Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Autor "Alves, Rogério"
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- ItemAcesso AbertoResistência mecânica de concreto de cimento Portland: correlação de ensaio à compressão axial com esclerometria(2017-09) Alves, Rogério; Mascolo, Rafael; http://lattes.cnpq.br/4191062226316722; Mascolo, Rafael; Righi, Débora Pedroso; Longhi, Márlon AugustoO concreto de cimento Portland vem sendo um dos materiais mais consumidos no mundo, estando presente nas mais variadas estruturas. Sua principal propriedade é sua elevada resistência à compressão, a qual é utilizada como balizamento da sua qualidade. A resistência à compressão pode ser verificada submetendo corpos de prova, moldados no ato da concretagem à ensaio de compressão axial. Porém, em grande parte das situações este resultado não representa a real resistência do concreto empregado na estrutura, devido às operações realizadas, como lançamento, adensamento e cura. Ou seja, ele mede a resistência potencial do concreto, fazendo com que seja necessário verificar a resistência do concreto empregado na estrutura, a chamada resistência efetiva do concreto. Para isso existem duas classes de ensaios, os destrutivos, como por exemplo o ensaio de extração de testemunhos do concreto, e também os ensaios não destrutivos, que causam um dano mínimo ou desconsiderável na estrutura e permitem a realização de inúmeras repetições sem comprometimento estrutural, como por exemplo, o ensaio de esclerometria. Esta pesquisa busca avaliar e relacionar os resultados obtidos nos ensaios de resistência à compressão axial, medida em corpos de prova padronizados, em testemunhos extraídos de um molde estrutural desenvolvido especifacamente para esta pesquisa, e de esclerometria. Os resultados dos ensaios destrutivos, de rompimento de corpos de prova padrão e de testemunhos extraídos, foram muito próximos, comprovando a eficiência e conhecimento prévio sobre os ensaios, onde os coeficientes de correção para minoração dos efeitos que a extração causa nos testemunhos, se mostram adequados e imprescindíveis para utilização do ensaio. Sobre a esclerometria, foi possível verifcar que o tipo e teor de cimento utilizados no concreto têm interferência na dureza superficial e que o ensaio se mostra adequado principalmente para avaliação da uniformidade do concreto empregado na estrutura. Quanto à utilização do método não destrutivo para obtenção da resistência à compressão do concreto, o mesmo se mostrou adequado, porém não apresentou precisão nos valores apresentados, se comparado aos demais ensaios. Contudo, a partir dos dados obtidos foi possível propor novas correlações entre o índice esclerométrico e a resistência à compressão do concreto, possibilitando o uso do esclerômetro com maior precisão.