Design - TCC II
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Browsing Design - TCC II by Author "Bruckner, Melanie Sol"
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- ItemOpen AccessDesign e intergeracionalidade: criação de plataforma digital para fortalecer os vínculos afetivos entre idosos e crianças por meio do estímulo cognitivo de ambos(2020-12) Bruckner, Melanie Sol; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Teixeira, Bruno da Silva; Dapper, Silvia Trein HeimfarthA intergeracionalidade pode ser definida como a interação social entre indivíduos de idades distintas, na qual há troca de conhecimentos, valores e experiências de vida. Neste contexto, a relação entre crianças na terceira infância e idosos, tema deste projeto, traz benefícios para ambos, ao contribuir para o estímulo de suas funções cognitivas, pois elas desempenham um papel importante ao longo da vida, auxiliando na realização de tarefas de forma autônoma e influenciando na qualidade de vida. Entretanto, essa relação está passando por um processo de distanciamento, devido às mudanças de princípios e hábitos entre as gerações. Desta forma, as tecnologias digitais surgem como possíveis aliadas do processo de aprendizagem e do incentivo à atividade mental, desde que bem aplicadas. Assim, o objetivo do projeto é criar uma plataforma digital com atividades que estimulem as funções cognitivas e incentivem o fortalecimento dos vínculos afetivos entre idosos e crianças na terceira infância, contribuindo para manter a mente ativa do idoso, a desenvolver as capacidades mentais da criança e a melhorar a empatia e interação social de ambos. Para tal, foi utilizada a metodologia de Jesse James Garrett em conjunto com os métodos do Human-Centered Design. Na etapa de coleta de dados foram realizadas análise de similares, entrevistas com possíveis usuários, com profissionais e questionários quantitativos que, juntamente com a pesquisa teórica, possibilitaram formar um conjunto de dados a ser explorado, por meio de uma lista de requisitos que orientou a etapa criativa deste trabalho. O desenvolvimento criativo da plataforma iniciou-se com métodos do Human-Centered Design que auxiliaram na definição do conceito e serviram de inspiração para a identidade visual do projeto. Ademais, foram estruturados o fluxo do usuário, os wireframes e os elementos que fazem parte da interface digital. A partir disso, criou-se um protótipo funcional para testes de usabilidade, avaliando se os objetivos foram alcançados e recebendo feedback que auxiliou no refinamento das telas finais do projeto. Por fim, refletiu-se sobre a necessidade de firmar parcerias com profissionais da área da tecnologia, saúde e educação para a futura implementação da plataforma digital. Com este trabalho, obteve-se a percepção do design como uma ferramenta interdisciplinar que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos usuários e sua comunidade.