Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização por Orientador "Magedanz, Adriana"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAprendizagem baseada em problemas: possibilidades para um curso Técnico em Enfermagem(2018-06-26) Ravel, Michele; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237A educação, em geral, vem passando por transformações pertinentes à formação dos profissionais de diferentes áreas, inclusive da saúde. Novas tendências no ensino e na aprendizagem apontam a necessidade de apostar em ações que buscam estimular a criatividade e a autonomia, um desafio aos docentes da contemporaneidade. Esta escrita trata de um estudo de caso vivenciado na disciplina de Saúde Coletiva,de um curso técnico em Enfermagem, de uma instituição de educação profissional, localizada em Lajeado/RS. A partir da análise de conteúdo qualitativa, abordando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscou-se refletir sobre como o discente da educação profissional se envolve com a resolução de problemas, procurando vincular teoria e prática. A verificação dos resultados permite vislumbrar aspectos positivos nas atividades pedagógicas, quando estas estão atreladas às metodologias ativas, contribuindo para a qualificação do ensino e, consequentemente, para a formação de futuros profissionais melhor capacitados.
- ItemAcesso AbertoEducação profissional: analisando aspectos da realidade docente(2018-06-26) Schorr, Marcos; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237Ser professor é uma responsabilidade muito grande perante a entidade escolar, a sociedade e os alunos. Exige preparação e atualização constante do docente para que possa corresponder às necessidades e os objetivos das partes interessadas. Porém, o docente que aceita o desafio pedagógico, nem sempre possui formação específica para estar em sala de aula, principalmente no ensino técnico, onde a experiência profissional assume grande relevância na hora de disseminar conhecimentos específicos. Este artigo, fruto de um trabalho de conclusão de curso a nível de especialização em Docência na Educação Profissional, apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto aos professores do Centro de Educação Profissional da Univates, localizado em Lajeado-RS, no primeiro semestre de 2017. O objetivo principal deste estudo é, a partir das informações coletadas e confrontadas com referenciais teóricos sobre o tema “ser professor”, efetuar uma análise quanti-qualitativa sobre aspectos pertinentes à carreira docente, especialmente no que tange aos “professores de primeira ensinagem”. Por fim, almeja-se fazer deste um texto de apoio aos diversos profissionais que, de repente, percebem-se na docência.
- ItemAcesso AbertoImpactos da estratégia World Café num curso técnico em administração: motivação, participação e aprendizado em sala de aula(2018-06-26) Brune, Luciana; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237Este trabalho, um estudo de caso desenvolvido com uma turma de ensino técnico do Vale do Taquari/RS, busca analisar os impactos de uma técnica inovadora em sala de aula, o World Café. Objetiva-se verificar se esta atividade diferenciada, classificada como metodologia ativa, é capaz de interferir significativamente na motivação e no interesse dos alunos, intensificando sua proatividade na busca e construção de soluções. Além disso, tem-se o intuito de fazer uma análise resumida sobre os aprendizados decorrentes desta dinâmica colaborativa. Os dados, que serviram para alicerçar a parte empírica da pesquisa, são oriundos de um questionário semi-aberto, com análise de conteúdo quanti e qualitativa, respaldada na categorização de dados produzidos pelo feedback dos discentes da turma envolvida. O resultado deste processo investigativo leva a crer que o World Café pode ser considerado uma eficiente estratégia em sala de aula, com o propósito de tirar os alunos do papel passivo, motivando-os à participação e interação na busca de novos conhecimentos e resolução de desafios. Ademais, o estudo também indicou alguns pontos muito valorizados pelos estudantes, como a interação com todos os colegas e a troca de experiências para construção de novas ideias. Por fim, a partir da experiência apresentada, confrontada com o referencial teórico, foi possível identificar contribuições significativas no processo ensino e aprendizagem a partir de métodos pouco convencionais em sala de aula, reforçando a importância do protagonismo do estudante.
- ItemAcesso AbertoInvestigando a concepção de um grupo de professores a respeito de metodologias ativas(2018-06-25) Haefliger, Maira; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237Este trabalho aponta uma investigação sobre a concepção de um grupo de professores da Educação Básica, que atuam em diferentes níveis de ensino no município de Colinas/RS, quando questionados a respeito de metodologias ativas em sala de aula. Com o objetivo de verificar a visão dos docentes de duas redes de ensino (municipal e estadual) do referido município, que desenvolvem estratégias pedagógicas próprias em sala de aula, pretende-se identificar os métodos mais utilizados, bem como inter-relacionar estes com metodologias ativas e analisar as possíveis vertentes à Educação Profissional. As metodologias ativas são ferramentas que possibilitam ao aluno ser o agente principal de seu aprendizado, tendo o professor como um orientador e parceiro na construção dos saberes. O docente usa diversas estratégias, deixando a aula meramente expositiva de lado, para ingressar num mundo tecnológico, fazendo com que o estudante busque alcançar uma progressão mais efetiva em relação ao conhecimento. Os dados revelados na pesquisa, oriundos da análise de conteúdo das respostas de um questionário virtual semiaberto, mostram que os professores investigados conhecem algumas das metodologias apresentadas, bem como as utilizam em sala de aula. Projeto, trabalho em grupo e pesquisa científica foram as mais citadas e, no que se refere à educação profissional, a integração da teoria com a prática é, para a grande maioria dos respondentes, elemento fundamental na busca pela construção de um técnico mais qualificado para o mercado de trabalho.
- ItemAcesso AbertoMetodologias ativas na educação profissional: estudo de caso de uma disciplina do curso técnico em eletroeletrônica(2018-06-26) Bazanella, Fernando; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237Este artigo, fruto de um trabalho de conclusão de curso a nível de especialização em Docência na Educação Profissional, tem como objetivo verificar se a mudança na forma de ensino, por meio da utilização de metodologias ativas, é capaz de interferir no aprendizado e, consequentemente, no desempenho do aluno. Para isso, apresenta alguns dos principais conceitos, ferramentas e características de metodologias ativas, especificamente quando utilizadas na disciplina de Máquinas Elétricas, integrante do currículo no Curso Técnico em Eletroeletrônica, de uma instituição de ensino privada localizada no Vale do Taquari/RS. Trata-se de um estudo de caso, com análise quanti-qualitativa. Após a fundamentação teórica, são descritas ferramentas, técnicas adotadas no processo e também é realizada a apresentação das duas turmas analisadas, objetos de estudo do trabalho. Por fim, concluída a especificação da análise dos dados, conjecturam-se alguns resultados, verificando a interferência do método pedagógico no aprendizado do aluno e sua importância na transformação das técnicas de ensino utilizadas pelo corpo docente.