Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 50
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA utilização do laser de baixa potência em rugas glabelares(2016-03) Merlo, Eliane Paula; Périco, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/4494244221645524Entre os recursos eletro-foto-térmicos da fisioterapia existe várias opções com a capacidade de reparação tecidual, no entanto com poucos estudos científicos; dentre estes pode-se destacar o laser. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da utilização do laser de baixa potência no aspecto das rugas glabelares, bem como, avaliar e comparar através de registro fotográfico o seu efeito antes e depois do tratamento, analisar o grau de insatisfação quanto às rugas glabelares antes do tratamento e analisar a percepção das voluntárias quanto aos resultados do tratamento. Participaram deste estudo 5 indivíduos do gênero feminino que apresentaram rugas glabelares. Foram aplicadas 10 sessões de laser de baixa potência Arseneto de Gálio de comprimento de onda 904 nm e dose de 3 Joules/cm². Os resultados obtidos demonstraram que o laser de baixa potência mostrou-se eficaz na redução da segunda medida das rugas glabelares no pós-tratamento e através dos questionários pode-se concluir que a maioria dos participantes sente-se incomodados com a presença das rugas, porém não apresentaram satisfação ao tratamento realizado.
- ItemAcesso AbertoAmbiente virtual moodle como ferramenta de apoio ao ensino presencial em curso técnico(2018-06-25) Terra, Cristiana Baruel; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450Os ambientes virtuais de aprendizagem vem crescendo muito nas instituições de ensino devido aos novos desafios da sociedade moderna cada vez com menos tempo e recursos. Para tanto, são utilizadas diversas metodologias e ferramentas, onde a implantação e utilização devem ser monitoradas e avaliadas em busca de melhorias constantes. Esse artigo mostra a trajetória da aplicação de metodologias e atividades não presenciais nos cursos técnicos presenciais, com do uso de uma ferramenta virtual gratuita (Moodle). Sua importância, bem como as dificuldades e oportunidades observadas foram analisadas através de um questionário aplicado a 120 alunos e 20 professores de um curso técnico no Vale do Taquari-RS. A capacitação prévia foi citada pela maioria dos professores e alunos como fundamental para preparar e realizar corretamente as atividades propostas; maior flexibilização do tempo nos estudos, auto-organização e auto aprendizado foram oportunidades citadas pela maioria dos estudantes. As ferramentas do Moodle foram mais utilizadas para promover pesquisa dos temas abordados presencialmente e aprofundar questões discutidas em sala de aula. As dificuldades relatadas pelos professores foram a falta de tempo e conhecimento da ferramenta. Como benefícios ressaltaram a agilidade e organização no repasse de informações e material. Conclui-se que um processo de treinamento detalhado e prático, com a utilização de todas as ferramentas disponíveis, reciclagens periódicas e um bom suporte tecnológico da escola, podem auxiliar no sucesso da utilização da ferramenta durante o curso, otimizando o tempo de envolvimento dos professores e alunos, na confecção e realização das atividades, garantindo a qualidade das mesmas.
- ItemAcesso AbertoAmbientes colaborativos no trabalho e no ensino: o papel da arquitetura de interiores frente à inovação. Um olhar sobre a obra de Woods Bagot(2017-08) Soares, Laura Mottin; Weizenmann, Jamile Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4358240707700007O presente artigo visa promover a reflexão sobre a importância da arquitetura de interiores em projetos de ambientes colaborativos para o trabalho e para o ensino, frente às transformações da sociedade. São apresentados quatro casos do escritório Woods Bagot, referência em projetos inovadores na área de arquitetura, buscando elucidar a composição dos espaços internos e suas características principais frente à inovação objetivando contribuir para a prática em arquitetura de interiores.
