MBA
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando MBA por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 22
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoBranding Education(2017-08) Lucas, Daniela de; Kreutz, Elizete de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543Uma marca é a representação de uma empresa, de um produto ou de um serviço, e também é um patrimônio, um ativo intangível cujo valor dependerá de sua reputação no mercado em que atua. Para que sua imagem-conceito seja positiva diante de seus públicos, deve haver coerência em seu Discurso Multimodal, o qual é constituído por todos os atos sociais da marca. Diante disso, o objetivo deste artigo é desenhar, para a Vinícola Aurora, um modelo de Brand(ing) Education, a educação formal em prol da marca, proporcionando o conhecimento necessário aos seus públicos, para que os mesmos possam atuar em favor da mesma. Além da marca gerar um valor financeiro para o mercado, ela gera valor emocional para as pessoas, que por si só justificaria este estudo. Contudo, o mesmo também se justifica diante da necessidade de analisarmos e aprimoramos as práticas profissionais sobre o branding, para que possam ser compreendidas e difundidas no meio acadêmico e empresarial, contribuindo com o desenvolvimento social. O presente artigo foi desenvolvido com base no método qualitativo exploratório-descritivo, teve como ferramentas metodológicas o estudo de caso e as pesquisas bibliográfica, documental e de internet. Esperamos que o mesmo possa contribuir com a academia, por meio das reflexões apresentadas sobre o tema Brand(ing) Education, e também com os profissionais da área que necessitam de constantes atualizações sobre o gerenciamento de marcas.
- ItemAcesso AbertoStorytelling: o poder da narrativa estratégica dentro do branding e marketing(2017-08) Santos, Leonardo Schwertner Dos; Müller, Thaís Carnieletto; http://lattes.cnpq.br/5796237762524719O Storytelling é uma técnica de comunicação que vem sendo utilizada como ferramentas estratégicas para a construção e promoção de marcas e produtos. Apesar de ser uma tendência moderna, podemos definir a expressão Storytelling como o ato de “contar histórias”, um recurso que historicamente já se provou efetivo em trazer à tona as memórias, experiências vividas e até mesmo inspirar, através de narrativas, sentimentos como desejo, admiração e identificação. Atualmente cada vez mais as empresas passam a ver a importância e o potencial estratégico da utilização deste recurso narrativo dentro de suas estratégias de branding. Através da metodologia de análise qualitativa, é possível definir e justificar, através do estudo e análise de casos de sucesso, como uma boa história pode ser uma importante ferramenta na valorização de produtos, marcas e na criação de novas propriedades intelectuais de grande valor. A versatilidade de aplicação do storytelling permite que o mesmo seja explorado em vários meios de forma integrada, fortalecendo o apelo e a abrangência da mensagem que visa transmitir. Entender como construir e estruturar uma boa narrativa e definir em quais meios implementá-la é a chave para o sucesso de uma boa estratégia de storytelling, seja dentro do campo do marketing ou do branding.
- ItemAcesso AbertoAnálise e proposta de melhoria no processo de vendas da empresa Free tintas LTDA(2017-08) Merlin, Michele Inês Gonçalves; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932No atual cenário da Era da Informação, os produtos têm se tornado cada vez mais semelhantes e a concorrência mais acirrada. Sendo assim, as empresas necessitam analisar e aprimorar seus processos para poder manter-se de maneira competitiva e diferenciada no mercado. Diante do exposto, este artigo tem por objetivo analisar e propor melhorias no processo de vendas, mais especificamente a programação de vendas em uma indústria de tintas e vernizes. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se: (1) Elaborar o fluxograma do processo de vendas atual; (2) Descrever a sistemática das vendas, como está estruturado a programação e atendimento dos vendedores externos; (3) Apresentar sugestões de melhorias; (4) Elaborar um quadro com os problemas e sugestões de melhorias. Para cumprir efetivamente os objetivos propostos, é utilizado o método de análise e melhoria de processo, que consiste em um conjunto de etapas a serem seguidas. Nessas etapas são utilizadas ferramentas como o fluxograma de processo e o brainstorming para melhor entender, mapear e sugerir melhorias do processo. O estudo foi realizado in loco com a direção, gerente e supervisora comercial, participando de reuniões comerciais, analisando os relatórios e planilhas existentes com o objetivo de melhor compreender a programação das vendas. Na fundamentação teórica, são abordados conceitos de gestão de processo e serviço, fluxograma, melhorias de processo e métodos. Quanto ao método de pesquisa, ela é classificada como aplicada e um estudo de caso, de abordagem qualitativa com caráter exploratório com dados primários e secundários.
