Farmácia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Farmácia por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 61
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEstudo da frequência de interação medicamentosa em prescrições médicas contendo medicamentos de baixo índice terapêutico(2014-03-19) Fontana, Viviane Betti; Schwingel, GlademirUma série de estudos acadêmicos tem demonstrado que há uma quantidade significativa de interações medicamentosas (IM) em prescrições médicas, inclusive interações com medicamentos de baixo índice terapêutico. Partindo desta constatação, este estudo de caráter exploratório, descritivo, quantitativo e retrospectivo tem como objetivo identificar e analisar a frequência de prescrições com medicamentos de baixo índice terapêutico (digoxina, verapamil e varfarina) que apresentam interações com outros medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) do município de Lajeado/RS. E, a partir da análise das prescrições médicas arquivadas na Farmácia-Escola da cidade de Lajeado/RS, avaliar os riscos das interações dos medicamentos de baixo índice terapêutico, prescritos em receituário comum por médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Do total de prescrições analisadas, 216 prescrições continham um ou dois medicamentos de baixo índice terapêutico. Constatou-se que 95,8% das prescrições apresentaram características de polifarmacoterapia e destas 196 (91%) prescrições apresentaram alguma interação medicamentosa, sendo 6 interações graves, 19 moderadas e 10 leves. Devido aos resultados encontrados destaca-se a necessidade de avaliação quanto ao uso racional de medicamentos e a importância do monitoramento clínico dos usuários, para uma terapêutica segura e eficaz.
- ItemAcesso AbertoAtividade antimicrobiana de extratos de Eugenia arenosa mattos (Myrtaceae) frente a Escherichia coli(2014-03-27) Erthal, Camila; Ethur, Eduardo MirandaO Brasil possui uma rica biodiversidade, permitindo assim vários estudos científicos através do conhecimento popular. O intuito desse trabalho foi obter dados sobre uma espécie pouco conhecida Eugenia arenosa pertencente a família da Myrtaceae. Neste trabalho, foi realizada a atividade antimicrobiana, do extrato aquoso e etanólico, e o screening fitoquimico das folhas, da espécie nativa do RS, Eugenia arenosa. Através do screening fitoquímico foram detectadas a presença de flavonoides e taninos. Tanto o extrato aquoso como etanólico inibiram o crescimento da Escherichia coli em uma CIM de 1250 μg/mL, apresentando desta foram atividade bacteriostática.
- ItemAcesso AbertoEstudo das enteroparasitoses correlacionando as condições sócio-econômicas e sanitárias de crianças que freqüentam escolas de educação infantil públicas e privadas do município de Lajeado- RS(2014-09-02) Silveira, Noelí Fátima; Weidlich, LucianaEstudos populacionais em diferentes regiões do Brasil mostram freqüências diversas na ocorrência de parasitoses, que geralmente variam de acordo com as condições sócio-econômicas e sanitárias, principalmente em paises subdesenvolvidos. Foi realizado um estudo transversal com investigação parasitológica em 10% das crianças de 1 a 6 anos que freqüentam escolas púbicas e privadas em Lajeado (236 crianças), no período de agosto de 2007 a maio de 2008, das quais foram analisadas amostras de fezes utilizando a técnica de sedimentação por centrifugação. Este trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência de enteroparasitoses nesta população, correlacionando com as condições sócio-econômicas e sanitárias das famílias. Obteve-se um índice de 7% de positividade representando um total de 17 amostras positivas, sendo que 55% destas foram de crianças de escolas públicas e 45% de escolas privadas. Os parasitos mais prevalentes foram Giardia lamblia (64,6%), Ascaris lumbricoides (11.7%), Trichuris trichiuria (11,7%), Entamoeba coli (6%) e Endolimax nana (6%). As conseqüências trazidas por essas doenças incluem a diminuição do desenvolvimento físico e do aproveitamento escolar em crianças, o agravamento de quadros de desnutrição, diarréia, má absorção da alimentação e anemias.
