Ambiente e Desenvolvimento
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Com as linhas de pesquisa Ecologia, Espaço e Problemas Socioambientais e Tecologia e Ambiente, o Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES pretende promover visão integrada e crítica da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas regionais ligados à área ambiental.
Informações: PPGAD
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Browsing Ambiente e Desenvolvimento by browse.metadata.advisor "Harres, João Batista Siqueira"
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- ItemOpen AccessA educação ambiental na extensão rural:uma análise a partir das concepções e práticas dos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar da região de Estrela_RS(2009-01-14) Teixeira, Elizangela Mainardi Roso; Harres, João Batista SiqueiraA preocupação com a problemática ambiental em nossa sociedade, faz com que ela seja incorporada como uma prática educativa e inovadora nos diferentes segmentos sociais, dentre eles o dos extensionistas rurais. Assim, este estudo analisa as concepções e práticas dos extensionistas rurais, tomando como sujeitos aqueles pertencentes ao quadro funcional da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Estrela-RS. Ele visa compreender a dinâmica entre a educação ambiental e a extensão rural, investigando como a questão ambiental vem sendo entendida e realizada por estes profissionais e como pode contribuir para o desenvolvimento rural sustentável. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, tendo como método a análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário com questões abertas e de entrevistas semi-estruturadas, nos quais buscamos aprofundar a inter-relação entre as concepções ambientais dos extensionistas e suas práticas profissionais, compreendendo melhor esta interação dialética. Os resultados indicam que as concepções ambientais manifestas pelos extensionistas estão diretamente relacionadas aos aspectos de preservação do meio ambiente e ao uso adequado dos recursos naturais. As atividades práticas desenvolvidas estão baseadas, principalmente, na promoção de mudanças comportamentais e hábitos ambientalmente responsáveis, muitas vezes, caracterizadas de forma “isolada e descontínua”. Conclui-se que as concepções reveladas pelos extensionistas não são, efetivamente, transformadas em práticas, havendo uma incoerência entre as afirmações de caráter discursivo e a prática destes profissionais. A partir disso, como pressuposto básico para o desenvolvimento rural sustentável, são sugeridas estratégias de qualificação profissional e de educação continuada que promovam o crescimento e o aperfeiçoamento do profissional de extensão rural.
- ItemOpen AccessO processo saúde-doença nas concepções de enfermeiros e médicos da estratégia de saúde da família e sua relação com os problemas socioambientais(2009-01-14) Schwingel, Glademir; Falkenbach, Atos Prinz; Harres, João Batista SiqueiraA Política Nacional de Atenção Básica define a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como prioridade para mudar a atenção à saúde, do enfoque centrado na doença para a integralidade da atenção. Assim, esta pesquisa analisou as concepções de enfermeiros e médicos integrantes das equipes de saúde da ESF sobre o processo saúde-doença e suas interfaces com o ambiente. Buscou-se identificar a influência destas concepções no diagnóstico, planejamento e práticas profissionais relacionadas aos problemas socioambientais e na perspectiva da integralidade. No estudo foram entrevistados 5 médicos e 5 enfermeiros. As entrevistas foram analisadas pelo método de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os enfermeiros e médicos manifestam uma concepção de saúdedoença que reconhece sua determinação social, embora persistam sinais da concepção médico-centrada. Além disso, no processo de trabalho da equipe de saúde, estes profissionais apontam dificuldades relacionadas à integração da equipe, apoio da administração pública e perfil para trabalhar com enfoque na integralidade. Para agir sobre os problemas socioambientais, estes profissionais identificam como limites uma questão sociocultural (consumismo), o poder político, a economia de mercado e a organização da equipe de trabalho. Afirmam que boa parte da população não se preocupa com a questão ambiental. A educação em saúde, o engajamento de outros profissionais da saúde, o trabalho intersetorial e as mudanças culturais em andamento são indicados como possibilidades. Conclui-se que as concepções reveladas pelos profissionais não são efetivamente transformadas em práticas profissionais. Neste contexto, o trabalho da equipe de saúde tem pouco impacto sobre os problemas socioambientais, sendo que as ações são dirigidas, sobretudo, na doença. Como implicação destes resultados, propõe-se que estratégias de educação continuada e educação permanente em saúde sejam ampliadas, para melhorar a atenção em saúde focada na integralidade, conforme preconiza o SUS.