- ItemAcesso AbertoAnálise do fotoenvelhecimento dos idosos do Vale do Taquari(2017-08) Leão, Odith Da Silva; Tassinary, João Alberto Fioravante; http://lattes.cnpq.br/6715799053531797O aumento da expectativa de vida da população em geral, juntamente com a queda das taxas de natalidade, deu origem ao fenômeno do envelhecimento populacional, que gera preocupação à medida que são identificados aspectos negativos à saúde na faixa etária idosa. Neste sentido o referido projeto tem o objetivo analisar o fotoenvelhecimento com o uso de protetor solar de idosos de três municípios da região do Vale do Taquari. Para tal, utilizaremos o banco de dados do projeto de extensão do Universidade do Vale do Taquari Univates, intitulado Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia (ASSG). Os idosos da região do Vale do Taquari tem um grau de fotoenvelhecimento coerente com sua faixa etária e com correlação positiva quanto ao uso do protetor solar e seu histórico de atividade laboral. O objetivo primário é analisar o fotoenvelhecimento com o uso de protetor solar de idosos de três municípios da região do Vale do Taquari. Desta forma podemos correlacionar o fotoenvelhecimento da pele com o uso de protetor solar, idade, sexo e histórico de atividade laboral. Que o estudo possibilite maior subsidio para novas pesquisas acerca do assunto e ainda, para gestores públicos pensarem em políticas de prevenção e promoção da saúde dos idosos do Vale do Taquari. Este trabalho foi elaborado através de um banco de dados do projeto de extensão do Universidade do Vale do Taquari Univates, os resultados foram tratados e dispostos em gráficos. Foram avaliados no referido trabalho um total de 180 idosos com uma média de 69 anos de idade, sendo que destes 29 são do sexo masculino e 151 do sexo feminino. Inicialmente o estudo teve a finalidade de investigar o fototipo desta população. Os resultados mostraram conforme figura 1 que dos 180 idosos avaliados 93% apresentaram tipo IV e apenas 7% tipo III. Dentre os fatores relevantes junto aos resultados aferidos na avaliação do fototipo desta população, destaca-se o uso diário do protetor solar. Neste sentido, por conseguinte, analisou-se os idosos quanto ou uso ou não do protetor solar e com qual periodicidade. A partir do gráfico 2 se pode verificar que somente 27,5% dos 180 idosos analisados fazem uso diário do protetor solar, enquanto que 28,3% refere não fazer uso e 44% usam eventualmente. Levando em consideração o fato de que idosos que desenvolveram atividade laboral no âmbito rural tem maior propensão de receber radiação solar, avaliamos se os idosos do estudo provinham de um ambiente rural ou urbano. A partir dos resultados do gráfico 3 podemos analisar que 54% destes são da área urbana e 46% da área rural. Com o presente estudo pode-se observar que existem multiplus fatores associados ao processo de envelhecimento: fatores moleculares, celulares, sistêmicos, comportamentais, cognitivos e sociais. Estes interagem e regulam tanto o funcionamento típico quanto o atípico do indivíduo que envelhece. O uso de protetores solares pelos idosos estudados ainda é inferior ao desejado, muito embora reflita os hábitos da população brasileira em geral. O conhecimento dos riscos de exposição solar, bem como o habito do uso de protetores solares, tanto no âmbito rural e urbano, deve ser intensificado para minimizar o aumento de casos de cânceres da pele que vem se alastrando a cada ano. É fundamental que o profissional, assim como os próprios idosos, seus familiares e cuidadores tenham uma visão integrada destes fenômenos. O fotoenvelhecimento se dá em função da radiação ultravioleta, que varia sazonalmente e de acordo com a localização geográfica e condições climáticas o dano solar causado na pele é acumulativo. Estudos demonstraram que as incidências de radiação solar sobre a pele causam efeitos negativos e o envelhecimento prematuro. Contudo, o uso de fotoprotetores é primordial para a manutenção e prevenção do fotoenvelhecimento. É preciso que as autoridades sanitárias e os governos se mobilizam e dêem a devida importância, não só para o tratamento, mas também para a prevenção e esclarecimento da população em geral.
- ItemAcesso AbertoAnálise do uso das metodologias ativas nos cursos técnicos de enfermagem: uma revisão integrativa(2018-06-25) Moura, Lidiane Stole De; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O estudo teve como objetivo analisar como estão sendo desenvolvidas as metodologias ativas nos cursos técnicos de enfermagem, sob a luz da literatura. É uma Revisão Integrativa, que utilizou a base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), sendo que ao final da coleta de dados foram selecionados sete artigos, e estes foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Entre os principais resultados ressalta-se que as metodologias ativas favorecem a capacidade de reflexão do aluno, tornando-o mais pró-ativo na sua formação profissional tendo condições de detectar problemas e buscar soluções no cotidiano das pessoas. Porém, os estudos mostraram que há deficiência na formação do docente em relação às metodologias ativas, favorecendo a não aplicação destas nas aulas teóricas e práticas, como o pouco uso de recursos tecnológicos e ferramentas atrativas de ensino que aproximam a realidade com a teoria. Conclui-se que as instituições formadoras devem potencializar a formação pedagógica dos docentes para que estes integrem as metodologias ativas nas práticas de ensino e aprendizagem dos futuros técnicos de enfermagem, na busca de qualificação da formação profissional.