- ItemAcesso AbertoQuantificação de metais em batons produzidos no Brasil utilizando decomposição em forno de micro-ondas e análise por ICP-OES(2016-12) Ledur, Alana; Hoehne, Lucélia; Bianchetti, Paula; Ethur, Eduardo Miranda; http://lattes.cnpq.br/0536800052883688A prática de colorir os lábios é utilizada desde a antiguidade por diversos povos. O batom moderno é utilizado para modificar o aspecto natural dos lábios, sendo composto basicamente por ceras, lacas e pigmentos. Os pigmentos são responsáveis pela cor do batom, contudo podem conter metais tóxicos como cádmio, chumbo, níquel, cobalto e cromo, os quais podem ser absorvidos e ingeridos com a sua aplicação. Além da absorção, os metais são a principal causa de dermatites alérgicas ocasionadas por batons e outros cosméticos. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a quantidade de 11 diferentes tipos de metais: Chumbo (Pb), Alumínio (Al), Ferro (Fe), Cobre (Cu), Cromo (Cr), Bário (Ba), Níquel (Ni), Cádmio (Cd), Manganês (Mn), Cobalto (Co) e Zinco (Zn) em diferentes marcas de batons produzidos no Brasil. A metodologia utilizada foi a decomposição por via úmida utilizando forno de micro-ondas seguida por leitura em ICP-OES. Os resultados obtidos variaram para Pb de 0 a 15,36 μg/g, Al de 2,15 a 9059,80 μg/g, Fe de 4,43 a 23989,02 μg/g, Cu de 0,35 a 4,61 μg/g, Cr de 0,46 a 15,33 μg/g, Ba de 0 a 26191,24 μg/g, Ni de 0 a 5,65 μg/g, Cd de 0 a 86,53 μg/g, Mn de 0,06 a 96,30, Co de 0 a 65,95 μg/g e para Zn de 0 a 22,81 μg/g. Todas as amostras analisadas continham metais em sua formulação, mesmo que alguns sejam tóxicos as quantidades encontradas foram menores do que as exigidas pela legislação Brasileira.
- ItemAcesso AbertoDeterminação do perfil fitoquímico e avaliação da atividade antioxidante em diferentes tipos de cervejas claras comercializadas no RS(2016-12) Hoffmeister, Bárbara Cristina Sott; Dall'Agnol, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/6010726045401297Compostos fenólicos são substâncias com atividade antioxidante frequentemente encontrados em vegetais e em produtos derivados destes. Na cerveja, desempenham papel importante ao conferir características sensoriais e nutricionais. O objetivo deste trabalho foi determinar o teor de fenóis totais em 3 tipos de cervejas claras comercializadas no Brasil e avaliar a capacidade antioxidante por meio do método do DPPH. Para determinar o teor de fenóis totais foi utilizado o método de Folin-Ciocalteau, com resultados expressos em equivalentes ácido gálico/L. O conteúdo de compostos fenólicos variou entre 8,3 ± 3,0 e 22,3 ± 1,1 mg/L. Cervejas IPA, apresentaram os maiores valores de fenóis totais, seguidas das cervejas Strong Golden Ale. Cervejas Pilsen apresentaram os menores teores de polifenóis totais. O método DPPH revelou percentual de descoloração variando entre 11,07 ± 0,60 e 16,49 ± 0,71, com cervejas IPA apresentando o maior potencial antioxidante, seguidas das Strong Golden Ale e Pilsen. Uma forte correlação entre atividade antioxidante e teor de compostos fenólicos foi observada.
