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Navegando Ensino por Autor "Alves, Ana Cláudia De Sousa"
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- ItemAcesso AbertoO ensino desenvolvido na formação de professores que atuam em sala de recursos na rede municipal de educação de Imperatriz/MA(2016-10) Alves, Ana Cláudia De Sousa; Lopes, Maria Isabel; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610A formação de professores, para o atendimento em sala de recursos nos últimos anos, tem sido tema de muitas discussões, pois, ainda é um campo que merece atenção, principalmente quando se destaca a inclusão de alunos com deficiência na sala de aula comum. Dessa maneira, essa dissertação aborda o ensino da formação de professores que atuam em sala de recursos na rede municipal de educação de Imperatriz/MA. Com isso, tem-se o seguinte problema: como o ensino desenvolvido nas formações de professores para atuarem em sala de recursos, oferecidas pelo Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), contribui para a inclusão de alunos com deficiência na rede municipal de ensino? Dessa forma, buscou-se como objetivo geral analisar como o ensino desenvolvido nas formações de professores para atuarem em sala de recursos, oferecidas pelo SIADI, contribui para a inclusão de alunos com deficiência na rede municipal de educação. A pesquisa foi estruturada de acordo com a abordagem qualitativa, por considerar que possibilita ao pesquisador melhor interação com o objeto de estudo. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras de sala de recursos. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, que incluiu observação nas salas de recursos, e uma pesquisa documental entre os anos de 2010 a 2013 no SIADI para verificar quais formações foram realizadas. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas com as professoras sujeitos da pesquisa, as quais foram gravadas e transcritas. Os dados foram analisados utilizando-se de uma aproximação da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Com as análises da pesquisa, observou-se que as professoras levantaram problemáticas, caracterizadas neste trabalho como entraves, tais como: falta de acompanhamento por parte da equipe de formação, falta de articulação entre os professores de sala comum e os professores da sala de recursos. No entanto, constatou-se nas entrevistas, que o ensino desenvolvido nessas formações contribui na melhoria das práticas dos professores de sala de recursos mediante a formação ofertada pelo SIADI e que a mesma contribuiu, também, para a inclusão dos alunos com deficiência inseridos na rede de ensino regular.