- ItemAcesso AbertoFatores de satisfação no trabalho: estudo com professores pesquisadores de uma instituição de Ensino Superior(2017-09) Bruxel, Simone; Schneider, Evania; http://lattes.cnpq.br/0403196623453453O ambiente de trabalho se caracteriza por condições físicas, materiais, psicológicas e sociais, tais condições contribuem para a motivação e satisfação no trabalho, bem como para a retenção das pessoas nas organizações. Este estudo tem por objetivo identificar os fatores de satisfação no trabalho dos professores pesquisadores, vinculados a Programas de Pós-graduação Stricto Sensu de uma instituição de ensino superior do interior do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa a partir de seu objetivo, pode ser classificada com exploratória e em relação ao tipo de abordagem utilizada no estudo, é caracterizada como qualitativa. De uma forma resumida pode-se dizer que entre os principais fatores de satisfação no trabalho para o grupo pesquisado, destacam-se: ambiente colaborativo, onde as pessoas compartilhem conhecimento e trabalhem em equipe, infraestrutura adequada; valorização do trabalho, com reconhecimento das produções individuais e coletivas; flexibilidade e participação na tomada de decisão.
- ItemAcesso AbertoPlano de Negócio para implantação de um crematório pet na cidade de Lajeado-RS(2017-09) Fritzen, Iasmine Negri; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A relação de afeto nutrida pelos tutores por seus animais de estimação aliada à escassez de espaço para enterro, proveniente da verticalização das cidades, e aos impactos ambientais gerados pela decomposição de cadáveres sugere a carência de uma alternativa para suprir a necessidade de destinação adequada dos animais após o óbito e solucionar o problema ambiental. Assim, esta monografia apresenta a elaboração de um Plano de Negócios com o objetivo de verificar a viabilidade de implantação de um crematório pet na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia deste trabalho se deu através de consulta bibliográfica e entrevista via telefone e e-mail com fornecedores e concorrentes. O levantamento de dados com o público-alvo foi por meio de aplicação de um questionário via google docs a 161 indivíduos residentes no Vale do Taquari-RS. Por fim, constatou-se a primordialidade do empreendimento e também a sua viabilidade econômica e financeira.
- ItemAcesso AbertoPlano de Negócios – Hotel do Vale(2017-09) Júnior, Valmor Mantelli; Braido, Gabriel Machado; http://lattes.cnpq.br/6787218109615641O presente trabalho teve como principal objetivo a elaboração de um plano de negócios que permitisse avaliar a viabilidade econômico-financeira de um hotel na região do Vale do Taquari, mais especificamente no município de Arroio do Meio. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os principais temas que compõem um plano de negócios, que são planejamento, marketing e finanças. Analisou-se, ainda, uma série de dados sobre o comportamento do setor hoteleiro e do consumidor desse serviço. Finalmente, foram realizadas projeções englobando vendas, custos e faturamento, que permitiram concluir pela viabilidade de tal empreendimento.
- ItemAcesso AbertoMelhoria no processo de programação da produção(2017-09) Schorr, Marcos; Nonohay, Roberto Guedes De; http://lattes.cnpq.br/2949769773035490Este trabalho consiste no estudo das tarefas executadas pelo programador de litografia, na programação do setor de litografia, visando encontrar operações ou tarefas que possam ser simplificadas ou melhoradas possibilitando que este tenha mais tempo para analisar a programação como um todo.