- ItemAcesso AbertoAnálise quali-quantitativa da evasão escolar nos cursos técnicos do CEP - Univates: um estudo de caso envolvendo quatro cursos técnicos nas áreas de saúde e tecnologia(2018-02) Diedrich, Vinícius Antônio; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885A evasão escolar é um problema que tem se acentuado nos últimos anos, acompanhando a ampliação na oferta de vagas nos cursos técnicos no país nos últimos 15 anos, demandada pela necessidade de mão-de-obra, reflexo do crescimento econômico da última década. Essa evasão tem causado diversos problemas, sendo principalmente: desequilíbrio econômico das instituições de ensino, baixa qualificação dos profissionais e falta de mão de obra especializada. Este artigo apresenta uma discussão acerca da evolução do número de matrículas na educação profissional e da evasão escolar nos cursos técnicos. É apresentado um estudo de caso sobre quatro cursos técnicos do Centro de Educação Profissional da Univates, em dois eixos distintos, o da saúde e da tecnologia. São apresentadas as taxas de evasão para os cursos no período entre 2012 e 2016 e analisados os principais motivos e fatores causadores da evasão escolar, e são propostas, ao final, ações que auxiliem os gestores educacionais a conhecer e a enfrentar e combater tal problema.
- ItemAcesso AbertoAndragogia na educação profissional(2018-06-25) Rechlinski, Milene Duarte; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836Este trabalho tem por objetivo identificar e refletir sobre os métodos de ensino utilizados para a Educação Profissional de adultos. As instituições de Educação Profissional têm, em sua maioria, classes formadas por adultos. Faz-se necessário que se desenvolvam metodologias pedagógicas voltadas a atender os anseios deste aluno, que precisa saber o que e para que está estudando e como poderá aplicar este conhecimento no futuro. A Andragogia, através de seus métodos, se apresenta como importante ferramenta, favorecendo e estimulando o adulto a aprender. Pergunta-se: é possível utilizar metodologias ativas baseadas na Andragogia para propiciar um melhor desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem? Como os estudantes avaliam esta utilização? Baseada em pesquisa bibliográfica sobre o tema, experiências práticas na utilização de metodologias ativas, uma pesquisa foi realizada com estudantes de curso técnico em Transações Imobiliárias, para avaliar seu envolvimento em um estudo de caso, aplicado na Disciplina de Projetos de Arquitetura. Na visão dos alunos, o trabalho promoveu sua aproximação com as atividades desenvolvidas no exercício profissional e contribuição para sua formação, ao proporcionar a ampliação dos conhecimentos, a independência pela busca de soluções e a tomada de decisões.
- ItemAcesso AbertoAplicação administrativa de análise de risco de uma prensa excêntrica em uma indústria metalurgica de refrigeração, mitigando o risco ao operador com base na NR-12(2018-02) Bagatini, Daniel; Heberle, José Roberto; http://lattes.cnpq.br/1445472644785340Na atualidade, o Ministério do Trabalho vem atuando frequentemente e rigorosamente nas empresas a fim de averiguar sua situação mediante a segurança requerida em suas normas. Para isso as empresas necessitam se conscientizar e desenvolver os meios de segurança requisitados pelos mesmos, estes são desenvolvidos por profissionais habilitados que dão suportes as equipes treinadas e dispostas a realizar mudanças no que se refere a segurança, objetivando menor risco de acidente e um ambiente melhor de trabalho, sem ônus ao empregador e empregado. Uma das normas estabelecidas, a NR12, indica padrões de operação e segurança a serem implantados por meio de documentos, planilhas de controle e treinamentos, onde permite que seja minimizado o risco nos equipamentos. Com o objetivo de desenvolver formas administrativas para auxílio e melhoria da segurança e operação de prensas excêntricas seguindo a norma vigente NR12, desenvolveu-se uma pesquisa que comprovaria a melhor forma de abordagem e criação destas documentações para colocar em pratica no equipamento. Estas mesmas foram analisadas e dentro do cenário contextual foram elaborados manual de operação e segurança, checklist diário e planilha de manutenção preventiva a fim de facilitar a operação dos funcionários mediante a segurança dos mesmos e possuir toda documentação que a norma exige. Isto possibilita o bom entendimento aos operadores para alcançar o êxito na operação e manutenção do equipamento e, estar com a documentação conforme, mantendo um histórico para futuras auditorias governamentais.
