Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAs diferentes visões da guerra ao terror: das capas do The New York Times às ruas do oriente médio(2017-06) Pereira, Suzane Luíse; Biazus, Paula Quintana De Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3571657336320087A Guerra ao Terror é o conflito mais longo da história, com mais de quinze anos já completos. Uma guerra que está longe de acabar e que se enraíza pelo mundo afora além do Oriente Médio. Existem diferentes formas de enxergar a guerra, além daquilo que chega pela mídia, através do trabalho de fotojornalistas. Por meio de fotografias produzidas por um morador do Oriente Médio, de um artista que viajou para a região e de uma seleção das capas do The New York Times, esse estudo busca desmistificar e ir além dessa Guerra, aproximando-a das pessoas e analisando as semelhanças e diferenças que pontos de vista distintos podem apresentar. Além disso, procuramos relacionar o sentimento e a informação expostos em cada fotografia com a formação da realidade.
- ItemAcesso AbertoGêneros jornalísticos na contemporaneidade: uma análise dos jornais Folha do Mate e O Informativo do Vale(2018-02) Posselt, Graziele Taís; Reis, Sérgio Luiz Puggina; http://lattes.cnpq.br/9429863086190218Os gêneros jornalísticos surgem concomitantes ao início do desenvolvimento dos jornais impressos. Representam as modalidades e os formatos utilizados frequentemente pelos meios de comunicação, indicando a função do texto para o leitor. Esses padrões específicos da área do jornalismo referem-se à redação, ordenando e formulando o conteúdo publicado. Com base na literatura sobre o assunto, apresentam-se as principais definições de gêneros na imprensa brasileira e, a partir dos impressos Folha do Mate e O Informativo do Vale, esta monografia busca identificar a sistematização de cada veículo de comunicação, evidenciando as modalidades e formatos identificados nos jornais. O estudo concretiza-se por meio de levantamento teórico, entrevistas, e análises de conteúdo, resultando em uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa mostra que ambos jornais operam de forma semelhante, com prioridade para os gêneros informativo, utilitário e opinativo nos âmbitos regionais e locais. Embora tenham representatividade semelhante, cada jornal produz conteúdos diferentes, mesmo que sigam os mesmos gêneros e formatos. São características de cada veículo retratadas a partir dos materiais publicados.
- ItemAcesso AbertoO agendamento em Veja: uma análise de como a maior revista de circulação nacional aborda, a partir dos conceitos de direita e esquerda, a delação da JBS(2018-02) Silva, Tiago Da; Kraemer, Fábio Luís; http://lattes.cnpq.br/4511382391660377O jornalismo se estabeleceu como um mediador dos discursos e discussões dos mais variados campos sociais, e a disseminação da opinião nos veículos de comunicação sempre foi alvo de debate. Nas revistas, a problemática ganha ainda mais força pois elas promovem um jornalismo mais interpretativo que os outros meios e as fronteiras entre opinião e informação podem não ser tão claras. Com efeito, os veículos podem estar direcionando os seus leitores a terem uma interpretação que converge com as pautas de uma ou outra ideologia política. Nesse sentido, o presente trabalho busca perceber como a revista Veja se posiciona editorialmente quando aborda a colaboração premiada dos executivos do grupo JBS com o Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato. A pergunta norteadora é de que forma as bandeiras atribuídas à direita e à esquerda são agendadas editorialmente pelas instituições jornalísticas? Como uma pesquisa quanti-qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, viabilizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o presente estudo constitui-se de uma análise de conteúdo de oito edições publicadas entre os meses de maio e julho. Como resultados, verificamos que o assunto foi agendado no topo da hierarquia da ordem do dia pela revista durante todas as edições analisadas; que o enquadramento dominante produzido pela Veja foi de que há uma corrupção endêmica, generalizada, nos poderes da República; que, para o veículo, a corrupção independe de partidos e ideologias políticas. Por isso, a revista não se colocou como parte e nem promotora do debate ideológico entre os dois polos do espectro político e, eventualmente, abordou temas caros à direita ou à esquerda dentro de um contexto amplo. Como proposições, sugerimos a continuidade de estudos com essa proposta norteadora, para que possam ser ocorrer uma evolução dos conceitos de agendamento e enquadramento no sentido de identificar o por que pensar, por parte do receptor.
