se refere tanto ao emprego adequado dos nexos quanto na sua variedade e uma presença maior e mais qualificada da subordinação. Pode-se afirmar, portanto, que se valer de atividades desse tipo, em vez de simplesmente levar os alunos a classificarem orações coordenadas ou subordinadas adverbiais, desafia-os a organizar seu pensamento para a construção de novos períodos que farão parte de uma produção textual, a qual, consequentemente, apresentará elementos que contribuem para a coesão e coerência, e o mais importante, fará com que esses estudantes tenham propriedade para empregar com precisão os nexos e construir períodos coesos e coerentes.
- ItemOpen AccessA relevância de se ler também nas entrelinhas(2018-11) Lussani, Brendom Da Cunha; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957Este trabalho tem por objetivo evidenciar uma interface entre a Pragmática e a Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (1985, 1995). A proposta aqui apresentada parte da seguinte problemática: como potencializar práticas de ensino da compreensão leitora a partir da apropriação textual movida pela relevância, em uma turma do oitavo ano, de uma escola do Vale do Taquari-RS? Para comprovar a proposta metodológica e epistemológica aqui proposta, realizou-se uma pesquisa em três escolas distintas a partir da leitura do texto Muribeca, de Marcelo Freire. A leitura realizada, sempre em duas turmas de análise (grupo de aplicação e grupo de controle) possibilitou perceber que a turma de aplicação, a que recebia estímulos durante a leitura do texto, acertou mais questões sobre o texto, se comparada a turma controle, que não havia recebido estímulos ao longo da leitura. Ao longo do trabalho apresenta-se uma proposta de intervenção que cumpriu o papel com o proposto de evidenciar que quando se possibilita ao aluno conhecimentos prévios e estímulos, esse compreende o texto, criando inferências sobre ele e podendo responder questões que se apresentam, por vezes, nas entrelinhas. Ao fim, concluímos que é possível um trabalho em sala de aula tendo o significado do texto compreendido e processado pelos alunos, desde que o professor tenha em mente os objetivos de leitura e crie espaços de inferenciação sobre o texto.
- ItemOpen AccessA rima na educação infantil - evidências e possibilidades(2018-11) Schmitt, Regina; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886Este trabalho apresenta como tema as evidências e as possibilidades de se estimular a rima na Educação Infantil. Operar com rimas é uma habilidade metalinguística que compõe a Consciência Fonológica, capacidade de representar conscientemente as propriedades fonológicas e as unidades constituintes da fala, incluindo a capacidade de refletir sobre esses sons e sua organização na formação das palavras. A investigação consistiu em questionar os professores sobre as atividades envolvendo rimas desenvolvidas em sala de aula, com que frequência são propostas e quais são as dificuldades encontradas. Com base nas respostas das professoras foram disponibilizadas estratégias a partir de jogos e conceitos básicos de Consciência Fonológica, para que elas refletissem sobre sua prática e percebessem a importância desse trabalho com a linguagem no sentido de fazer com que a criança passe a identificar semelhanças e diferenças entre os sons da fala. As oficinas aconteceram em dois dias e as professoras puderam compartilhar e adquirir conhecimentos sobre a importância do estímulo à rima na Educação Infantil, demonstrando que essa habilidade pode beneficiar o processo de compreensão do princípio alfabético. O trabalho foi descrito em forma de artigo científico, para que, desse modo, os resultados possam ser compartilhados com acadêmicos e professores interessados pela alfabetização, especialmente pelo desenvolvimento da Consciência Fonológica.
- ItemOpen AccessA leitura compartilhada e o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas - O que pais precisam saber?(2019-01-24) Krüger, Letícia; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886O presente trabalho intitulado “A leitura compartilhada e o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas - o que os pais precisam saber?” foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo, com a finalidade de propor orientações aos pais acerca da importância da leitura compartilhada no cotidiano infantil no sentido de desenvolver as habilidades metalinguísticas de seus filhos durante o período que antecede os anos iniciais, ou seja, durante a Educação Infantil. A pesquisa de campo constitui-se de um questionário, composto de quatro perguntas de múltipla escolha e uma questão dissertativa, criado na ferramenta do Google Docs e disponibilizado ao público via rede social Facebook, no período de um mês (1o de agosto de 2018 a 1o de setembro de 2018). O objetivo do questionário foi averiguar as percepções dos pais a respeito da leitura compartilhada. A partir da análise das respostas de 31 pais, percebeu-se que a leitura compartilhada, apesar de ser um hábito recorrente entre os sujeitos respondentes, pode ser ainda mais valorizada, principalmente como propulsora do desenvolvimento das habilidades metalinguísticas das crianças, especificamente do estímulo da consciência fonológica. Para auxiliar os pais na escolha das obras literárias adequadas às idades e estimuladoras dessa consciência metalinguística, criou-se um manual com algumas sugestões de autores e obras destacando como eles, em casa, podem explorar as habilidades metalinguísticas dos filhos. Sabe-se que o estímulo à consciência metalinguística, especialmente à consciência fonológica, no período que antecede o ensino formal, está intimamente ligado ao sucesso na aquisição da leitura e da escrita. Além disso, o hábito de ler para e com a criança reforça também os laços afetivos entre quem narra e quem escuta, o que só contribui para o desenvolvimento integral da criança.