- ItemAcesso AbertoPlano de negócios para abertura de uma empresa de biscoitos funcionais(2017-09) Eckhardt, Gabriela; Bonfadini, Gerson José; http://lattes.cnpq.br/6066623394985609Diante de um cenário aonde as pessoas vem se preocupando muito com a sua saúde e consequentemente com a sua alimentação, esta monografia tem o objetivo de elaborar um plano de negócios para abertura de uma empresa focada na produção de biscoitos funcionais. A empresa Feito à Mão foi projetada para instalarse na cidade de Lajeado-RS e atender inicialmente a região do Vale do Taquari. Na primeira parte deste trabalho, estão apresentados os conceitos através de revisão bibliográfica. Nesta etapa, bem como no plano de negócios aplicado à empresa, o plano foi subdivido em: análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. A metodologia deste estudo fez uso de pesquisa de caráter quantitativo, onde foram aplicados questionários aleatoriamente, para pessoas de ambos os gêneros, idades, cidades e com diferentes preferências de consumo. Com isto, identificou-se um grande potencial de demanda para este tipo de produto, e o quanto as pessoas de fato estão preocupadas com a saúde e hábitos alimentares. Com base nos resultados da pesquisa de campo e com os dados secundários obtidos, estruturaram-se os planos de marketing, operacional, de recursos humanos e financeiro para abertura da empresa. Ao final do estudo pode concluir-se que a implantação do negócio é viável em diversos cenários.
- ItemAcesso AbertoComo a cultura organizacional influência na atuação dos líderes(2017-09) Bastos, Priscila Lanzini; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302Este artigo objetivou analisar na literatura a influência que a cultura organizacional tem sobre a atuação dos líderes empresariais. Havendo como objetivos específicos: Realizar um levantamento da literatura sobre cultura organizacional e liderança; Comparar, em diferentes estudos científicos, a influência que a cultura organizacional tem sobre a liderança empresarial; Identificar as culturas organizacionais que mais contribuem para o sucesso dos líderes, liderados e consequentemente para as empresas. A metodologia foi um estudo exploratório e bibliográfico, realizado através de análise qualitativa e bibliometria. Os resultados demonstraram que cultura e liderança se confundem no contexto da literatura, visto que o impacto ocorre da cultura sobre a liderança e da liderança sobre a cultura. Além disso, não há uma liderança ou uma cultura que seja melhor ou pior de modo geral, apenas lideranças e culturas que melhor se adaptam ao contexto atual da organização e da necessidade do setor que a empresa atua.
- ItemAcesso AbertoEstudo de caso: como o intraempreendedorismo e a comunicação podem influenciar na prestação de serviços na unidade do SESI de Lajeado(2017-09) Casagrande, Regina; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222Quando procuramos respostas para enfrentar a problemática da comunicação entre colaboradores e clientes, buscamos essa tão desejada resposta em argumentos como falta de interesse e comprometimento destes profissionais em atender com excelência, deixando de alcançar melhores resultados. O desenvolvimento deste trabalho, através de um estudo de caso, focou no intraempreendedorismo, suas principais características e também na capacidade de comunicação entre funcionários e clientes na prestação de serviços da unidade do SESI de Lajeado – RS. Sabe-se que grande parte dos empreendedores desenvolve o seu projeto enquanto trabalhador por conta de outrem, possibilitando um aumento significativo nos resultados das organizações, porém poucos colaboradores possuem estas características, ou tem a chance de desenvolvê-las com o apoio da empresa. Outro fator importante é a relação entre empresa e cliente, principalmente quando se trata de informações repassadas às partes interessadas. Participaram do estudo, 67 clientes das aulas de música e ginástica, do SESI de Lajeado – RS, e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com característica quali-quantitativa. Percebeu-se que os colaboradores do SESI de Lajeado possuem muitas características intraempreendedoras, com destaque especial para a qualidade das aulas desenvolvidas. Outro fator importante, evidenciado na pesquisa foi o amplo espaço físico, e em meio à natureza destinado para as aulas. Constatou-se também que os colaboradores possuem boa capacidade de comunicação, porém sugere-se que a organização promova iniciativas para melhorar e desenvolver esta capacidade, visto que alguns clientes evidenciaram ter problemas com as informações que recebem de alguns funcionários da empresa.
