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Navegando Ensino por Autor "Agapito, Francisca Melo"
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- ItemAcesso AbertoFormação de professores surdos que atuam no município de Imperatriz-MA(2016-04-26) Agapito, Francisca Melo; Lopes, Maria Isabel; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7057275599591162; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Lopes, Maria Isabel; Martins, Silvana Neumann; Marchi, Miriam Ines; Rempel, ClaudeteA formação de professores surdos é uma realidade na sociedade contemporânea, assim sendo é relevante que estes profissionais sejam qualificados para atuar em âmbito educacional, conforme a legislação vigente. Nesta perspectiva, esta dissertação teve como objetivo geral investigar as implicações da formação inicial e continuada de professores surdos que atuam com a disciplina de Libras no município de Imperatriz-MA sobre o ensino desenvolvido em sala de aula. Foram utilizados referenciais teóricos que abordam a formação de professores, como Nóvoa (1999), Pimenta (2005), Tardif (2012), dentre outros, e sobre a surdez, a exemplo Quadros (2006), Perlin (2009), Skliar (2010) e outros relevantes para a temática. A metodologia utilizada para a realização deste estudo foi de cunho qualitativo e de caráter exploratório, visando explorar fenômenos resultantes da problemática em questão. Participaram deste estudo duas professoras surdas que atuam em instituições de ensino superior no município de Imperatriz-MA. Os instrumentos utilizados foram filmagens realizadas com as professoras surdas, além de análise documental referente aos currículos das IES que possuem cursos de licenciatura e entrevistas semiestruturadas às duas professoras surdas, os dados coletados foram analisados por meio de uma aproximação com a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, em que as narrativas das participantes foram categorizadas. Os resultados evidenciaram que o processo de formação de professores surdos teve avanços significativos, assim a inclusão de disciplinas que embasam a formação destes é um exemplo. Por outro lado, foi possível inferir as necessidades de um currículo mais consistente que contemple de modo mais específico às necessidades para a formação de professores surdos. A pesquisa mostrou ainda a relevância de se promover acepções mais consistentes e claras em relação aos surdos, suas características peculiares e atuação em âmbito educacional.