- ItemAcesso AbertoDeterminação de teor e uniformidade de doses de cápsulas de besilato de anlodipino manipuladas em farmácias de Venâncio Aires-RS(2016-12) Manganelli, Daiana Kipper; Ely, Luisa Scheer; Contri, Renata Vidor; http://lattes.cnpq.br/3324266613856962A hipertensão arterial é um problema de saúde pública que resulta no aumento da probabilidade de doenças cardiovasculares e cerebrais. O besilato de anlodipino é um dos tratamentos medicamentosos mais utilizados, sendo frequentemente administrado a partir de formulações manipuladas com baixa dosagem de princípio ativo por unidade farmacotécnica. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o teor e a uniformidade de doses de cápsulas de besilato de anlodipino manipuladas por farmácias da cidade de Venâncio Aires- RS. As amostras de 3 farmácias testadas apresentaram valores adequados, de acordo com as especificações farmacopéias, comprovando que cápsulas manipuladas podem ser confiáveiscom relação à quantidade de fármaco declarado no rótulo, desde que sejam seguidas as boas práticas de manipulação.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do pH de sabonetes líquidos manipulados em duas cidades do Vale do Taquari – Rio Grande do Sul(2016-12) Valandro, Géssica; Rigo, Marinês Pérsigo Morais; http://lattes.cnpq.br/9381826629622356O hábito de higienizar a pele diariamente para mantê-la com aparência saudável é indispensável e, para isso, normalmente são utilizados cosméticos constituídos de tensoativos, como os sabonetes. O pH dos produtos cosméticos variam de acordo com sua aplicabilidade, devendo ter um pH de 4,5 a 5,8, aproximando-se o máximo possível do pH da pele, impedindo que a Propionibacterium acnes, responsável pelo desenvolvimento da acne, prolifere, sendo que seu desenvolvimento pode ocorrer pelo uso de cosméticos ou produtos para higiene com pH alcalino. O presente estudo avaliou o pH de oito sabonetes líquidos manipulados em duas cidades do Vale do Taquari –RS, através do método de fita reativa e pHmetro verificando se estão em conformidade com pH da pele do rosto, já que estes não seguem os mesmos critérios de controle de qualidade exigidos pela legislação como os sabonetes líquidos industrializados. Observou-se que com a utilização da fita reativa, todos os sabonetes líquidos ficaram dentro de uma faixa de normalidade entre ácido e neutro e quando estes foram analisados com o pHmetro, apenas um ficou com pH ácido e o restante com pH alcalino. Sabendo que a maioria das farmácias de manipulação utilizam apenas a fita reativa como método analítico, verificou-se que é imprescindível a utilização do pHmetro para formular produtos com qualidade e segurança.
- ItemAcesso AbertoCuidado farmacêutico domiciliar ao idoso: análise de perfil e necessidades de promoção e educação em saúde(2016-12) Both, Janete Stefani; Castro, Luís César de; http://lattes.cnpq.br/4637844894462317; Castro, Luís César de; Souza, Juliana De; Rigo, Marinês Pérsigo MoraisEste estudo tem objetivo de traçar o perfil de pacientes idosos em um município do Vale do Taquari/RS, descrevendo a relação entre atenção farmacêutica e o uso de medicamentos. Serão delineadas as condições sanitárias encontradas, tipo de dispensação e condições de uso dos medicamentos, possíveis riscos que os idosos correm pelo desconhecimento da farmacoterapia, bem como as intervenções e orientações dispensadas. É um estudo na forma de pesquisa de campo, onde os dados foram obtidos através de uma entrevista padrão. Com uma observação sistemática, codificaram-se os dados obtidos, restando os resultados ora apresentados. A importância do trabalho do farmacêutico mostra-se relevante, visto que grande número dos idosos não detém os conhecimentos necessários sobre o uso racional de medicamentos.