- ItemAcesso AbertoA percepção dos colaboradores e gestores de uma agência de uma instituição financeira localizada no interior do Rio Grande do Sul quanto à aplicação de feedback(2018-01) Castro, Michelle Bayer Leonhardt; Schneider, Evania; http://lattes.cnpq.br/0403196623453453Uma preocupação presente na rotina das empresas está ligada com a retenção de seus colaboradores. Vistos como peças chave para o sucesso organizacional, elas estão progressivamente incluindo como prática gerencial a manutenção de uma comunicação mais próxima entre líderes e liderados, sendo o feedback uma das formas utilizadas para essa finalidade. Este estudo tem por objetivo identificar a percepção dos colaboradores e dos gestores de uma agência de uma Instituição Financeira localizada no interior do Rio Grande do Sul quanto à aplicação de feedback. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, sendo o estudo classificado como descritivo e exploratório. A pesquisa identificou que a agência possui um grupo de colaboradores preocupados com seu desempenho, considerando o feedback uma importante ferramenta de comunicação que aproxima gestores e colaboradores. Esse fator demonstra de maneira positiva que o feedback deve ser mantido e aprimorado na agência. Percebeu-se, ainda, que existem opiniões divergentes acerca do formato de execução do feedback, fator que demonstra a necessidade de um bom preparo por parte dos gestores para personalizar sua forma de abordagem junto aos seus colaboradores no momento do feedback.
- ItemAcesso AbertoA percepção dos compradores sobre a função de compras em empresas de Lajeado/RS(2018-01) Oliveira, Jonatas; Faleiro, Sandro Nero; http://lattes.cnpq.br/6522064598520820As empresas, atualmente, estão inseridas em um ambiente competitivo, caracterizado pela ampla variedade de serviços e produtos ofertados. Diante disso, tornou-se necessário dar a devida importância para a cadeia de suprimento e os processos que a compõe. A função de compras deve ser vista como um processo estratégico para a organização e não mais como uma atividade rotineira. Assim, essa monografia tem como objetivo identificar a percepção dos compradores sobre a função de compras em empresas de Lajeado/RS. O método de caráter quantitativo envolveu um questionário enviado para os compradores, os quais não tinham grau de parentesco com os proprietários das empresas. Participaram do estudo 92 compradores representando organizações dos ramos do comércio, indústria e prestação de serviços. Os resultados indicaram que os compradores possuem noção da importância da sua função para as empresas nas quais trabalham e acreditam que desempenhar bem sua função faz a diferença no resultado do processo. No entanto, o bom desempenho não depende apenas dos compradores, é necessário que a organização tenha consciência de que também é responsável por esse profissional, valorizando a função não somente em termos financeiros, mas em grau de representatividade dentro da organização.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do clima organizacional na prefeitura de Arroio do Meio(2018-01) Alba, Dinara; Schneider, Evania; http://lattes.cnpq.br/0403196623453453Avalia o nível de satisfação com o clima organizacional dos funcionários efetivos da Prefeitura de Arroio do Meio. Apresenta revisão de literatura acerca de gestão estratégica de pessoas, cultura e clima organizacional, motivação e qualidade de vida no trabalho. Emprega abordagem quantitativa e, como instrumento de coleta de dados, utiliza um questionário com 37 questões, aplicado aos funcionários efetivos das secretarias da Administração, da Fazenda e Planejamento e da Indústria e Comércio. Identifica o grau de satisfação dos funcionários em relação ao trabalho realizado, salário, liderança e gestão, comunicação, relacionamento interpessoal, condições físicas de trabalho, ética, valorização dos funcionários e fatores motivacionais e desmotivacionais. Conclui que os funcionários estão parcialmente satisfeitos com o clima organizacional na Prefeitura de Arroio do Meio, destacando-se como pontos positivos, principalmente o relacionamento interpessoal entre os funcionários e os gestores, e como pontos críticos a comunicação e o reconhecimento. Sugere que, a partir das informações apuradas, os gestores criem estratégias de gestão de pessoas, visando melhorar a satisfação dos funcionários e a qualidade de vida no trabalho e a ampliação da pesquisa para as demais secretarias.
