Ambiente e Desenvolvimento
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Com as linhas de pesquisa Ecologia, Espaço e Problemas Socioambientais e Tecologia e Ambiente, o Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES pretende promover visão integrada e crítica da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas regionais ligados à área ambiental.
Informações: PPGAD
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- ItemAcesso AbertoAnálise epidérmica em folhas cordaitaleanas do afloramento quitéria, eopermiano do sul da bacia do Paraná/RS, Brasil(2025-06-16) Arend, Kelly de David Rodrigues; Schmidt, Isabela Degani; Jasper, André; http://lattes.cnpq.br/6553779481379743; Secchi, Mariela Inês; Galarce, Neli Terezinha Machado; Oliveira, Etiene Fabbrin PiresO estudo das plantas fósseis e sua relação com o clima é fundamental para a reconstrução de padrões climáticos de ambientes pretéritos. Por meio da análise desses organismos, é possível compreender como as plantas responderam e se adaptaram a diferentes condições climáticas, influenciando diretamente na formação e migração dos biomas ao longo do tempo. A correlação entre a distribuição atual dos grandes biomas e as zonas climáticas da Terra reforça a ideia de que o clima desempenha um papel determinante na organização da vegetação. Nesse sentido, a investigação com fitofósseis torna-se essencial, pois fornece evidências concretas sobre essa interação entre clima e comunidades vegetais ao longo do tempo geológico. Uma avaliação minuciosa das folhas fósseis provenientes do afloramento Quitéria foi conduzida para determinar a preservação de detalhes epidérmicos em espécimes de provável afinidade cordaitaleana. Foram analisadas 28 amostras contendo 36 espécimes com a utilização de estereomicroscópio de alta resolução, o Zeiss Axio Zoom.V16, que permite magnificações de até 412x. O afloramento Quitéria está localizado no município de Pantano Grande/RS, incluído na Formação Rio Bonito, sul da Bacia do Paraná e, de acordo com datação radiométrica, é de idade Eopermiana (Asseliano, 296,97 +0,45/-0,72 Ma). Logo acima da camada rica em matéria orgânica da sucessão de fácies I–V, estão depositados quatro níveis paleoflorísticos distintos em sedimentos clásticos, com fitofósseis preservados em mineralização autigênica (moldes e contramoldes) e impressões. Da base para o topo, ocorrem: (1) nível de paleossolo com raízes de licópsidas; (2) nível com bases caulinares de licópsidas; (3) associação mista de folhas, frondes, ramos, caules e estruturas reprodutivas relacionadas à Flora Glossopteris; e (4) nível com a presença de folhas cordaitaleanas em arenito médio laminar, objeto do presente estudo. Os caracteres morfográficos dos espécimes fragmentários consistem em formato foliar espatulado de margens inteiras e nervuras longitudinais subparalelas a paralelas, sem anastomoses e nervura central. As análises epidérmicas revelaram a preservação de microestruturas diagnósticas como tricomas e estômatos em dois espécimes, permitindo a identificação da espécie Noeggerathiopsis brasiliensis (Guerra-Sommer) Guerra-Sommer & Degani-Schmidt, descrita para a Mina de Faxinal, distante cerca de 60 km de Quitéria, com idade radiométrica de 285,42 +1,2/-2,1 Ma (Eopermiano, Sakmariano). Dessa forma, o material identificado de Quitéria representa uma expansão da ocorrência da espécie na Bacia do Paraná e no Gondwana, tanto no espaço quanto no tempo, considerando as diferentes localidades e idades de deposição. Uma futura análise de folhas cordaitaleanas depositadas em diferentes coleções utilizando a metodologia aqui descrita poderá promover avanços na identificação da paleodiversidade do Neopaleozoico em nível de gênero e espécie.