- ItemAcesso AbertoAnálise da publicidade das marcas anunciantes no programa Momento Informação da Tirol FM(2018-02) Becker, Bruna; Kraemer, Fábio Luís; http://lattes.cnpq.br/4511382391660377O rádio é um meio de comunicação de massa que atinge um grande público através do aparelho de som e ultrapassa barreiras com o auxílio da internet. Ele possibilita que as pessoas exerçam outras atividades enquanto ouvem a programação da emissora. Dentre as características que são atribuídas ao rádio está a possibilidade de o ouvinte criar imagens para aquilo que escuta. Por isso, a publicidade radiofônica deve ser planejada para atrair a atenção do ouvinte. Neste sentido, o presente trabalho aborda os comerciais radiofônicos a partir do seguinte questionamento: como são os materiais publicitários utilizados pelos patrocinadores do programa Momento Informação da Rádio Tirol FM? Como objetivo geral, buscou-se verificar os constituintes das mensagens publicitárias dos anúncios do referido programa. Os objetivos específicos foram desenvolvidos com o propósito de identificar os anunciantes do programa; mapear o aproveitamento comercial do Momento Informação; e caracterizar as mensagens publicitárias dessas empresas. A pesquisa é quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, viabilizada através de uma pesquisa bibliográfica e documental. O trabalho analisou as peças publicitárias que são veiculadas durante o programa Momento Informação da Rádio Tirol FM de Teutônia. Nos resultados verificou-se que a maioria dos anúncios tem um padrão semelhante e com pouca variação de uso dos elementos de persuasão, formatos e técnicas de abordagem.
- ItemAcesso AbertoA história do rádio e da televisão pela perspectiva biográfica-midiática de Sérgio Reis(2018-02) Santiago, Priscila Cristiane Rodrigues Araújo; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043O rádio e a televisão são meios de comunicação de massa que marcaram o século XX. Desde a sua criação, os dois meios de comunicação ampliaram suas possibilidades de uso pela população brasileira e mundial e hoje representam um fator importante na construção da cultura popular moderna da sociedade. A história destes meios no Brasil, do período de 1940 à atualidade, é narrada neste estudo a partir do olhar de autores e de uma fonte testemunhal. O objetivo geral da pesquisa é investigar a história do rádio e da televisão a partir do cruzamento de pesquisa bibliográfica e a história de vida midiática do jornalista Sérgio Luiz Puggina Reis, que possui mais de 60 anos de carreira. A pesquisa é de cunho qualitativo, com finalidade exploratória. Para este trabalho foram utilizadas as pesquisas bibliográfica, documental e de campo, a fim de dar subsídios ao alcance dos objetivos propostos. A entrevista realizada com a fonte testemunhal foi gravada e resultou em um documentário. A análise textual aconteceu com a utilização dos livros que narram a história da rádio e televisão e com os relatos gravados, que em seguida foram transcritos. O resultado da pesquisa foi um resgate de memória de Sérgio Luiz Puggina Reis que narrou e destacou as mudanças nas diferentes fases do rádio e da televisão.
