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Navegando Especialização por Orientador "Fassini, Edí"
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- ItemAcesso AbertoAnálise quali-quantitativa da evasão escolar nos cursos técnicos do CEP - Univates: um estudo de caso envolvendo quatro cursos técnicos nas áreas de saúde e tecnologia(2018-02) Diedrich, Vinícius Antônio; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885A evasão escolar é um problema que tem se acentuado nos últimos anos, acompanhando a ampliação na oferta de vagas nos cursos técnicos no país nos últimos 15 anos, demandada pela necessidade de mão-de-obra, reflexo do crescimento econômico da última década. Essa evasão tem causado diversos problemas, sendo principalmente: desequilíbrio econômico das instituições de ensino, baixa qualificação dos profissionais e falta de mão de obra especializada. Este artigo apresenta uma discussão acerca da evolução do número de matrículas na educação profissional e da evasão escolar nos cursos técnicos. É apresentado um estudo de caso sobre quatro cursos técnicos do Centro de Educação Profissional da Univates, em dois eixos distintos, o da saúde e da tecnologia. São apresentadas as taxas de evasão para os cursos no período entre 2012 e 2016 e analisados os principais motivos e fatores causadores da evasão escolar, e são propostas, ao final, ações que auxiliem os gestores educacionais a conhecer e a enfrentar e combater tal problema.
- ItemAcesso AbertoO ensino de legislação nos cursos de educação profissional: possibilidades metodológicas para uma aprendizagem significativa(2018-06-26) Locatelli, Cesar Ricardo; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885O presente artigo contém um estudo realizado em cinco instituições gaúchas de ensino, nas quais são ofertados cursos técnicos diversos. Vários cursos da Educação Profissional possuem em sua grade curricular disciplinas de Direito e/ou contemplam em seus conteúdos programáticos saberes relacionados com a legislação pátria. Como é escassa (ou inexistente) a literatura que refira sobre metodologias específicas para o ensino de legislação nos cursos técnicos, buscou-se identificar, por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa, como os professores estão trabalhando com seus estudantes e o que tem sido feito para se garantir uma aprendizagem significativa. Várias são as técnicas eficazes no ensino das leis brasileiras, devendo prevalecer a diversificação.
- ItemAcesso AbertoA importância da interdisciplinaridade na aprendizagem baseada em projetos para capacitar o auxiliar em saúde bucal a realizar educação em saúde: relato de uma experiência.(2018-06-26) Morsch, Camila Castro Da Silveira; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885A formação de Auxiliares em Saúde Bucal como itinerário de curso técnico, vem se aprimorando desde a regulamentação da profissão em 2008. Uma de suas atribuições é a de realizar educação em saúde para diferentes públicos, tanto em consultórios e clínicas, como na comunidade. O conhecimento do processo saúde e doença é primordial para realizar uma educação em saúde bucal eficaz, reconhecendo o princípio da integralidade. Este artigo traz o relato de uma experiência pedagógica interdisciplinar, com fusão de três disciplinas do curso em Auxiliar de Saúde Bucal da Univates, em que se utilizou a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos. Analisando-se da elaboração, à execução do projeto de Prevenção e Educação em Saúde Bucal idealizado, pode-se perceber um reflexo positivo no processo de aprendizagem dos alunos. As ações realizadas na sociedade construíram um conhecimento vinculado à realidade, relacionando teoria e prática e contribuindo para tornar o aluno um sujeito e cidadão.
- ItemAcesso AbertoReforma do Ensino Médio: resgate histórico e análise de posicionamentos a respeito da Lei nº 13.415/17 por meio de revisão de literatura(2018-02) Bald, Volnei André; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885Desde o Período Colonial até a atualidade, o sistema de ensino do Brasil passou por diversas modificações em sua estrutura e organização. Durante séculos, diversas reformas foram realizadas com objetivos distintos, fossem eles sociais, políticos ou econômicos. Sob a alegação de melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio do Brasil, o Governo Federal sancionou, em fevereiro de 2017, a Lei nº 13.415, que prevê a reforma do ensino médio. Assim, este artigo teve como objetivo resgatar alguns momentos relevantes da História do ensino médio brasileiro e analisar opiniões de sujeitos envolvidos ou especialistas na área de educação a respeito da proposta de reforma do ensino médio aprovada pelo Governo Federal. Para realização do trabalho adotou-se a metodologia de análise qualitativa. Como resultados, observou-se que basicamente o Governo é defensor da Lei nº 13.415/17 e que os críticos da proposta são indivíduos vinculados à área da Educação, podendo ter filiação partidária de oposição ao Governo ou não. Notou-se, ainda, que os argumentos, sejam para defesa ou refuta, em alguns momentos não se sustentam e que a confirmação de que a reforma resolverá ou não os problemas do ensino médio virá somente com o decorrer do tempo, não sendo possível afirmar categoricamente que terá êxito ou fracassará. Resta a sugestão de que outros pesquisadores sigam acompanhando o processo de implantação da reforma do ensino médio, proposta pela lei nº 13.415/17.