- ItemOpen AccessProdução textual no ensino a distância: mediação e intervenção por meio de ferramentas on-line de edição de textos(2019-01-24) Santos, Bruna Rafaela Dos; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957Seguindo o ritmo dos avanços tecnológicos dos últimos anos, as disciplinas e os cursos a distância vêm ganhando cada vez mais espaço no âmbito do Ensino Superior. Nesse sentido, sabendo-se que a educação a distância possui uma configuração diferente de sala de aula, algumas questões tiveram que ser reformuladas e repensadas para esse novo contexto, e uma delas foi a relação professor-aluno. Partindo dessas constatações, este trabalho de pesquisa buscou investigar a interação a partir das intervenções do professor, organizadas na forma de bilhetes orientadores, e seus efeitos no processo de produção textual a distância, visando identificar os pontos positivos e negativos de duas ferramentas utilizadas para esse fim: Google Docs e Tarefa do Ambiente Virtual da Univates. Para tanto, foram acompanhadas duas turmas da disciplina institucional Leitura e Produção de Textos, na modalidade semipresencial - em que o processo de produção e de avaliação dos textos foi desenvolvido totalmente a distância -, durante o segundo semestre de 2018. A pesquisa evidenciou que o uso dos bilhetes orientadores, de fato, é um importante instrumento pedagógico no processo de produção textual a distância, embora essa ação pedagógica tenha mais efeitos em alunos que já possuem consciência do processo de escrita e reescrita. Quanto à análise das ferramentas, verificou-se que o Google Docs é a que possibilita maior interação no processo de produção textual, principalmente devido à praticidade na inserção dos comentários pelo professor e à visualização dos comentários pelos alunos.
- ItemOpen AccessA BNCC na prática: o ensino de língua inglesa pautado por projetos pedagógicos(2019-01-24) Mallmann, Mariana Taís; Mottin, Lívia Pretto; http://lattes.cnpq.br/6008227119662194Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de TCC II, do curso de Letras, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, e tem o objetivo de sugerir uma abordagem de aulas de Língua Inglesa que facilite o alcance do aluno almejado pela BNCC. A temática foi escolhida em decorrência dos inúmeros questionamentos que vêm ocorrendo desde a homologação do documento, considerando sua receptividade nas escolas. Além disso, observa-se um cenário pouco animador com relação ao ensino de inglês na escola, com base nos conhecimentos de língua dos brasileiros. Desta forma, optou-se em analisar o componente curricular Língua Inglesa da BNCC para sugerir uma abordagem de trabalho que pudesse facilitar o alcance dos objetivos apontados por ela. Com este intuito, foi estudada a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT), de que forma ela deve ocorrer e quais são seus objetivos para verificar se ela se alinha àquilo que o componente da BNCC prevê. Como metodologia foi utilizada a revisão bibliográfica para uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Após essa revisão fez-se necessária a criação de um projeto, nos moldes sugeridos pela PEPT, para que pudessem ser destacados os pontos de encontro entre a abordagem e a BNCC. Os resultados mostraram que as práticas que o trabalho com projetos propicia aos alunos corroboram com os objetivos estabelecidos na BNCC, uma vez que os principais em ambas estão relacionados à formação integral do educando, à promoção e ao exercício da cidadania ativa. No projeto descrito no trabalho são desenvolvidas habilidades específicas do componente, bem como competências gerais, evidenciando o quanto esta perspectiva tem o potencial de concretizar os objetivos da Base.