- ItemAcesso AbertoInvestigação da prevalência das doenças associadas em celíacos no Vale do Taquari(2017-01) Vecchia, Rosmeri Dalla; Gerhardt, Daniéli; http://lattes.cnpq.br/4386646866825200INTRODUÇÃO: A doença celíaca (DC) é uma intolerância ao glúten, que geralmente ocorre em pacientes geneticamente susceptíveis. OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa foi verificar a prevalência das doenças associadas em celíacos no Vale do Taquari. MÉTODO: Tratou-se de um estudo quantitativo, do tipo observacional descritivo transversal, onde foi aplicado um questionário com o propósito de investigar a prevalência das doenças associadas. RESULTADOS: Participaram do estudo 19 pessoas, onde todas tiveram a confirmação da doença por biópsia intestinal. Os sintomas relatados foram dor abdominal, diarreia, diminuição de peso e anemia. Quanto às doenças associadas com maior frequência, foram relatadas a intolerância a lactose em 52,63% dos casos e estados depressivos em 36,84%. CONCLUSÃO: O presente trabalho evidencia a importância de que os profissionais da saúde sejam alertados da necessidade de investigação e manejo de tais enfermidades, apontando a DC como um problema de saúde pública.
- ItemAcesso AbertoRevisão da farmacoterapia de pacientes com Insuficiência Renal Crônica em tratamento dialítico atendidos na Farmácia-Escola de um município localizado no Vale do Taquari – RS(2017-01) Valgoi, Adriana Possamai; Kauffmann, Carla; Ely, Luísa Scheer; http://lattes.cnpq.br/0909190692527731O presente estudo teve como objetivo realizar a revisão da farmacoterapia de pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) em terapia dialítica atendidos na Farmácia-Escola de um município localizado no Vale do Taquari – RS. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, baseado no Método Dáder de seguimento farmacoterapêutico e no Segundo Consenso de Granada. Participaram da pesquisa 6 pacientes, com idade média de 57 anos, utilizando uma média de 12,2 medicamentos. Ao final do estudo, foi observado que todos os pacientes apresentavam algum Problema Relacionado aos Medicamentos (PRM), identificando-se um total de 33 PRMs, destes 26 potenciais e 7 reais. Dos PRMs reais encontrados, um foi classificado como PRM 2 relacionado a necessidade, três PRMs 4, relacionados a efetividade e três PRMs 5, relacionados a segurança da farmacoterapia. Dos 6 pacientes, 4 apresentaram PRMs reais e destes 3 aceitaram as intervenções sugeridas, apresentando resultados positivos. Demostrando assim a importância do profissional farmacêutico atuando junto ás equipes multiprofissionais agregando valor aos serviços de saúde, contribuindo para a otimização dos resultados farmacoterapêuticos e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do uso racional de medicamentos na rede pública de saúde de um município do estado do Rio Grande do Sul(2017-01) Scalco, Thaís; Ely, Luísa Scheer; http://lattes.cnpq.br/0909190692527731Os indicadores da OMS conseguem traçar um perfil da condição do serviço quanto ao uso racional de medicamentos (URM), sendo possível propor ações que visem à melhoria do atendimento prestado à população e também da reestruturação da assistência farmacêutica municipal. Este estudo objetivou avaliar o URM, segundo indicadores da OMS, relacionados à prescrição e à atenção ao usuário, na rede pública de saúde de um município do Rio Grande do Sul. Foi realizado um estudo transversal quantitativo, através de análise de prescrições e aplicação de questionário aos usuários do Centro Municipal de Saúde, durante o mês de setembro de 2015. Os resultados encontrados dos indicadores de atenção ao usuário prescrição foram: 118,66 segundos foi o tempo médio da dispensação; 74,8% dos medicamentos foram dispensados; 35,63% dos medicamentos dispensados continham informação; 75,5% dos usuários/responsáveis sabiam utilizar os medicamentos adequadamente; média de 2,71 medicamentos prescritos por usuário; 81,2% dos medicamentos foram prescritos pela Denominação Comum Brasileira; 12,02% dos usuários continham prescrições com antibióticos; 6,7% dos usuários possuíam nas prescrições ao menos um medicamento injetável e 84,9% dos medicamentos prescritos pertenciam a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da estabilidade físico-química de protetores solares manipulados(2017-01) Matias, Intiane Oliveira Da Silva; Rigo, Marinês Pérsigo Morais; http://lattes.cnpq.br/9381826629622356Damages due by ultraviolet radiation are cumulative and can be irreversible, which do the population raise the use of sunscreens. These formulations are developed by industry and masterful sector. There is a specific legislation for manipulated products which does not require stability tests, even though they are very important. Regarding the quality control of the finished product is required carrying out a few tests. The aim of this article was to evaluate during 90 days, the physicochemical stability of four manipulated sunscreens through an accelerated stability study. Through evaluation tests of organoleptic characteristics, centrifugation, hydrogenionic potential, density, viscosity and spreading properties, it has been verified that sample A is the most appropriate sunscreen; samples B and C obtained a pH valued as compatible with the skin and, therefore, its use is not indicated; and the sample D demonstrated not to be stable when exposed to high temperature. Based on the develop study, it is concluded that the magisterial preparations are susceptible to physical and chemical changes due to storage conditions. For this reason, stability studies are considered a security parameter.
