Especialização
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Especialização by Author "Giasson, Carlos Menta"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessMetodologias ativas no ensino de matemática financeira em nível técnico profissionalizante: percepção de estudantes(2018-06-25) Giasson, Carlos Menta; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836Este artigo foi produzido como requisito para conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional, da Univates, O estudo investigou a percepção dos estudantes da disciplina de Matemática Financeira e Estatística do Curso Técnico em Administração da Univates sobre o uso de técnicas de ensino norteadas por metodologias ativas. Foi feito um levantamento do referencial teórico sobre o tema, com foco no método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), A característica metodológica deste trabalho é de natureza quantitativa. Foi utilizado um instrumento de pesquisa on-line com questões de múltipla escolha e escalas do tipo Likert. Os dados coletados foram organizados em gráficos que demonstram um equilíbrio na preferência dos estudantes por aulas onde ocorre uma mescla entre metodologia tradicionais e ativas. A maioria dos estudantes consideraram que a tarefa realizada, baseada em ABP, auxiliou no aprendizado, podendo facilitar a compreensão da matéria. Apesar de não encerrar o assunto, o artigo pode subsidiar debates sobre as melhores práticas pedagógicas para o Ensino Técnico Profissionalizante e outros níveis de ensino.