- ItemAcesso AbertoMarketing de conteúdo como estratégia de marca(2018-02) Faccio, Luciane; Kreutz, Elizete de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2772980944277543O novo cenário digital, como fenômeno de promoção da participação e colaboração espontânea entre as pessoas, e o novo perfil dos consumidores têm impelido as marcas a buscarem estratégias diferenciadas de comunicação e marketing, a fim de criar maior conexão com seu público e assim fortalecer sua imagem. O presente estudo busca, portanto, verificar a contribuição do marketing de conteúdo para a consolidação da marca, justificado pelo fato de essa ser uma prática recorrente de mercado, mas que ainda carece de estudo acadêmico. Como metodologia, optou-se pela pesquisa qualitativa-exploratória e os instrumentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica (STUMPF 2006), pesquisa de internet (YAMAOKA, 2006), estudo de caso (GIL, 2012) e análise de discurso (DUARTE, 2006). Como resultados, espera-se que o estudo permita aos gestores refletirem sobre suas práticas de comunicação da marca e o utilizem como embasamento para as estratégias de branding, bem como possa servir ao aprimoramento do conhecimento dos profissionais de marketing e comunicação corporativa.
- ItemAcesso AbertoAnálise da viabilidade de investimento: construção de unidade terminadora de aves(2018-03) Machado, Daniel Cordeiro; Zdanowicz, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/1168697074596999Considerando o mercado atual extremamente concorrido, num ambiente caracterizado por constante mudanças, para que uma empresa consiga atingir os seus objetivos, todos os investimentos necessitam de uma análise criteriosa antes de serem realizados. No setor da avicultura não é diferente, onde a análise de investimento surge como uma alternativa para auxiliar a tomada de decisão dos investidores. No Brasil, que possui características favoráveis para o desenvolvimento desta atividade, os produtores de aves são responsáveis por gerar emprego e renda para um grande número de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social nas regiões onde estão instalados. As granjas brasileiras possuem excelência tecnológica em genética, manejo e ambiência, obtendo ganhos de produtividade significativos. Nesta monografia será apresentada uma análise de investimento de uma unidade terminadora de aves dark house, modelo de integração, onde existe uma parceria entre o investidor e a empresa. Com a elaboração deste trabalho pretende- se auxiliar os investidores nas suas tomadas de decisão antes de executar ou não um projeto semelhante ao proposto.
- ItemAcesso AbertoA evolução do atendimento: uma análise na experiência de consumo dos clientes do varejo físico da construção civil(2018-04) Klamt, Henrique Adolfo; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052O artigo apresenta um estudo sobre as experiências de consumo no varejo da construção civil. Para isso, foi realizado uma pesquisa quantitativa na cidade de Teutônia e imediações, com uma amostra de 185 respondentes. Os resultados mostraram que o público, na sua maciça maioria, prefere comprar seus materiais de construção por meio de vendas assessoradas. Contudo, a análise mostrou também que os mesmos entrevistados valorizam os benefícios obtidos de uma compra por autosserviço. Como sugestão para as implicações gerenciais, é sugerido um modelo híbrido entre autoatendimento e venda consultiva, otimizando assim os benefícios de cada um.
- ItemAcesso AbertoA era do conhecimento e a gestão 3.0: revolucionando o papel dos líderes(2018-04) Santos, Giordani Tavares dos; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302Gestão e liderança 3.0 surgiu da necessidade de reinventar a gestão para enfrentar os desafios que o mundo dos negócios vem nos oferecendo atualmente. Este artigo tem como objetivo identificar qual é o papel dos líderes na atualidade, frente à atual geração, levando em conta os conceitos da Gestão 3.0 e a era do conhecimento. O Método utilizado foi de revisão bibliográfica. O estudo revela as dificuldades dos líderes frente a diversidade de gerações atuando simultaneamente, em busca de alta performance sendo o maior desafio saber lidar com o ser humano, fazendo da empresa um lugar melhor para todos.
