Ambiente e Desenvolvimento
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Com as linhas de pesquisa Ecologia, Espaço e Problemas Socioambientais e Tecologia e Ambiente, o Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES pretende promover visão integrada e crítica da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas regionais ligados à área ambiental.
Informações: PPGAD
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Navegando Ambiente e Desenvolvimento por Orientador "Machado, Neli Galarce"
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- ItemAcesso AbertoHistória ambiental do Alto Uruguai: colonização, desenvolvimento e transformações na paisagem(2011-09-23) Martinazzo, Luana Nunes; Mazzarino, Jane Márcia; Machado, Neli Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183À medida que o século XXI se firma como um século de grandes alterações ambientais e ideias, as preocupações com o ambiente adquirem importância. A ampla documentação a respeito da extensão desses problemas pode ser estudada na região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul. Este trabalho de pesquisa partiu da perspectiva da história ambiental a fim de contextualizar as mudanças e transformações na paisagem natural da região do Alto Uruguai, identificando incentivos dados aos colonizadores europeus, alterações na fisionomia natural e reflexos na atual percepção dos agricultores descendentes. A metodologia da pesquisa teve inspiração etnográfica. Para realizá-la, usou-se a pesquisa exploratória e analítica em documentos coletados no Arquivo Histórico Juarez Illa Font, da cidade de Erechim. Após a análise do material descrito, ensaios etnográficos foram realizados através de visitas a agricultores que vivem na região há mais de 50 anos a fim de conhecer um pouco mais a cultura desses imigrantes. Os dados da pesquisa foram destinados à compreensão de ações e do comportamento sociocultural e da relação do homem com a natureza, a fim de fornecer possíveis contribuições para ações educativas com os grupos em questão. As conclusões apontam que a fisionomia natural da região do Alto Uruguai foi modificada de forma acelerada durante o início do processo de colonização (1900 a 1960). A região do Alto Uruguai surgiu a partir de leis ambientais e preocupações com os mananciais, sendo idealizada e muito bem planejada no papel, antes mesmo da chegada dos imigrantes. No entanto, ao contrário do seu regulamento, o governo incentivava a derrubada da mata. Paralelo a isso, o governo idealizou uma miscigenação de raças, mas tendo a raça branca (descendentes de europeus) como a superior às outras existentes. Os ideais políticos do período da colonização e a relação de domínio sobre a natureza dos primeiros colonizadores estão enraizados na cultura local e vêm influenciando a relação dos atuais moradores com o meio ambiente, o que confirma a necessidade de um trabalho de educação ambiental na região.
- ItemAcesso AbertoIdentidade individual e coletiva: percepções e representações das mulheres na sua participação em um clube de mães no interior do Rio Grande do Sul(2010-06-21) Fassini, Edí; Schultz, Glauco; Machado, Neli Galarce; http://lattes.cnpq.br/6666207712034183A presente pesquisa enfocou as percepções e representações de um grupo de mulheres de uma rede social chamada clube de mães, localizada no município de Imigrante, Rio Grande do Sul, acerca de sua participação no grupo. A investigação foi realizada a partir de uma perspectiva etnográfica, onde a pesquisadora conviveu com o grupo na suas experiências coletivas, participando de reuniões e eventos juntamente com os sujeitos investigados. Foram realizadas entrevistas com todas as integrantes do grupo e em suas residências, visando a mais apreensões do pesquisador acerca da vida dos pesquisados (onde moram, como e com quem vivem, no quê trabalham). As entrevistas partiram de questões abertas, visando ao não direcionamento das respostas e demandaram constante interação dos envolvidos. Dada a complexidade que envolve temática tão subjetiva, o trabalho apresenta um arcabouço teórico acerca da conceituação de identidade, cultura e pertencimento, como ancoragem para a análise do conteúdo colhido na pesquisa. O texto apresenta o que Geertz chama de descrição densa, envolvendo situações cotidianas, cujos sentidos são apreendidos pelo pesquisador que as narra e interpreta a partir de sua experiência e do contexto local-cultural dos investigados. Construção identitária pessoal e de grupo, através do resgate da arte e da cultura, da educação alternativa, da autoestima e da competência para a cidadania são aspectos revelados pela pesquisa e possibilitados pela organização e convivência do grupo.