- ItemAcesso AbertoAssistência farmacêutica a pacientes tratados com antirretrovirais para Hepatite C atendidos pelo Sistema Único de Saúde(2017-01) Santos, Veridiana; Ely, Luísa Scheer; http://lattes.cnpq.br/0909190692527731Com o objetivo de avaliar o grau de adesão ao tratamento para Hepatite C, o conhecimento dos pacientes em relação à doença e ao tratamento, e o papel do profissional farmacêutico no acompanhamento a estes pacientes, realizou-se um estudo transversal com 18 pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde localizada em um município do RS. Através da aplicação de um questionário construído especificamente para este estudo e o Teste de Morisky, concluiu-se que existem falhas nos serviços de saúde, pois muitas informações necessárias para o sucesso na terapia antirretroviral não foram repassadas aos pacientes. Alguns pacientes não têm conhecimento sobre a doença e o próprio tratamento. Um total de 77,8% dos pacientes apresentaram baixo grau de adesão ao tratamento, além de terem utilizado medicamentos que poderiam trazer danos à saúde.
- ItemAcesso AbertoAção antimicrobiana de extratos de Eugenia pyriformis Cambess (Myrtaceae) contra Streptococcus mutans(2017-01) Soares, Ana Paula Venter; Kauffmann, Carla; Ethur, Eduardo Miranda; http://lattes.cnpq.br/0536800052883688A formação de biofilme por bactérias é responsável por inúmeras infecções crônicas, as quais não são sensíveis aos antibióticos tradicionais. Comumente, a formação de biofilme relaciona-se também ao desenvolvimento de cárie dental causada por Streptococcus mutans. O potêncial antibiofilme dos extratos aquoso e etanólico de Eugenia pyriformis (Myrtaceae) contra S. mutans foi avaliado utilizando modelo de material hidrofóbico em microplacas de poliestireno com 96 poços em concentrações de 0,4 e 4,0 mg/mL de extrato. Ainda, utilizando a metodologia de microdiluição em caldo, foi possível determinar a concentração inibitória mínima (CIM) e a concentração bactericida mínima (CBM). Para ambos os extratos os valores de CIM e CBM foram de 1,25 mg/mL e 2,50 mg/mL, respectivamente. Os extratos apresentaram atividade antibiofilme, demonstrando, na concentração de 4,0 mg/mL, uma inibição de 95,74% no extrato aquoso e 93,25% no etanólico. O extrato aquoso inibiuextrato aquoso inibiuextrato aquoso inibiu extrato aquoso inibiu extrato aquoso inibiuextrato aquoso inibiuextrato aquoso inibiuextrato aquoso inibiuextrato aquoso inibiuextrato aquoso inibiu extrato aquoso inibiuextrato aquoso inibiu extrato aquoso inibiuextrato aquoso inibiu aindaainda aindaainda, nesta mesma , nesta mesma , nesta mesma , nesta mesma , nesta mesma , nesta mesma , nesta mesma , nesta mesma , nesta mesma , nesta mesma , nesta mesma , nesta mesma concentração, concentração, concentração, concentração, concentração, concentração, concentração, concentração, concentração, 98,31% do98,31% do98,31% do 98,31% do98,31% do 98,31% do desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento desenvolvimento das bactérias planctônicas.das bactérias planctônicas.das bactérias planctônicas. das bactérias planctônicas.das bactérias planctônicas.das bactérias planctônicas. das bactérias planctônicas.das bactérias planctônicas. das bactérias planctônicas.das bactérias planctônicas. das bactérias planctônicas.das bactérias planctônicas.das bactérias planctônicas.das bactérias planctônicas. das bactérias planctônicas.das bactérias planctônicas.