- ItemAcesso AbertoAplicação da metodologia de aprendizagem baseada em projetos em curso de educação profissional(2018-06-26) Santin, Gerson Carlos; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564A prática profissional é um requisito fortemente considerado nas avaliações para oportunidades de trabalho. Em paralelo a isso a inserção do, ainda estudante, no mercado de trabalho tem se tornado prática necessária, principalmente quando o próprio trabalho subsidia os seus estudos. É fundamental que a sala de aula possa abordar metodologias que possibilitem ao estudante estar melhor preparado para essa transição. Também é necessário a utilização de metodologias ativas, que permitem o enriquecimento da aprendizagem no ambiente acadêmico. A metodologia de aprendizagem baseada em projetos se coloca como uma alternativa às técnicas tradicionais, fazendo com que o estudante interaja de forma prática com atividades reais da sua futura profissão além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, argumentação e pesquisa. Este artigo valida a utilização da metodologia de aprendizagem baseada em projetos como ferramenta prática de desenvolvimento da aprendizagem e, para validar isso, foi elaborada uma pesquisa quantitativa e aplicada a uma turma de estudantes de curso técnico que tiveram contato com a metodologia. Os resultados são descritos neste estudo e as conclusões demonstraram parecer favorável a utilização da metodologia como ferramenta pedagógica de fomento à formação profissional, desenvolvendo profissionais mais qualificados e melhor preparados para superar os desafios do mercado de trabalho.
- ItemAcesso AbertoAplicação da NR 35 no processo de instalação de painéis fotovoltaicos em residências unifamiliares(2018-02) Tiecher, Janrie Carlos; Delwing, Eduardo Becker; http://lattes.cnpq.br/2830036172073754O trabalho dos instaladores de painéis fotovoltaicos que atuam nos telhados de resistências unifamiliares tem grande risco de acidentes. Este artigo apresenta conceitos e aplicações gerais sobre processo de instalação de painéis fotovoltaicos com aplicação conforme a Norma Regulamentadora 35, bem como com as demais normas sobre instalação de linhas de vida. São contemplados os aspectos que devem ser abordados na elaboração de um procedimento para a instalação dos painéis, evitando-se perigos específicos para atividades de trabalho em altura. Foram analisados os principais riscos e a dificuldade na implantação de um procedimento de instalação dos painéis fotovoltaicos. Este estudo de caso foi realizado na cidade de Estrela-RS com intuito de aplicar as medidas de prevenção e proteção em uma empresa de instalação de painéis solares. São apresentadas as normas para auxílio e os parâmetros de projetos de segurança para equipamentos de proteção coletiva e individual, abordando tipos de proteção e dimensões recomendadas para a instalação. Apresentam-se, também, medidas de prevenção contra risco de queda de altura e formas de prevenção que consistem no conhecimento do sistema e do processo de instalação a serem adotados pela empresa, na avaliação das situações de riscos nas atividades de instalação, na elaboração de projeto de sistema de prevenção coletivo para diversas fases da instalação dos painéis fotovoltaicos, no treinamento da mão de obra direta e terceirizada, na especificação de equipamentos de proteção individual para etapas da instalação e na documentação e avaliação do sistema de segurança. Identificando estes fatores e realizando o procedimento para instalação dos painéis com aplicação das normas regulamentadoras 06, 07, 10 e 35, o presente artigo sugere um procedimento de segurança para trabalhar em altura. Foram indicadas medidas para implantação dos serviços de segurança para trabalho em altura com instalação de painéis fotovoltaicos.
