Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Docência na Educação Profissional por Autor "Brune, Luciana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoImpactos da estratégia World Café num curso técnico em administração: motivação, participação e aprendizado em sala de aula(2018-06-26) Brune, Luciana; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237Este trabalho, um estudo de caso desenvolvido com uma turma de ensino técnico do Vale do Taquari/RS, busca analisar os impactos de uma técnica inovadora em sala de aula, o World Café. Objetiva-se verificar se esta atividade diferenciada, classificada como metodologia ativa, é capaz de interferir significativamente na motivação e no interesse dos alunos, intensificando sua proatividade na busca e construção de soluções. Além disso, tem-se o intuito de fazer uma análise resumida sobre os aprendizados decorrentes desta dinâmica colaborativa. Os dados, que serviram para alicerçar a parte empírica da pesquisa, são oriundos de um questionário semi-aberto, com análise de conteúdo quanti e qualitativa, respaldada na categorização de dados produzidos pelo feedback dos discentes da turma envolvida. O resultado deste processo investigativo leva a crer que o World Café pode ser considerado uma eficiente estratégia em sala de aula, com o propósito de tirar os alunos do papel passivo, motivando-os à participação e interação na busca de novos conhecimentos e resolução de desafios. Ademais, o estudo também indicou alguns pontos muito valorizados pelos estudantes, como a interação com todos os colegas e a troca de experiências para construção de novas ideias. Por fim, a partir da experiência apresentada, confrontada com o referencial teórico, foi possível identificar contribuições significativas no processo ensino e aprendizagem a partir de métodos pouco convencionais em sala de aula, reforçando a importância do protagonismo do estudante.