- ItemOpen AccessComo superar a fase do realismo nominal estimulando a consciência intrassilábica(2019-11) Fraporti, Thais; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886O presente artigo vem defender o estímulo da Consciência Fonológica, mais especificamente da Consciência Intrassilábica, como fundamental para o processo de alfabetização. Sabe-se que grande parte dos alunos da Educação Infantil encontra-se na fase do Realismo Nominal, na qual a criança tem dificuldades de dissociar o significado do significante. Essa fase pode representar um obstáculo para o processo de alfabetização, visto que o aluno associa a palavra à sua respectiva imagem, ou seja, o significante do significado. Uma das maneiras de superar tal fase é propor tarefas que estimulem a sensibilidade à rima, a fim de que a criança identifique as semelhanças e diferenças sonoras das palavras. Essas atividades com rimas devem fazer parte do dia a dia escolar. Para isso, esse trabalho vai apresentar dez intervenções que podem ser implementadas nas aulas para trabalhar a Consciência Intrassilábica em sala de aula. Após essas intervenções, o presente trabalho apresenta dados estatísticos da influência que as atividades de Consciência Intrassilábicas tiveram para a superação do Realismo Nominal nos alunos que foi realizado o estudo.O trabalho com rimas auxilia na fixação e na assimilação das sílabas e dos fonemas para, assim, compreender o princípio alfabético, que consiste no entendimento de que para cada fonema corresponde um grafema. Apresentar rimas e desenvolver atividades relacionadas é inferir que as palavras têm regularidades entre si, mesmo que os objetos não apresentem nenhuma conexão.
- ItemOpen Access“Brown bear, brown bear, what do you see?” - Um relato interpretativo de um projeto de ensino de língua inglesa na educação infantil(2019-11) Sarmento, Jaqueline Dos Santos; Mottin, Lívia Pretto; http://lattes.cnpq.br/6008227119662194Os documentos oficiais que organizam a educação no Brasil, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), não preveem o ensino de inglês na Educação Infantil e na primeira etapa do Ensino Fundamental. No entanto, diversas pesquisas (AVILA e TONELLI, 2018; CRISTÓVÃO e GAMERO, 2009; SELBACH, 2014) mostram a potencialidade do ensino de língua inglesa para crianças para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato interpretativo de um projeto de ensino de língua inglesa para crianças de 4 e 5 anos da educação básica, por meio da contação da história infantil Brown Bear, Brown Bear, What do you see?, de Bill Martin Jr e Eric Carle. A escolha do tema e o planejamento das aulas foram realizados após observações de aulas na turma na qual o projeto foi aplicado e foram levados em consideração os campos de experiência da Educação Infantil previstos na Base Nacional Comum Curricular e objetivos de aprendizagem de língua inglesa. A metodologia utilizada na pesquisa foi relato interpretativo dos dados, que são compostos por um diário de campo e gravações de áudio das aulas do projeto. Os dados foram gerados a partir da aplicação do projeto didático em língua inglesa por meio de uma história infantil, cuja aplicação ocorreu no mês de outubro de 2019. A análise dos dados evidenciou que projetos que envolvam contação de histórias infantis em inglês podem contribuir para a promoção dos objetivos de aprendizagem previstos na BNCC, permitindo que crianças de 4 e 5 anos da educação básica pública aprendam não somente vocabulário e estrutura da língua, mas também utilizem o conteúdo abordado em sala de aula para suas vidas dentro e fora da escola.
- ItemOpen Access“Orgulhosas e felizes de sermos mulheres”: o diálogo entre ethé em discursos feministas e antifeministas(2019-12) Baierle, Magali Beatriz; Fuchs, Juliana Thiesen; http://lattes.cnpq.br/5869288894597398Este trabalho se propõe a ser um movimento de diálogo em um cenário cada dia mais monológico. Dessa forma, tem como objetivo fazer dialogar (BAKHTIN apud FARACO, 2009) duas diferentes formas de ver o mundo (a feminista e a antifeminista). Para tanto, utiliza-se como referencial teórico-metodológico a concepção de ethos proposta, principalmente, por Maingueneau (1993; 2005; 2018a), mas recuperada por diversos autores, entre os quais Charaudeau (2008a) e Amossy (2018a; 2018b), além dos pressupostos feministas, que visam discutir o problema de gênero para além da linguagem, mas na forma como ele permeia nossa sociedade como um todo. Nessa perspectiva, recorre-se a autoras como Márcia Tiburi (2018), Marli Gonçalves (2019), bem como às concepções de Chimamanda Ngozi Adichie (2015; 2017; 2019). Propõe-se, dessa forma, uma análise dos ethé evocados pelo livro Sejamos todos feministas, de Chimamanda, e pelo blog Mulheres contra o feminismo, de modo a verificar as convergências e divergências entre eles, sua relação com o estereótipo do feminismo e, consequentemente, conceber em que medida eles dialogam. Com este percurso, foi possível perceber que há muito mais consonâncias do que dissonâncias entre os discursos analisados, de modo que é possível afirmar que as fiadoras (categoria que compõe a noção de ethos) do blog e do livro compartilham visões de mundo muitíssimo semelhantes e que, em diversos momentos, suas ideias e imagens se confundem. Há, no entanto, uma diferença primordial entre os discursos analisados: a posição ideológica com relação ao signo linguístico feminista. Enquanto no livro Sejamos todos feministas a fiadora apoia-se no estereótipo feminista para remodelar o pensamento a respeito do feminismo como um todo, no blog Mulheres contra o feminismo é justamente o oposto que ocorre: a fiadora ancora-se no estereótipo feminista para reafirmá-lo e, dessa forma, propagar seu discurso. Ao fim deste processo, no entanto, foi possível constatar que há um diálogo entre feministas e antifeministas, visto que as visões de mundo e ideais desses dois grupos, embora pareçam opostos à primeira vista, são bastante semelhantes. Além disso, poderia-se dizer que é apenas através do diálogo que se conseguirá reestruturar e repensar as concepções tidas como irredutíveis e finalizadas.