- ItemAcesso AbertoAtividade antimicrobiana de óleos essenciais de Psidium salutare (Myrtaceae) contra Candida albicans(2017-01) Bona, Cassiana Maria; Ethur, Eduardo Miranda; http://lattes.cnpq.br/0536800052883688Candida albicans é um fungo patogênico oportunista que pode causar infecções superficiais ou sistêmicas. A prevalência crescente de patógenos humanos resistentes a antibióticos tem estimulado estudos para a descoberta e desenvolvimento de novas terapias. Os óleos essenciais representam uma das alternativas que vêm sendo estudada na busca de compostos ativos com amplo espectro de ação, baixa toxicidade e custo reduzido. Com isso, este trabalho teve como objetivo identificar a composição do óleo essencial de Psidium salutare var. sericeum e mucronatum e avaliar a sua atividade antimicrobiana contra C. albicans (ATCC 10231). Os óleos essenciais foram extraídos utilizando um aparelho de Clevenger modificado e os constituintes foram identificados por CG-EM. A atividade antifúngica do óleo essencial foi avaliada pelo método de microdiluição em caldo. Nas duas espécies, os principais constituintes encontrados foram o 1,8-cineol, linalol, terpinoleno, α-terpineol e limoneno. Ambas as espécies apresentaram ação fungiostática de 2,5 mg.ml-1 e ação fungicida de 10 mg.ml-1. Os resultados mostram que ambos os óleos essenciais apresentam ação antifúngica nas mesmas concentrações, mesmo com diferenças quali- e quantitativas entre os constituintes.
- ItemAcesso AbertoCaracterização fitoquímica, potencial antioxidante e citotoxicidade de espécie vegetal pertencente à família Solanaceae(2017-01) Bergmann, Gabriela Caye; Goettert, Márcia; Stoll, Stefani Natali; http://lattes.cnpq.br/3564306511381756A importância da detecção e caracterização de constituintes fitoquímicos é justificada pela grande contribuição das plantas na terapêutica, pois muitas foram fonte de protótipos relevantes para a saúde pública, devido principalmente à sua complexidade estrutural, que muitas vezes inviabiliza a síntese orgânica de certas substâncias. Dentre a imensa biodiversidade vegetal, encontra-se a espécie Solanum mauritianum, empregada popularmente para inflamações, febres, doenças de pele, entre outras enfermidades. De acordo com o exposto, o trabalho visa contribuir com a elucidação e caracterização fitoquímica, avaliação do potencial antioxidante e citotoxicidade dos extratos, de forma a coadjuvar com o uso da espécie do gênero supracitado para determinados fins terapêuticos. A análise fitoquímica qualitativa revelou a presença de alcaloides, flavonoides e triterpenoides no extrato etanólico (EEC) e flavonoides no extrato aquoso do caule (EAC). No extrato aquoso da casca (EACAS) foi constatado a presença de flavonoides e saponinas. A análise fitoquímica quantitativa para fenóis totais, adaptada do método de Folin-Ciocalteu, revelou maior concentração no EACAS, seguido do EEC e EAC, respectivamente. Todos os extratos na concentração de 200 μg/mL apresentaram atividade antioxidante (pelo método de redução do DPPH), destacando-se o extrato EACAS com uma média de 73,65 % ± 3,49. A citotoxicidade foi avaliada pelo método de MTT, utilizando duas linhagens celulares, a MRC-5 e a LNCap. O EACAS não apresentou toxicidade nas células avaliadas. O EAC apresentou maior atividade citotóxica frente às células MRC-5, na concentração de 100 μg/mL, diminuindo a viabilidade em 30 % ± 0,29. Já o EEC apresentou atividade em ambas as linhagens celulares (MRC-5 e LNCap), reduzindo em 19,55 % ± 2,88 e 24,67 % ± 1,45 a viabilidade celular, respectivamente. Os resultados obtidos demonstram que os três extratos atuam de modo específico nas células, de acordo com os fitoconstituintes presentes, o potencial antioxidante e a metodologia aplicada.