- ItemAcesso AbertoAplicação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de programação em curso técnico em informática(2018-08-08) Dhein, Jonas Alberto; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Novos desafios se apresentam no mundo do trabalho e na Educação Profissional no Brasil. Os educadores mesmo com conhecimentos técnicos e científicos, muitas vezes não se preocupam com a questão metodológica que envolve o processo de ensino e aprendizagem, carecendo de uma filosofia mais crítica, que conheça a realidade do aluno e o mundo profissional em que o aluno será inserido, deixando de potencializando o aprendizado do mesmo. A proposta deste trabalho é demonstrar o uso da metodologia da aprendizagem baseada em problemas, utilizado com alunos da educação profissional do curso técnico em Informática. Com base em técnicas de ensino, mais especificamente na metodologia de ensino ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas). O presente trabalho além de apresentar a metodologia ativa de ensino baseado em problemas, também apresentará os procedimentos metodológicos utilizados durante as aulas, assim como no final, os resultados e conclusões da análise desta aplicação e a sua eficiência ou não, com base na avaliação dos alunos por meio de questionário.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem baseada em problemas (ABP) em disciplina de curso técnico(2018-06-26) Dickel, Balduino Vinícius; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564A educação passa por uma grande transformação. Muitos dos problemas pedagógicos do presente vêm justamente do desacordo que há entre a metodologia utilizada por muitos professores em sala de aula, que é considerada antiquada e ultrapassada, e a necessidade de uma sociedade cada vez mais tecnológica, que não vê mais o professor como único e maior detentor do conhecimento. As metodologias ativas vêm justamente de encontro com as metodologias tradicionais. Ela coloca o professor não mais na posição de possuidor do conhecimento e sim de mediador de objetos de estudo. O aluno não tem mais apenas o papel de receptor passivo do saber repassados pelo professor, ele é produtor do conhecimento. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino e aprendizagem caracterizada pelo uso de problemas da vida real para estimular o desenvolvimento crítico e das habilidades de solução de problemas e aquisição de conceitos fundamentais da área de conhecimento em questão. Preocupado em contribuir com o aprimoramento da qualidade do ensino, este trabalho comprova a eficiência do método e sua aplicabilidade às disciplinas do curso de Técnico em Informática. O intuito desse estudo é pesquisar a aplicabilidade do método, a partir da percepção dos alunos da disciplina de Protocolos e Serviços de Redes de Computadores, demonstrando a eficiência da metodologia e o estímulo da autoaprendizagem, importantíssima em Tecnologia da Informação.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem baseada em problemas: possibilidades para um curso Técnico em Enfermagem(2018-06-26) Ravel, Michele; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237A educação, em geral, vem passando por transformações pertinentes à formação dos profissionais de diferentes áreas, inclusive da saúde. Novas tendências no ensino e na aprendizagem apontam a necessidade de apostar em ações que buscam estimular a criatividade e a autonomia, um desafio aos docentes da contemporaneidade. Esta escrita trata de um estudo de caso vivenciado na disciplina de Saúde Coletiva,de um curso técnico em Enfermagem, de uma instituição de educação profissional, localizada em Lajeado/RS. A partir da análise de conteúdo qualitativa, abordando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscou-se refletir sobre como o discente da educação profissional se envolve com a resolução de problemas, procurando vincular teoria e prática. A verificação dos resultados permite vislumbrar aspectos positivos nas atividades pedagógicas, quando estas estão atreladas às metodologias ativas, contribuindo para a qualificação do ensino e, consequentemente, para a formação de futuros profissionais melhor capacitados.
- ItemAcesso AbertoAprendizagem baseada em projetos para desenvolvimento de competências em disciplina da educação profissional(2018-06-25) Diedrich, Valter Henrique; Wildner, Maria Claudete Schorr; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450Frente aos diversos e novos obstáculos que a educação vem sentindo, novas técnicas ou variações de métodos de ensino e aprendizagem tem proporcionado resultados satisfatórios no meio acadêmico. São estratégias de ensino que tem permitido tanto ao docente como ao discente uma realocação de posição, um melhoramento do professor habitual e seu método tradicional de ensino, que visa através de métodos ativos de ensino e aprendizagem o dinamismo do aluno, a sua procura de sentido crítico e idealizador, o cultivo da independência cognitiva e promoção da autonomia. Tais técnicas colocam o discente no centro do ensino, como responsável por suas atividades de aprendizagem. Ao professor cabe a responsabilidade de orientação, como um tutor do aluno. Neste artigo é relatada a experiência da aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, para uma turma do ensino técnico profissionalizante e caracterizando este processo através da coleta da opinião dos próprios alunos. Como esperado, a metodologia ABP teve muitos pontos positivos e foram alcançados níveis satisfatórios de ratificação do método como forma de ensino e avalição. Além disto foram expostos alguns pontos importantes que devem ser trabalhos para a melhoria contínua não apenas desta técnica na disciplina em questão como considerar outras metodologias ativas de ensino.