- ItemAcesso AbertoCadeia de valores e vantagem competitiva nas cooperativas de distribuição de energia elétrica(2018-08-08) Mallmann, Ernani Aloísio; Britto, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/7922993706137915A presente pesquisa estuda as cooperativas de distribuição de energia elétrica do ramo de infraestrutura regularizadas pelo Poder Concedente – União, enquadradas no Ambiente Regulado do setor elétrico brasileiro a partir da assinatura do contrato. A partir da Lei 8.987 de 13 de fevereiro de 1995, que regulamenta o artigo 175 da Constituição Federal de 1988, as cooperativas podem ser enquadradas, através da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, órgão regulador, como cooperativas permissionárias. Devem, neste Ambiente Regulado, estruturar-se para prestar este serviço de acordo com o parágrafo 1o do artigo 6o da Lei 8.987 de 13 de fevereiro de 1995, que estabelece serviço adequado àquele que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na prestação de serviço e modicidade tarifária, bem como atender a legislação pertinente ao setor elétrico. As cooperativas são caracterizadas como sociedades de pessoas, com o objetivo comum de atender às necessidades dos associados, aprovadas em assembleias e regidas, principalmente, pela Lei 5.764 de 16 de dezembro de 1971, pelo Estatuto Social e legislação complementar. A Vantagem Competitiva tem origem em inúmeras atividades distintas dentro da cadeia de valores e os elos que as interligam são fundamentas para que esta vantagem competitiva seja alcançada. A cadeia de valores constitui-se num instrumento básico para o diagnóstico da cadeia de valores e desempenha um papel importante na estrutura organizacional da empresa, principalmente quando esta estrutura está definida no sentido de agrupar atividades similares e através e inúmeros elos interagem no aumento da vantagem competitiva. A implantação da ISO 9.001, que consiste num Sistema de Gestão da Qualidade, obrigatório para as distribuidoras de energia elétrica, busca a melhoria contínua nos processos para aumentar a satisfação dos consumidores e as partes interessadas na melhoria dos produtos e serviços oferecidos, na redução das não conformidades e no planejamento das futuras necessidades e expectativas dos associados. Enfatiza-se, portanto, que serão necessários novos desafios a serem vencidos pelas cooperativas distribuidoras de energia elétrica para atender as exigências impostas.
- ItemAcesso AbertoO desafio do E-commerce para empresas B2B e a identificação de estratégias para sua implementação(2019-02) Krindges, Luciane Inês; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Em um mercado cada vez mais disputado, diferentes possibilidades de negócios ganham espaço. Neste caso, uma das possibilidades é o e-commerce. Com o aumento do número de pessoas conectadas à internet o mercado passou a descobrir formas de alcançar também o público digital. Assim o presente artigo teve o objetivo de identificar estratégias de implementação do e-commerce para empresas do segmento B2B. Este artigo está embasado em uma pesquisa qualitativa, seguindo dados secundários disponibilizados em documentos e informações disponíveis na internet, obtendo como resultado a identificação das estratégias de implementação da ferramenta e-commerce B2B para as indústrias de transformação.
- ItemAcesso AbertoGestão de relacionamento: uma análise sobre percepção de confiança, valor percebido e lealdade em consumidores de serviços bancários(2019-03) Vittorazzi, Kasiana; Dalmoro, Marlon; http://lattes.cnpq.br/6107603513805052Para sobreviver no mercado atual, cada vez mais competitivo, as empresas vêm desenvolvendo/aprimorando uma forma, antiga, mas pouco usada, para tratar seus clientes, preocupando-se com a retenção dos consumidores e buscando estabelecer trocas e relações em longo prazo, identificando suas necessidades e atendê-las de forma a garantir uma troca Ganha-Ganha. (STONE e WOODCOCK, 1998). Assim, o artigo tem como objetivo identificar qual a relação entre o uso da gestão do relacionamento na percepção de confiança, valor percebido e lealdade em correntistas/associados de uma Cooperativa de Crédito. O estudo seguiu um roteiro de 21 questões aplicadas a uma amostra de 175 pessoas e provou que o relacionamento possui maior influência na relação de confiança e lealdade do que na percepção de valor percebido.