- ItemAcesso AbertoAvaliação de parâmetros físico-químicos indicativos da qualidade de amostras de minoxidil solução capilar de origem magistral(2017-11) Dartora, Karen Nicolau; Contri, Renata Vidor; http://lattes.cnpq.br/3324266613856962Este trabalho teve por objetivo avaliar parâmetros físico-químicos indicativos da qualidade de soluções capilares de minoxidil 5% (A, B e C) de origem magistral, comparando estes com os resultados obtidos para a formulação industrializada. Foram realizados testes organolépticos, comparação das doses indicadas e avaliação do pH, densidade, teste de centrífuga e teor de ativo, este último conforme a USP 39. Em relação ao pH, as amostras magistrais, compostas de minoxidil sulfato, apresentaram valores de pH consideravelmente menores que a industrializada, composta de minoxidil base. Para o teste de densidade, as amostras com maior percentual alcoólico (B e C) apresentaram menor densidade. No teste de centrífuga, nenhuma amostra apresentou alterações. Na avaliação do teor, apenas a amostra industrializada apresentou percentual de ativo dentro do esperado, indicando falta de correção durante a pesagem do ativo, por parte das farmácias magistrais. Por fim, observou-se que a dose indicada pelas farmácias magistrais não correspondeu à dose indicada através da bula do industrializado. Os resultados do estudo apontam que há falhas nas farmácias de manipulação analisadas em relação à manipulação e indicação de uso das soluções capilares de minoxidil sulfato, acarretando em baixa dose do produto e, consequentemente, podendo apresentar falta de efetividade no tratamento da alopecia.
- ItemAcesso AbertoAnálise do uso de terapias alternativas complementares por pacientes oncológicos de uma Unidade Básica de Saúde(2017-11) Hammes, Carini; Ely, Luísa Scheer; http://lattes.cnpq.br/0909190692527731O câncer é definido como um conjunto de mais de 200 doenças que se caracterizam pelo crescimento celular desordenado, capacidade de invadir tecidos e sua origem baseada em condições multifatoriais. Os lentos avanços tecnológicos no que diz respeito ao tratamento e cura dessa patologia, faz com que familiares e pacientes oncológicos busquem apoio em terapias que ultrapassam as barreiras científicas, as chamadas Terapias Alternativas Complementares. Desta forma, esse estudo objetivou identificar a prevalência do uso de Terapias Alternativas Complementares entre os 22 pacientes oncológicos incluídos na pesquisa, utilizando como ferramenta um questionário construído especialmente para este estudo. Pode-se observar que grande parte dos entrevistados fizeram uso de Terapias Alternativas Complementares, as mulheres foram as que mais utilizaram e a Fitoterapia foi a Terapia Alternativa Complementar mais utilizada. Poucas das plantas que surgiram no decorrer da pesquisa foram realmente classificadas como chás e muitas não são reconhecidas pela Anvisa. Identificou-se a relação do uso de fitoterápicos com características especificas do município onde foi realizado o estudo. Também se notou a falta de conhecimentos dos usuários sobre as plantas utilizadas e a falta de vínculo entre profissionais da saúde e pacientes.
