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Browsing Ensino by browse.metadata.advisor "Dullius, Maria Madalena"
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- ItemOpen AccessA interculturalidade presente no currículo de matemática nas licenciaturas interculturais das Instituições de Ensino Superior da Bahia(2024-02) Silva, Fabricio Pereira Da; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Barbosa, Gabriela Dos Santos; Blanco-Alvarez, Hilbert; Giongo, Ieda Maria; Machado, Neli Teresinha GalarceA presente pesquisa tem como principal objetivo identificar e descrever como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) definem os conhecimentos e saberes matemáticos sob a perspectiva da interculturalidade no contexto da formação de professores de matemática nas licenciaturas interculturais indígenas do estado da Bahia e problematizar o que pensam os professores de matemática, representantes dos estudantes e gestores sobre o modelo de formação que tem sido desenvolvido. Do ponto de vista teórico, este trabalho apoia-se nas propostas preconizadas pela interculturalidade crítica, como um corpo teórico que permite o reconhecimento da existência de sistemas de saberes plurais da etnomatemática que, na condição de programa de pesquisa, aponta como múltiplos os lugares dos quais emergem os saberes matemáticos, e da decolonialidade, que referencia a possibilidade de um pensamento crítico a partir das minorias no intuito de contrapor o poder colonial e eurocêntrico que prevalece na sociedade moderna. Os dados foram coletados através da análise dos PPCs das Licenciaturas Interculturais das Instituições de Ensino Superior da Bahia e a pesquisa de campo foi realizada através de grupos focais com estudantes, professores e coordenação das Licenciaturas. Na análise dos dados, utilizamos as técnicas da Análise de Conteúdo. A análise dos resultados permite perceber que o termo “interculturalidade” assume vários significados, ora na perspectiva funcional, ora na perspectiva crítica, fato apontado previamente em nossa tese pelo referencial teórico adotado. Quanto aos grupos focais, as falas dos estudantes evidenciam certo distanciamento entre o que o PPC anuncia e o que de fato é vivenciado. Além disso, para a formação de professores de matemática, a etnomatemática, a interculturalidade crítica e a decolonialidade são vislumbradas como possibilidades para a superação do modelo social eurocêntrico que coloca o conhecimento da matemática como um saber excludente.
- ItemOpen AccessMentoring com professores dos anos iniciais na metodologia de atividades experimentais investigativas e concepção sobre a natureza de ciência(2020-12-21) Kliemann, Geovana Luiza; Neide, Italo Gabriel; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Quartieri, Marli Teresinha; Rosa, Cleci Werner Da; Carreira, Susana; Harres, João Batista SiqueiraNessa pesquisa propôs-se o redesenho do mentoring com professores dos Anos Iniciais na metodologia de ensino experimental investigativa e concepção sobre a natureza de ciência. Para isso, propôs-se inicialmente uma etapa preliminar de formação continuada a um grupo de 33 professores, durante o ano de 2018. Ao término da etapa preliminar, fez-se o convite à Ana e à Maria, que participaram do mentoring em 2019. Neste percurso colaborativo de planejamentos e intervenções com cada mentoranda, foi possível investigar as contribuições da DBR para qualificar as ações do mentoring, avaliar as contribuições desta metodologia de formação para auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades experimentais investigativas, além de buscar analisar o processo de mudança na concepção sobre a natureza de ciência e da prática no ensino de ciências. Esta etapa da pesquisa, do tipo qualitativa, é pautada pela metodologia de pesquisa DBR (Design Based Research), para a qual a equipe de pesquisa contribuiu na projeção do redesenho de aspectos a serem potencializados com as mentorandas, através da mediação da mentora, que integrava ambos os contextos (escolas e universidade). Os dados emergentes da etapa preliminar, com o grupo de professores, são apresentados com excertos, de forma interpretativa cronológica. Quanto ao mentoring, os dados coletados, foram analisados e estão organizados em três ciclos conforme a DBR orienta: Ciclo de iniciação e cultivo; Ciclo de cultivo e separação e Ciclo de redefinição. No decorrer dos ciclos de vivência do mentoring, foi possível evidenciar a importância para as professoras receberem apoio para empreender mudanças, principalmente na estruturação do planejamento. O tempo prolongado da formação associado a múltiplas e contínuas vivências criaram um forte vínculo entre mentorandas e mentora, o que posteriormente resultou num esforço de criar estratégias cautelosas para prosseguirem de forma independente. Essa metodologia de formação mostrou-se eficaz para professores experientes e, aliada à DBR, auxiliou a redesenhar a formação. Ao término deste estudo, é possível concluir que a mudança decorre por apoiar e auxiliar o professor em suas necessidades pontuais (superar medos e fortalecer sua auto confiança), a partir de uma relação colaborativa de respeito. O melhor desempenho dos alunos também contribuiu à mudança. Logo, o ensino por meio de atividades experimentais investigativas passou a fazer sentido e a variante nas ações contribuíram para mudança nas concepções sobre a natureza de ciência. As professoras perceberam que há uma aproximação entre o ensino de ciências e a natureza da ciência, sendo essa concepção mutável dependendo de como é ensinada. Em síntese, o fazer reflexivo levou à melhor compreensão filosófica, consequentemente, a concepção é afetada pelas ações e vice-versa (ciclo entrelaçado). Finaliza-se com evidências de que houve microrrupturas de pensamento e de ação, sempre alicerçados em hábitos, crenças, cultura, materiais, entre outros elementos.
- ItemOpen AccessMentoring e o ensino de ciências: formação continuada nos anos finais do ensino fundamental com foco em atividades experimentais(2021-05) Moro, Fernanda Teresa; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Rosa, Cleci Teresinha Werner Da; Oliveira, Eniz Conceição; Lerin, Lindomar AlbertoO ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental perpassa, com as propostas e novos direcionamentos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, pelo trabalho com conceitos de Física ao longo dos quatro últimos anos (antes trabalhados apenas no 9o ano). Diversas dificuldades são relatadas pelos profissionais que trabalham nessa etapa da escolarização, principalmente no que se refere à compreensão dos conceitos mais abstratos relacionados à Física. A proposta desta pesquisa foi, portanto, uma formação continuada embasada no ensino experimental investigativo, com um grupo de professoras que atuam com a disciplina de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Posteriormente a essa formação continuada, fez-se o acompanhamento, através do Mentoring, a uma dessas professoras. A primeira etapa da formação aconteceu em 2019, envolveu 10 professoras e buscou investigar possibilidades de atividades experimentais e computacionais com enfoque investigativo para o trabalho com conceitos de Ciências. A segunda etapa da proposta buscou investigar a influência da atividade de mentoria na prática de uma professora, auxiliando- a e envolvendo-a no planejamento de atividades experimentais e simulações computacionais por meio da mentoria. Analisando as fases de vivência do Mentoring, foi possível empreender mudanças, principalmente na estruturação do planejamento e na inserção de atividades experimentais e computacionais com cunho investigativo. Quanto à etapa preliminar, ficou evidente que o ensino com enfoque investigativo não era recorrente na prática dessas professoras. As atividades experimentais eram concebidas apenas para demonstrar algum fenômeno. Esse olhar modificou-se ao longo dos encontros. Em relação ao Mentoring, é possível inferir que mudanças na práxis do professor perpassa pelo apoio e auxílio às suas necessidades durante formações continuadas que envolvam relações de colaboração. Do trabalho colaborativo entre a mentora e a mentoranda, emergiram evidências em forma de ações e reflexões sobre a prática. Enfim, o trabalho desenvolvido nesta pesquisa apresenta essa formação embasada no Mentoring como mais uma experiência valorosa para formações continuadas, contemplando o que as diretrizes e orientações curriculares nacionais propõem: um ensino articulado com a realidade, que permita a compreensão e análise de fenômenos do cotidiano, sem a excessiva matematização e que permita a articulação entre as disciplinas da área da Ciências da Natureza.
- ItemOpen AccessRelações de mentoria: uma possibilidade para o desenvolvimento profissional docente(2022-12) Omena, Sarah Patricia Aguiar E Silva; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Martins, Silvana Neumann; Forneck, Kári Lúcia; Vizzotto, Patrick Alves; Kliemann, Geovana LuizaAs transformações da sociedade, as reformas na educação e o caráter multifacetado do próprio conhecimento estabeleceram grandes desafios ao professor, causando impacto na sua vida profissional. Nesse sentido, os maiores desafios para o docente ainda são o fazer pedagógico, a construção do ser professor e o compartilhamento de saberes e fraquezas demonstrando as diferentes concepções de aprendizagem docente em relação aos saberes da profissão. Diante desse cenário, o mentoring se apresenta como uma alternativa a ser considerada para o enriquecimento da prática pedagógica, na perspectiva do trabalho colaborativo, mediante o compartilhamento de conhecimentos e a promoção de aprimoramento pessoal e profissional. Assim, o objetivo geral deste estudo foi investigar como as relações de mentoria podem contribuir para o desenvolvimento profissional docente. Especificamente, buscou-se conhecer as dificuldades vivenciadas pelos professores no desenvolvimento de sua prática pedagógica, mentorar propostas pedagógicas de professores com foco no desenvolvimento profissional e verificar a influência e o impacto da relação de mentoria na prática pedagógica. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, com procedimento exploratório-descritivo e método de investigação que se aproxima de uma pesquisa participante, tendo como sujeito pesquisado um professor do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA - Campus São José de Ribamar. A coleta de dados foi realizada durante o processo de mentoring com o professor selecionado, que foi acompanhado e orientado nas suas práticas pedagógicas durante dois semestres. Para tanto, foi utilizado o diário de bordo para registro de dificuldades, expectativas, percepções e evolução do participante. A análise dos dados foi realizada sobre os discursos registrados nos diários de bordo e nas manifestações orais do professor nos encontros virtuais, mediante análise descritiva interpretativa. Os resultados demonstraram que as relações de mentoria geram impactos positivos na prática de professores por meio do estímulo à reflexão, à criatividade e a inovação, impulsiona o aprendizado docente através do aprender a aprender, promove o desenvolvimento profissional docente mediante a restauração de sua identidade profissional, do compartilhamento de saberes e da interação social, e ainda fortalece o coletivo profissional.