- ItemAcesso AbertoEstratégias jornalísticas acionadas pelos jornais A Hora do Vale e O Informativo do Vale no processo de noticiabilidade do acidente aéreo envolvendo a equipe da Chapecoense em novembro de 2016(2018-02) Kochhann, Fernanda; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106Em novembro de 2016 ocorreu a maior tragédia aérea da história envolvendo uma equipe de futebol: a queda do avião que levava a Chapecoense a Medellín para disputar o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Esse fato repercutiu em todo o mundo, despertando interesse público. Porém, não foram apenas os grandes veículos de comunicação que dedicaram esforços para noticiar o acontecimento, o qual também repercutiu nos pequenos difusores de informação, como os jornais A Hora do Vale e O Informativo do Vale, sediados no município de Lajeado. Dessa forma, este trabalho visa analisar, comparativamente, as coberturas jornalísticas realizadas por dois jornais do interior do Rio Grande do Sul. O estudo é qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, tendo a coleta de dados baseada na pesquisa bibliográfica e documental e em entrevistas com os repórteres dos referidos jornais. A análise ocorre a partir de um estudo comparativo com a finalidade de identificar as estratégias acionadas por cada periódico a fim de narrar a tragédia. Para tanto, foram analisadas questões pertinentes ao uso de fontes, as imagens que ilustram o fato, os recursos gráficos mobilizados nos jornais, o envio de correspondentes para cobertura in loco e a utilização da curadoria de informações, além de verificar as aproximações e as defasagens de cada cobertura, considerando as limitações geográficas, financeiras e institucionais dos veículos analisados.
- ItemAcesso AbertoTendencias da personalização da informação: um "GOOGLE" diferente para cada pessoa(2018-11) Ritt, Ana Amélia; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106Os dispositivos móveis, como os smartphones, facilitam o acesso à produção de conteúdos, o que também aumenta o número de informações disponíveis on-line. Diante disso, a personalização surge como uma facilitadora na seleção do que tende a ser relevante a cada usuário, direcionando o conteúdo conforme características pessoais. Da mesma forma, o sistema de buscas do Google, cujo algoritmo mapeia de forma precisa os comportamentos digitais, também realiza filtragem dos resultados oferecidos. Assim, o trabalho busca analisar como a empresa efetua a seleção por meio da personalização, de modo a observar o oferecimento de informações e o estreitamento da ligação com o público. A pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, baseou-se em materiais bibliográficos e análise documental. Por meio de um questionário, aplicado com 20 pessoas de diferentes cidades e regiões do Brasil, o estudo concluiu que, para o oferecimento dos resultados, o Google faz uso principalmente da geolocalização. No que se refere a conteúdos, como os de caráter jornalístico, o recurso disponibiliza, num primeiro momento, informações novas, de relevância nacional e de sites que possibilitam a venda e/ou o oferecimento do serviço solicitado.
- ItemAcesso AbertoProdução do documentário “A cidade dentro da cidade: um mundo atrás das grades”(2018-12) Wiethölter, Tiago Matheus; Kirst, Sandro Luís; http://lattes.cnpq.br/4735082733651145Este relatório apresenta os conceitos, a criação e execução do documentário A cidade dentro da cidade: um mundo atrás das grades, cuja proposta é mostrar a realidade por trás das grades de um presídio do interior do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, expõe as ideias que conduziram a criação do roteiro e descreve a fase de pós-produção. Em suma, mostra a construção teórica, narrativa e estética do documentário. Esta produção parte do princípio de que o audiovisual tem papel fundamental na hora de contar histórias e evidenciar as realidades desconhecidas. Superlotação e estrutura precária são duas dos vários problemas encontrados.
- ItemAcesso AbertoIndústria cultural e arte: uma análise do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, da banda The Beatles, como produto cultural(2019-12) Pfeil, Aline Ferreira; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932O cenário de mudanças científicas, tecnológicas, culturais e musicais dos anos 1960 contribui para o desenvolvimento da indústria fonográfica, disponibilizando às massas uma diversidade de bens de consumo. Neste sentido, estuda-se um produto cultural enquanto mediador da sociedade, retratando as suas necessidades subjetivas obtidas conforme o contexto histórico de determinado período, a fim de compreender sua atuação social. A proposta deste trabalho é discutir, sob a perspectiva frankfurtiana a tensão entre arte e produto, colocando em perspectiva o aspecto inovador na produção musical dos Beatles, encontrado no álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Entende-se que este álbum cumpre a sua função como produto cultural, uma vez que media as relações sociais a partir de uma demanda da sociedade, ao mesmo tempo que ele garante a sua longevidade enquanto categoria de arte moderna com recursos tecnológicos.