- ItemAcesso AbertoDispesias: automedicação e o papel do farmacêutico como prescritor no uso racional de medicamentos(2017-11) Silva, Anelise Macuglia Da; Assmann, Juliana; Kauffmann, Carla; http://lattes.cnpq.br/8576253595079973Problemas de saúde autolimitados, como a dispepsia, são motivo frequente de busca de assistência em farmácias. O farmacêutico é o profissional mais habilitado para prestar auxílio a esses pacientes, prestando atenção farmacêutica, através da identificação das necessidades do mesmo, priorizando o uso racional da farmacoterapia e encaminhando o paciente ao médico quando houver necessidade. O hidróxido de alumínio, antiácido de dispensação isenta de prescrição médica, e o chá de hortelã pimenta, o qual apresenta propriedades espasmolítica, colagoga e carminativa, podem ser utilizados no tratamento de dispepsias, podendo ser indicado pelo profissional farmacêutico no alívio deste problema de saúde. Desta forma, esse trabalho propõe um protocolo de prescrição farmacêutica na dispensação de medicamento isento de prescrição no alívio de dispepsia. Para a elaboração do protocolo foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo, EBSCO e BVS, além de livros científicos, empregando os descritores Mentha x piperita, prescrição farmacêutica, automedicação, dispepsia e hidróxido de alumínio. O algoritmo de dispensação foi desenhado utilizando-se o programa Bizagi Modeler. A prescrição farmacêutica é legalmente regulamentada, podendo constituir-se em prática fundamental e de extrema importância para a saúde pública, na qual protocolos de prescrição são ferramentas que auxiliam o profissional na decisão terapêutica, contribuindo para a racionalidade e resolutividade da farmacoterapia.
- ItemAcesso AbertoAnálise do uso de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em uma drogaria privada de um município do Vale do Taquari, RS(2017-11) Xavier, Bruna Ribeiro; Ely, Luísa Scheer; http://lattes.cnpq.br/0909190692527731Este artigo objetiva analisar os indicadores de prescrições de uma drogaria privada de um município do Vale do Taquari, RS, quanto ao uso de Medicamentos Potencialmente Inapropriados (MPI) para idosos a partir da lista dos Critérios de Beers 2015. Trata-se de um estudo transversal quantitativo por meio da análise de prescrições de pacientes idosos atendidos em uma drogaria privada do Vale do Taquari. Foram incluídas 41 prescrições, sendo que 30 (73,17%) são prescrições de pacientes mulheres e 11 (26,83%) de homens; a média de idade dos usuários das prescrições avaliadas foram de 68,17 anos; a média de medicamentos prescritos por prescrição foi de 2,76 medicamentos, sendo o máximo de 8 medicamentos prescritos em uma prescrição; 3 (7,32%) prescrições haviam medicamentos com duplicidade farmacológica, sendo estes Losartana + Amilorida; 20 (48,78%) prescrições possuíam MPI para idosos prescritos, sendo que foram encontrados 7 MPI para idosos prescritos segundo os Critérios de Beers 2015; 68,3% das prescrições eram de usuários na faixa etária de 60 a 69 anos; 55% das prescrições contendo MPI para idosos relacionava-se a mesma faixa etária; 26,8% das prescrições em geral e 45% das prescrições contendo MPI para idosos advinham de usuários na faixa etária entre 70 e 79 anos. Assim a inclusão do profissional farmacêutico passa a ser indispensável na busca pelo uso racional e determinante dos medicamentos, responsabiliza-se pela atenção à saúde, abrangendo a totalidade da integralidade das ações de saúde.