- ItemOpen AccessA trajetória do herói beat em Pic - uma novela de Jack Kerouac(2021-12) Duarte, Flávia Alexandra Radeucker; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Cardoso, Rosane Maria; Keller, Garine AndreaJack Kerouac foi um dos principais expoentes do movimento beatnik, que em meados da década de 1950 desacomodou artistas de diferentes áreas a se distanciar do estilo de vida americano tradicional. Kerouac desde cedo teve contato com grandes nomes da literatura, mas quando se desprendeu de influências materialistas e aventurou-se pelas estradas do país sem um rumo específico compreendeu a essência da ideologia beat que dali em diante passou a narrar em suas produções literárias. E é através do personagem-narrador de Pic - uma novela que o autor traduz tal essência, representando o protagonista como um herói beat. O termo herói beat é elaborado a partir da presente pesquisa para denotar as personagens expoentes da literatura beatnik que representam a ideologia desse movimento, pois são elas que partem pelas estradas em longas viagens em busca de liberdade e iluminação interior. Em Pic, Kerouac representa a trajetória do herói beat, um marginal santificado, através da vida de uma criança da Carolina do Norte que vai até Nova York junto de seu irmão mais velho em busca de uma nova vida, e sobretudo, da sua liberdade.
- ItemOpen AccessJesus e as mulheres: uma análise linguística e teológica do discurso de Cristo(2021-12) Rodrigues, Raquel Vian; Aldrovandi, Makeli; http://lattes.cnpq.br/9015825616727906É notável a pouca quantidade de trabalhos acadêmicos que apresentem e analisem linguisticamente as interações de Jesus com as mulheres na Bíblia. Por causa disso, foi desenvolvida uma monografia de cunho linguístico e literário, abordando Charaudeau (2019) e teólogos, com suas teorias linguísticas sobre o eu enunciador, encenações narrativas e o contexto histórico-bíblico. Através dessa pesquisa, pode-se analisar como se davam os diálogos de Cristo com mulheres, além também de entender o que Cristo pensava sobre elas. Foram escolhidas três passagens do evangelho de Lucas e três passagens do evangelho de João, sob o critério de desenvolvimento e relevância para a observação do material. A metodologia utilizada teve Bardin (2010) como principal fonte. Assim, com o que foi agrupado e analisado, chegou-se à conclusão de que Jesus possuía, majoritariamente, um eu enunciador perdoador e salvador, além de demonstrar apreço pelo sexo feminino, o qual era desprezado na época, e permitir que as mulheres o seguissem e ouvissem de sua palavra livremente.
- ItemOpen AccessA interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo na área das linguagens: reflexões sobre práticas de estágio curricular no ensino fundamental(2022-07) Reis, Daiane Caroline Dos; Keller, Garine Andréa; http://lattes.cnpq.br/7675842354355859Neste artigo, buscou-se explicar o conceito de interdisciplinaridade, sua importância e a possibilidade de uma prática pedagógica interdisciplinar na área das linguagens. Apresentou-se os preceitos trazidos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), acerca desse conceito teórico, além dos relatos de quem vivenciou a interdisciplinaridade na graduação, especificamente, na sua prática de estágio. Por meio da análise de relatórios de estágio e de entrevistas semiestruturadas, foi possível constatar a possibilidade do trabalho interdisciplinar dentro das escolas regulares de ensino, que há suporte da BNCC para isso e que, apesar de ser uma tarefa difícil, é extremamente enriquecedora aos alunos.