- ItemAcesso AbertoAvaliação das ferramentas colaborativas G Suite no meio acadêmico e o papel do docente frente às novas tecnologias de aprendizagem colaborativa(2018-06-25) Mallmann, Rafael; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O artigo busca realizar uma análise quanto ao papel do professor frente às novas tecnologias colaborativas, junto a disciplina de Informática e Sistemas de Informação Gerencial, do curso de Técnico em Administração, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A disciplina foi ministrada utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) realizadas por meio de trabalhos em grupos, com a utilização da plataforma G Suite da Google. No novo contexto de tecnologias, que permitem acessos simultâneos e remotos aos conteúdos em sala de aula, o principal aspecto abordado é a importância e o papel do professor dentro da sala de aula, e a avaliação da aprendizagem tendo a figura do professor presente ou não. Por meio de um questionário aplicado aos estudantes, avaliou‐se o uso da plataforma G Suite, analisando o seu modelo colaborativo e contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como foco a avaliação do papel do professor neste cenário em que a tecnologia é utilizada como recurso educacional, onde pode-se observar, o novo papel do professor como um grande orientador da aquisição do conhecimento, e não mais apenas como o detentor e transmissor do saber.
- ItemAcesso AbertoBenefício Assistencial de Prestação Continuada: abrandamento do requisito da miserabilidade(2017-08) Junges, Cristine Elisa; Pierozan, Marcia Maria; http://lattes.cnpq.br/4769978111661202A Constituição Federal de 1988 criou o sistema de Seguridade Social, destinado a assegurar o direito à Saúde, à Previdência e à Assistência Social aos cidadãos. A Assistência Social é prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à Seguridade Social. Dentre seus objetivos está a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso com mais de 65 anos, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua própria família. O presente artigo tem como objetivo analisar os principais requisitos para a concessão do benefício assistencial de prestação continuada, suas peculiaridades e algumas características, com ênfase no requisito econômico. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada através de método dedutivo e de procedimento técnico bibliográfico e documental. Assim, as reflexões iniciam a partir de um resgate sobre o conceito e composição da Seguridade Social, com breve exposição sobre a Assistência Social, até chegar ao benefício assistencial de prestação continuada. Nesse sentido, conclui-se que a Assistência Social é prestada a quem necessitar, desde que observados certos requisitos, dentre eles a insuficiência econômica dos pretensos beneficiários.
- ItemAcesso AbertoContribuições e desafios da metodologia instrução entre pares: um estudo de caso no ensino técnico(2018-08-14) Mörschbächer, Jorge Lauri; Padilha, Teresinha Aparecida Faccio; http://lattes.cnpq.br/9740079294246122No contexto educacional recente há um consenso de que os métodos tradicionais de ensino têm se deparado com uma realidade que demanda novas exigências às instituições educacionais. Frente a isto surgem como alternativa as metodologias ativas de ensino, que partem da proposta de um maior envolvimento do aluno em seu próprio processo de aprendizagem, bem como de uma maior horizontalidade no espaço da sala de aula. Dentre elas, destaca-se nesse artigo a metodologia de ensino da Instrução entre Pares, que tem apresentado resultados positivos nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como no maior interesse dos alunos pelo conhecimento a partir da troca de informações e saberes em sala de aula. Sob tal perspectiva, o objetivo da pesquisa é investigar de que forma a metodologia da Instrução entre Pares pode contribuir para a formação profissional do estudante do ensino técnico em Administração. Inicialmente foi desenvolvido um estudo de caso com a utilização da metodologia no Colégio Teutônia, em uma disciplina de Logística que compõe o currículo do curso técnico em Administração. A coleta de dados foi feita por meio de registro das percepções do docente condutor da prática e de um questionário respondido pelos alunos. Os resultados demonstram melhor aproveitamento do período de aula e maior envolvimento dos alunos, a partir do interesse no diálogo e da maior interação professor-aluno e aluno-aluno; todavia observou-se que o estudo autônomo e a leitura prévia, fora do contexto de sala de aula, ainda são práticas que precisam ser incentivadas.