- ItemAcesso AbertoAnálise do tratamento de efluentes urbanos através de wetlands construídos no campus universitário(2025-05-28) Conzatti, Tainá; Colares, Gustavo Stolzenberg; Konrad, Odorico; http://lattes.cnpq.br/9946679953072196; Machado, Ênio Leandro; Lutterbeck, Carlos Alexandre; Hoehne, LucéliaA presente dissertação avalia a eficiência do tratamento de efluentes urbanos por meio de sistemas de Wetlands Construídos instalados no campus da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em Lajeado/RS. A pesquisa analisou parâmetros como fósforo, nitrogênio amoniacal, demanda bioquímica de oxifêncio (DBO5), demanda química de oxigênio (DQO), turbidez, cor aparente, coliformes, entre outros, com base nos padrões estabelecidos pelas resoluções CONSEMA 355/2017 e FEPAM 68/2019. Foram conduzidas coletas ao longo do tempo, incluindo períodos antes e após a poda da vegetação e as cheias de maio de 2024, a fim de observar variações de desempenho. Os resultados indicam que os Wetlands Construídos apresentaram boa eficiência na remoção de diversos poluentes, sendo uma alternativa sustentável e de baixo custo para o tratamento terciário de efluentes. A adoção desses sistemas pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da água e para o cumprimento das metas de saneamento previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
- ItemAcesso AbertoA (r)existência negra na contemporaneidade e a presença de docentes negros em instituições comunitárias de ensino superior - ICES do Rio Grande do Sul(2025-05-14) Silva, Nadini da; Pinheiro, Fernanda Storck; http://lattes.cnpq.br/2051002287550023; Severo, Valdete Souto; Cardoso, Rosane Maria; Turatti, LucianaO racismo é um problema que existe em todas as esferas sociais e seus diferentes modos de manifestação, a saber, racismo estrutural, institucional e individual, interferem na forma como a sociedade se organiza e se desenvolve. Esse contexto não é diferente no ensino superior brasileiro, onde a presença de sujeitos negros aumenta a partir da Lei 12.711/2012, a chamada Lei de Cotas, voltada para o ensino superior público federal. Diante da inexistência de legislação similar para as instituições de ensino superior privadas e considerando que, dentre estas, se encontram as Instituições de Ensino Superior Comunitárias – ICES, buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais as percepções dos professores negros nas instituições de ensino superior comunitárias do Rio Grande do Sul quanto à representatividade negra e o racismo neste ambiente? Para respondê-lo, o estudo investigou o contexto histórico das Instituições Comunitárias de Ensino Superior no Rio Grande do Sul, diante da demografia do Estado e dos reflexos do racismo estrutural nesta conjuntura. Um dos objetivos específicos se combinou com a justificativa da pesquisa, onde se buscou identificar o estado da arte das pesquisas realizadas sobre ações afirmativas nas ICES e representatividade no âmbito da pós-graduação brasileira, através da análise de dissertações e teses disponíveis no portal da CAPES para verificar se o tema estava sendo investigado. Essa etapa da pesquisa identificou a inexistência de estudos publicados sobre o tema apontando a relevância da investigação desenvolvida. Trata-se de metodologia qualitativa, que fez uso de índices demográficos, e analisou a percepção dos docentes participantes da pesquisa sobre racismo e representatividade negra no ambiente das ICES através da realização de entrevistas. O critério de inclusão dos entrevistados era estar atuando como docente de ensino superior em uma das 15 ICES do Rio Grande do Sul e autodeclarar-se negro. Participaram dessa etapa 13 docentes, vinculados a nove ICES gaúchas. O resultado das entrevistas passou por análise de história de vida e fundamentou-se na revisão bibliográfica realizada, observando-se os dados demográficos das regiões onde estão localizadas as ICES às quais se vinculavam os participantes da pesquisa. Os docentes foram tratados como sujeitos da pesquisa e não como objeto, uma vez que se utilizou a o método de história de vida, descrito por Souza (2021) corroborando com o pensamento de Nascimento (2021) que aponta a importância de pesquisas serem desenvolvidas por negros, sobre a existência do negro nos mais diversos espaços. Por analisar as interações humanas e inter-raciais no ambiente das ICES a pesquisa se relaciona com a linha da pesquisa do programa Espaço e Problemas Socioambientais. A pesquisa concluiu que existe uma representação de docentes negros em 9 das 15 ICES, no entanto, índices representativos não foram localizados, uma vez que as cidades em que as instituições estão localizadas contam com pelo menos 15% da população que se autodeclara preta ou parda. Ou seja, a cada 100 professores das ICES ao menos 15 precisariam ser docentes negros, para que houvesse representatividade. Diante disso, mesmo sendo localizado ao menos um docente em cada uma das instituições participantes, não existem índices representativos e sim de representação.
- ItemAcesso AbertoInventariando memórias de gestos docentes(2025-02) Santos, Tatiana Linhares dos; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Olegário, Fabiane; Costa, Cristiano Bedin da; Volkmer, Márcia SolangeTrata-se do percurso das inquietações que atravessam minha trajetória como professora/atriz e pesquisadora, tendo como foco o gesto docente. O gesto não apenas como uma ação funcional, mas como manifestação sensível e singular, marcado nos corpos dos professores. Parte-se da leitura e estudo dos pensadores Michel Foucault, Giorgio Agamben, Julio Groppa Aquino, Jorge Larrosa, Gilles Deleuze, entre outros, com o objetivo de tentar compreender o gesto docente a partir da relação do professor com o seu ofício. A pesquisa fundamenta-se metodologicamente na perspectiva foucaultiana de arquivo e nos procedimentos arquivísticos delineados por Aquino (2020), o qual consiste em três eixos: o temático, o qual rastreou produções acadêmicas sobre gesto e docência no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; o teórico, que buscou percorrer a produção discursiva de alguns pensadores que se debruçam sobre a noção de gestos e aproximar o gesto docente do gesto do ator, e o empírico, que propôs encontros com professores do nono ano do ensino fundamental para inventariar suas memórias gestuais docentes. Esses encontros foram pautados em experimentações a partir de algumas obras artísticas, cujo propósito é que servissem de disparadores de memórias, gestos e experiências docentes. Acessar e inventariar as memórias de gestos docentes buscou provocar o grupo de participantes a compreender que os gestos não se restringem ao campo da técnica ou da repetição mecânica. Eles podem emergir como uma expressão autoral, um modo único de existir no mundo enquanto professor. Por fim, os ditos e escritos dos professores participantes geraram um breve inventário de gestos docentes.
- ItemAcesso AbertoIndicadores de ESG para indústria de equipamentos de estética(2024-02) Arenhart, Marco Balbinot; Barden, Júlia Elisabete; http://lattes.cnpq.br/2618070777171361; Sindelar, Fernanda; Mecca, Marlei Salete; Cyrne, Carlos Cândido da SilvaEste trabalho tem como objetivo elaborar uma matriz de indicadores de ESG para empresas do segmento de equipamentos de estética. Para isso, foi desenvolvida uma matriz de materialidade única baseada em temas relacionados a ESG, conforme a norma técnica PR 2030 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Após a elaboração, a matriz foi aplicada e validada junto a uma empresa do setor localizada na Região Sul do Brasil, envolvendo um questionário composto por 36 perguntas distribuídas nas dimensões Ambiental, Social e de Governança. As respostas foram avaliadas utilizando a Escala Likert de 5 pontos, com pontuações mínimas e máximas atribuídas a cada item. Após a realização da pesquisa, foram selecionados nove indicadores de desempenho. A escolha desses indicadores considerou as particularidades e demandas da organização, levando em conta sua estrutura, estratégia e desafios operacionais. Assim, a matriz de materialidade proposta representa um instrumento relevante que por meio dos 36 indicadores retrata as especificidades deste segmento.