- ItemOpen AccessA configuração do corpo feminino no romance A gorda, de Isabela Figueiredo(2023-12) Link, Etiele Naiane; Haetinger; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Cardoso, Rosane Maria; Isse, Silvane FensterseiferO presente trabalho analisa a obra A gorda, de Isabela Figueiredo, explorando a representação do corpo feminino, principalmente através da protagonista Maria Luísa, uma mulher gorda que migra de Moçambique para Portugal. A análise se concentra na forma como o livro aborda as vivências de mulheres gordas na sociedade, discutindo temas como dominação do corpo feminino, opressão histórica das mulheres em uma sociedade patriarcal e as relações de gênero. Além disso, destaca como a escrita é fundamental para Maria Luísa compreender a si mesma e desafia as normas sociais que marginalizam as mulheres gordas. A escolha da obra se dá pela relevância da representatividade e da minha identificação pessoal como mulher gorda, buscando compreender e evidenciar as complexidades e desafios enfrentados por mulheres que fogem dos padrões estéticos impostos pela sociedade.
- ItemOpen AccessDecolonializando a periferia: a resistência nas crônicas de José Falero(2024-07) Mayer, Joana Pires; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Klein, Ana Emília; Cardoso, Rosane MariaO presente artigo busca evidenciar a decolonialidade na obra Mas em que mundo tu vive?, do autor gaúcho José Falero, a partir da análise literária de quatro crônicas. Para isso, o estudo apresenta, primeiramente, um panorama teórico acerca de três pilares: a decolonialidade, segundo autores como Quijano (1992; 2007), Walsh (2012; 2013; 2019) e Maldonado-Torres (2007; 2018); o lugar de fala, conforme preceitos de Djamila Ribeiro (2020); e a resistência através da literatura, conforme estudo de Dalcastagnè (2012). A partir do referencial teórico, fez-se uma pesquisa bibliográfica, a qual teve por objetivo analisar as obras do referido autor, destacando seu caráter decolonial enquanto ferramenta de enfrentamento e resistência. Percebeu-se, ao final das análises, que o autor marginal-periférico estudado dá voz aos silenciados, fazendo-os superar, de certa forma, a colonialidade imposta aos sujeitos.
- ItemOpen AccessO ensino da língua portuguesa: uma análise de instrumentos de avaliação do 8º anos do Ensino Fundamental(2024-07-17) Fell, Letícia; Antunes, Aline Jéssica; http://lattes.cnpq.br/5285933039659410; Forneck, Kári Lúcia; Keller, Garine AndréaAs aulas de língua portuguesa estão em constante transformação, uma vez que muitos estudos demonstram que essa temática abrange uma quantidade significativa de competências essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Essas competências incluem, não apenas o domínio da gramática, mas também, a capacidade de interpretação e produção de textos, o desenvolvimento do pensamento crítico, a habilidade de comunicação oral e escrita, e a compreensão dos diferentes usos da linguagem em contextos variados. Seguindo essa perspectiva, esse estudo tem como objetivo verificar, em instrumentos de avaliação, o que está sendo proposto para estudantes do 8º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública de um município do Vale do Taquari/RS. Para a realização dessa pesquisa, elaboraram-se três critérios norteadores para que as análises ocorressem de maneira efetiva. Foram exploradas, inicialmente, questões que envolvem saberes de compreensão e interpretação textual. Em relação às questões gramaticais, foram exploradas as estruturas e também o vínculo, ou não, com gêneros textuais. Já no último critério, verificou-se se a Base Nacional Comum Curricular é utilizada como referência de pesquisa para os professores no momento em que elaboram as provas. Ao desenvolver essa pesquisa, constatou-se que muitos desafios no ensino da língua portuguesa estão em processo de (des)construção. A análise dos instrumentos de avaliação foi considerada a partir das críticas teóricas sobre as provas, que muitas vezes não refletem todo o aprendizado construído pelos estudantes. Encontrou-se, portanto, nos instrumentos de avaliação analisados, em relação às atividades de compreensão e interpretação textual, muitas atividades de identificação de informações e poucas de inferenciação. Nas questões que envolvem saberes gramaticais, verificou-se que apenas 3 instrumentos trazem o texto como objeto de estudo e que a maioria dos exercícios estão vinculados a classificação e identificação dos conteúdos. Em relação à BNCC, constatou-se que o documento não costuma ser referência de pesquisa dos professores, já que a maioria dos exercícios não estão adequados conforme as propostas das habilidades. Para tornar o ensino da língua mais voltado a práticas sociais e culturais, é crucial que as escolas se envolvam ativamente na reformulação dos instrumentos de avaliação, priorizando métodos que valorizem a escrita e a criatividade dos alunos de forma significativa e completa.