- ItemAcesso AbertoCusteio da Seguridade Social no Brasil: a Previdência Social é deficitária ou superavitária?(2017-08) Wolf, Guilherme Eidelwein; Buffon, Marciano; http://lattes.cnpq.br/6470151419479349O artigo apresenta conceitos frente ao tema do custeio da Seguridade Social no Brasil. Serão expostas as características do sistema contributivo e das contribuições sociais da Seguridade Social. Este artigo tem por objetivo analisar as fontes de custeio da Seguridade Social no Brasil e, alcançar à conclusão do problema proposto, identificando o déficit ou superávit da Seguridade Social. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa, na qual se empregou o método dedutivo, com a citação de doutrinadores e técnicos da área previdenciária. Utilizou-se de material bibliográfico para auxiliar na compreensão do tema proposto e, cujo resultado revelou que o discurso do déficit da Seguridade Social, propagado pelo Governo Federal, nada mais é do que inconsistente, diante de dezenas de bilhões subtraídos da seguridade anualmente pelas desonerações fiscais e pela Desvinculação de Receitas da União.
- ItemAcesso AbertoDiagnóstico da geração e disposição final dos dejetos suinícolas no município de Três Passos/RS(2017-10) Trautenmüller, Andréia Vanize; Eckhardt, Rafael Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3757862110719225Este estudo teve o objetivo de realizar o diagnóstico da geração e destinação dos dejetos gerados pela atividade de suinocultura no município de Três Passos/RS, com ênfase no mapeamento das áreas de disposição dos dejetos em uma unidade integrada de produção de suínos. O município de Três Passos está localizado no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul e faz parte do Conselho Regional de Desenvolvimento Celeiro. As informações da produção de suínos e da geração de dejetos foram obtidas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler, de acordo com o âmbito de licenciamento ambiental. Para o mapeamento do uso e cobertura do solo utilizou-se a imagem do satélite Landsat 8 e o Software TerrSet Geoespatial Monitoring and Modeling, utilizando classificação supervisionada. Em Três Passos existem 131 unidades produtoras, sendo 14 licenciadas pela FEPAM e 117 unidades pelo órgão ambiental municipal. A produção de suínos é categorizada como Ciclo completo, UPL’s, Creche e Terminação, totalizando uma produção anual de 355.160 suínos e volume de 863.549,00 m³ de dejetos líquidos. Considerando a aplicação de 40 m³/ha/ano de dejetos, para a disposição deste resíduo orgânico em solo agropecuário são necessários 21.588,72 ha, enquanto que o município de Três Passos dispõe de 15.591 ha de solo agropecuário que serviriam para tal finalidade. A unidade produtora suinícola onde realizou-se o diagnóstico, produz 3.000 suínos/ano na categoria de terminação, que geram 2.772 m³ de dejetos líquidos por ano. A propriedade necessita de 69,3 hectares para a aplicação dos dejetos, mas conta somente com 13 ha, sendo que os demais são emprestados de terceiros. Conclui-se que o município possui um déficit de aproximadamente 5.997,72 ha para a aplicação dos dejetos gerados atualmente pela produção suinícola.
- ItemAcesso AbertoDireito à desconexão frente aos direitos e deveres do empregado no contrato de trabalho especificamente no teletrabalho(2017-08) Bald, Aline Graziela; Tessmann, Cláudia; http://lattes.cnpq.br/8288642937368277O presente artigo trata sobre o direito à desconexão ao teletrabalhador do seu trabalho habitual. O teletrabalho, conhecido como trabalho a distância, é elaborado com a utilização de equipamentos que permitem que o serviço efetivo possa ser realizado fora da empresa. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio de método dedutivo e de procedimento técnico bibliográfico e documental. As reflexões partem de uma breve conceituação do contrato de trabalho, analisando as características e os elementos do contrato. Em seguida, explana sobre análise histórica do teletrabalho, conceitos, definições, classificações, vantagens e desvantagens, para, por fim, examinar se há o direito à desconexão do teletrabalhador, com base na dignidade e proteção do empregado, bem como a compatibilidade do trabalho a distância com relação à jornada de trabalho normal. Nesse sentido, conclui que mesmo o teletrabalhador não utilizando do espaço físico da empresa, existe garantias estabelecidas pela CLT e que não podem deixar de ser cumprida, que é o direito ao descanso, férias e lazer, proporcionando ao empregado o direito à desconexão do trabalho.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »