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Browsing Ensino by browse.metadata.advisor "Oliveira, Eniz Conceição"
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- ItemOpen AccessAprendizagem significativa do conceito de energia por meio da implementação de sistemas de automação residencial(2022-04) Rodrigues, José Jorge Vale; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Vizzotto, Patrick Alves; Del Pino, José Claudio; Amaral, Érico Marcelo Hoff Do; Pereira, Nádia VilelaEsta tese de doutorado em Ensino se refere ao uso de atividades envolvendo protótipos de automação residencial e mapas conceituais no ensino de Física como recursos didáticos para a compreensão do conceito de energia sob a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. A investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), localizado na cidade de Palmas, no Tocantins, com duas turmas de terceiro ano do ensino médio técnico em informática e em administração. A arquitetura metodológica dessa pesquisa foi construída com base nas técnicas qualitativas. O objeto geral da tese é investigar e avaliar se atividades envolvendo protótipos de sistemas de automação residencial e mapas conceituais podem influenciar na predisposição em aprender e contribuir no processo de aprendizagem significativa dos alunos do terceiro ano do ensino médio, em relação ao conceito de energia nas aulas de Física. Para isso foram elaboradas e desenvolvidas atividades juntamente com os alunos envolvendo protótipos de sistemas de automação residencial, o conceito de energia e suas relações com eletrodomésticos. No decorrer do estudo os dados foram coletados na forma de Sondagem inicial na plataforma google classroom; atividades de automação de sistemas; elaboração dos mapas conceituais finais no software Cmaptools e questionário de opinião dos alunos. A análise dos dados procurou principalmente identificar vestígios de aprendizagem significativa em termos de conceitos envolvendo energia e as atividades de automação residencial. Avaliou-se a aprendizagem através da análise descritiva dos mapas conceituais verificando se houve a ampliação nos conhecimentos prévios identificados com a sondagem inicial na estrutura cognitiva dos alunos sobre energia, e se ocorreu desenvolvimento do entendimento desses conceitos estudados e absorção de conceitos novos durante as atividades. Os resultados alcançados indicam que a automação residencial e os mapas conceituais, na condição de método de ensino e recursos didáticos mostraram-se eficientes no processo de aprendizagem significativa em Física. Os mapas conceituais são ótimos recursos para assistir e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, neste estudo eles se mostraram ainda serem muito eficientes para verificar a aprendizagem do corpo de conhecimentos estudados no término do desenvolvimento das atividades. As atividades com automação residencial foram capazes de influenciar positivamente na predisposição em aprender de acordo com os relatos dos alunos e a percepção do professor/pesquisador, além de promoverem a aprendizagem significativa do conceito de energia.
- ItemOpen AccessEnfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na organização curricular de cursos de licenciatura em química de três regiões brasileiras(2021-11) Izarias, Nilma Silvânia; Del Pino, José Claudio; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Silva, Jacqueline Silva da; Herber, Jane; Ritter, Jaqueline; Leão, Marcelo FrancoO currículo de Ciências Naturais, com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), vem sendo desenvolvido desde a década de oitenta na Europa e Estados Unidos. No Brasil essas discussões iniciaram-se em meados da década de noventa. Tais currículos, para serem aplicados ao Ensino Médio, precisam de professores especialistas, pois apresentam como objetivo principal o desenvolvimento de habilidades para o exercício pleno da cidadania. Assim, ao ministrar conteúdos de Ciências/Química é preciso discutir, além dos aspectos científicos e técnicos, suas implicações sociais. Nesse sentido, o objetivo desta Tese foi delinear a busca por respostas sobre os aspectos CTS, presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química, ofertados por Instituições de Ensino Superior Pública, das regiões brasileiras Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Pretende-se proporcionar reflexão quanto aos aspectos CTS presentes nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e a sua relação com o rompimento da fragmentação dos conteúdos, vislumbrando um ensino de Química de forma ampla. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de técnica bibliográfica e documental, tendo o ano de 2018, como base para análise de 85 PPCs de cursos de Licenciatura em Química, obtidos das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, sendo que, para o exame de dados é utilizada a análise de conteúdo. Inicialmente foi realizada reflexão teórica para a análise dos aspectos CTS, com base em diversos autores. Percebeu-se que as tendências das pesquisas brasileiras sobre Currículo CTS na formação de professores estão mais centralizadas nos cursos de formação continuada. Existe a necessidade de modificações no currículo da formação inicial de professores, com vistas à inclusão de disciplinas específicas, de práticas curriculares interdisciplinares na perspectiva CTS, ou ainda dessa abordagem nas ementas de disciplinas de conhecimentos específicos da Química. Alguns dos conceitos da Educação CTS estão presentes nos documentos oficiais brasileiros para a Licenciatura em Química, sendo necessário romper com as compartimentalizações das disciplinas. Defende-se nesta tese que os cursos de formação de professores de Química, não apresentam uma preocupação metodológica visando a desfragmentação do ensino, sendo claro a inexistência da integração entre os eixos tecnológicos, científicos com fatores sociais do cidadão. É preciso um melhor detalhamento nos PPCs, orientando os professores das disciplinas quanto à amplitude dos conhecimentos a serem ensinados dentro da abordagem CTS, para que, assim, possa ocorrer no ensino o estabelecimento de relações entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais, que resulte na formação de cidadãos mais críticos e participativos. Vislumbra-se a necessidade de inclusão nos PPCs de cursos, disciplinas ou projetos que contemplam as concepções CTS.
- ItemOpen AccessFlexibilização curricular: concepções e práticas em uma escola de ensino médio de tempo integral na cidade de Floriano/Piauí(2022-12) Araújo, Glauce Barros Santos Sousa; Herber, Jane; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Del Pino, José Claudio; Leão, Marcelo Franco; Fenner, Roniere Dos Santos; Neuenfeldt, Derli JulianoO currículo deve ser apontado como um caminho a ser seguido, sendo efetivado nas mais diversas situações, contextos, vivências e interações, deixando de ser um elemento estático e padronizado. Assim, esta Tese tem como objetivo geral analisar a proposta de implementação da flexibilização curricular em uma escola de Ensino Médio de tempo integral na cidade de Floriano/PI, no período de 2017 a 2021, considerando as vivências encontradas por gestores, professores e alunos quanto à sua efetivação. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que usou técnica documental, bibliográfica e estudo de caso, sendo que para a análise de dados foi utilizada a análise textual discursiva. Os participantes da pesquisa foram 14, sendo eles dois gestores, um diretor e um coordenador pedagógico e oito alunos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado no formulário google forms docs, bem como análise documental. Para a análise de dados foi utilizada a análise textual discursiva, da qual emergiram cinco categorias: Planejamento escolar: impressões na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral CETI Fauzer Bucar; Currículo: promovendo atividades interdisciplinares e de iniciação científica; Flexibilização curricular: potencializando o projeto de vida e protagonismo dos alunos; Tempos e espaços escolares: contribuindo na melhor formação e desenvolvimento dos alunos; Pedagogia da presença: Percepções quanto à evasão escolar e resultados dos alunos. Como resultado da pesquisa foi verificado que o currículo do Centro Estadual de Tempo integral é desenvolvido na perspectiva integrada e interdisciplinar, com a integração de atividades diversificadas no contraturno como: música, dança, dramatizações, atividades culturais, sociais e esportivas, proporcionando aos alunos saberes no âmbito da investigação científica, na pesquisa, nas interações com a sociedade e cultura local, fomentando neles a socialização, a participação e o protagonismo juvenil. Com a ampliação da permanência nas escolas de tempo integral, os professores têm a possibilidade de dedicarem mais tempo aos planejamentos e atividades em prol da melhoria do processo de aprendizagem dos alunos, favorecendo, assim, a interação, participação e envolvimento de todos no processo educacional. Notou-se também que a pedagogia da presença permite a construção do diálogo, das interações e o fortalecimento dos vínculos, possibilitando a permanência dos alunos na escola, contribuindo na redução da evasão escolar e no prosseguimento dos estudos. Considera- se que o CETI Fauzer Bucar tem implementado ações de flexibilizações em seus currículos com o desenvolvimento de atividades nas mais diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, dinâmico e inovador, tornando-se uma escola modelo para as demais escolas, não necessitando formatações em sua configuração, trabalhando com a ampliação da jornada escolar, no construto de aprendizagens ativas, diversificadas e autônomas desenvolvidas nos mais diversos espaços de aprendizagens, de forma integrada e socializada, o que permite aos alunos alcançarem o protagonismo juvenil e a melhoria na construção de seus conhecimentos.
- ItemOpen AccessSoftware Tasy: um estudo avaliativo sobre o ensino e a aprendizagem da sistematização da assistência de enfermagem(2022-09) Pissaia, Luís Felipe; Costa, Arlete Eli Kunz Da; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Lohmann, Paula Michele; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Martins, Silvana Neumann; Moreschi, ClaudeteEsta pesquisa objetivou avaliar a aprendizagem de estudantes e enfermeiros sobre a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) por meio do software Tasy. Para esta proposta, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória quanto aos objetivos, com vinte e oito participantes. Os pesquisados foram dezessete estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em enfermagem da Universidade do Vale do Taquari – Univates, na cidade de Lajeado, interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil e onze egressos do mesmo curso e Instituição de Ensino Superior (IES). A pesquisa entre os anos de 2017 e de 2022, utilizando-se de diversos instrumentos para coleta dos dados, sendo entrevistas, questionário, diário de itinerância, análise documental dentre outros materiais de apoio. A análise dos achados foi realizada com aproximações à Bardin e Minayo, conforme a pertinência de cada capítulo, norteando a disposição dos mesmos e suas respectivas discussões. Aos participantes preconizaram-se os preceitos éticos para pesquisa com seres humanos, preconizada pela Resolução 466/12, bem como o registro na CAAE no 43053421.6.0000.5310 pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Os resultados são apresentados em formato de sete artigos científicos originais, cada qual em seu respectivo capítulo, os quais correlacionam o objetivo geral e os objetivos específicos desta pesquisa, bem como outras fundamentações necessárias. Inicialmente buscou-se averiguar as conexões entre Tasy e Ausubel, desenvolvendo o embasamento para a aprendizagem significativa. Logo após, problematizou-se a utilização do Tasy e a formação em enfermagem sob o arcabouço da construção do currículo e suas nuances com a legislação vigente e as potencialidades do software. Seguiu-se com a exploração das interconexões entre a SAE e o Tasy, avaliando o conhecimento dos participantes. Realizou-se também uma avaliação sobre a aplicabilidade da SAE no software, discutindo sobre a atuação do enfermeiro e o impacto da tecnologia nesse meio. Neste meio, também se investigou as potencialidades da SAE quando realizada no Tasy. Na pesquisa abordou-se a utilização do software Tasy como ferramenta de aprendizagem, buscando indícios da qualificação do ensino da SAE por meio da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. E por fim, discutiram-se os desafios do enfermeiro pesquisador em tempos de pandemia da Covid- 19. Considera-se que o Tasy colabora para a relação entre teoria e prática dos conteúdos, disponibilizando ao estudante a oportunidade de experimentar o ensino apresentado em sala de aula, fato que reforça a ancoragem de subsunçores na estrutura cognitiva. Nos resultados, os estudantes demonstraram os benefícios no uso do Tasy, os quais perpassam a qualidade do ensino, mas também no desenvolvimento de boas práticas relacionadas à assistência e gestão em saúde colaborando para a formação profissional. Em termos gerais, o Tasy é uma tecnologia disponível para a área da saúde, possibilitando a inovação e qualificação do cuidado por meio do armazenamento e articulação das informações do paciente com os processos do serviço de saúde. Tais delineamentos estarão permeando todos os trechos desta Tese, preocupando-se com a formação dos estudantes em enfermagem e seu futuro profissional. Em suma, as problematizações giram em torno do ensino e no uso de ferramentas tecnológicas, no caso do software Tasy, para a obtenção de potencialidades para a aprendizagem significativa da SAE.