- ItemAcesso Aberto“Ouça o coração mais que a um preconceito”: interfaces do debate sobre a diversidade sexual no Brasil e o álbum “Pra Sempre”, de Lulu Santos(2020-12) Possenatto, Paola; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106O lançamento de um álbum musical, além de ser fruto da indústria cultural, é uma polaroid do seu momento. O cantor, compositor e guitarrista Lulu Santos, ao lançar o álbum “Pra Sempre”, no ano de 2019, estabeleceu conexões, intrínsecas, com a temática da homoafetividade e da sexualidade. Portanto, o presente trabalho tem por propósito focalizar discussões sociais, com estudos voltados para a área do jornalismo, da cultura e da diversidade, a fim de explicar de que modo determinados produtos jornalísticos abordaram a temática sexual frente ao lançamento do álbum “Pra Sempre” e ter a compreensão do aspecto de como vem se desenvolvendo a relação entre produto cultural e os movimentos sociais LGBTQ+ na mídia. Ademais, pretendemos identificar de que forma o autor da obra é projetado na mídia como uma figura representativa em torno dos movimentos LGBTQ+, a partir de três episódios que sucederam a estreia do disco. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório, viabilizada através de uma pesquisa bibliográfica e documental. O trabalho analisou produtos jornalísticos veiculados no período de julho de 2018 a julho de 2020.
- ItemAcesso AbertoPerspectivas feministas: uma reflexão por meio de diferentes gerações sobre o feminismo através da produção do documentário “olhares”(2021-11) Richter, Natália; Staudt, Marcus Vinícius; http://lattes.cnpq.br/0144376116506952O feminismo é um movimento social em busca por direitos, oportunidades, liberdade e igualdade para mulheres, rompendo padrões impostos e papéis sociais construídos ao longo da história, devido ao sistema sexista, patriarcal e capitalista predominante. Diante deste universo, este trabalho tem como objetivo produzir uma peça audiovisual em linguagem documental a partir de perspectivas do movimento feminista sob o olhar de diferentes gerações de mulheres. A pesquisa qualitativa utiliza a linguagem audiovisual para promover a reflexão acerca do tema ainda pouco discutido na mídia de massa. Além disso, o trabalho também apresenta um diário da produção e captação do documentário, assim como uma fundamentação teórica sobre o jornalismo, linguagem audiovisual e documental, feminismo e interseccionalidade. A partir deste estudo, conclui-se que as perspectivas sobre o movimento se diferenciam a partir da maneira como as mulheres o compreendem, através de seu conhecimento teórico e de suas experiências.
- ItemAcesso AbertoJornalismo de marca: a conexão entre jornalismo e marketing de conteúdo(2022-06) Rosário, Isabela Ramos Do; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4347713946164397; Staudt, Marcus Vinícius; Zanela, Alexandra LetíciaJornalismo de marca é um conceito recente diante de outras estratégias adotadas por marcas para conversar e informar seu público. Existem diversos públicos com quem uma empresa pode conversar. No Jornalismo, esse público é o leitor. No marketing de conteúdo, é o consumidor. No jornalismo de marca, o público é o que está inserido no universo da empresa. Considerando isso, o presente artigo vai esclarecer o que é jornalismo de marca e como o Jornalismo e o marketing de conteúdo contribuem para o seu desenvolvimento. Buscou-se compreender a caracterização e papel do Jornalismo (PENA, 2005) bem como as evoluções do marketing e o que é marketing de conteúdo (KOTLER, 2021), o conceito de jornalismo de marca (LIGHT, 2020) e estabelecer relações entre jornalismo, marketing de conteúdo e jornalismo de marca através de uma entrevista. A metodologia escolhida foi a qualitativa exploratória e descritiva, utilizando métodos bibliográficos e de internet, bem como de campo. O estudo aponta as principais conexões entre as três frentes e define onde o jornalismo de marca se encontra.
- ItemAcesso AbertoCobertura jornalística: a repercussão dos 10 dias de julgamento da Boate Kiss pelo portal GZH(2022-12) Santos, Lucas Silva Dos; Staudt, MarcusO Jornalismo Digital é caracterizado como a disponibilização de notícias na internet usando todos os recursos que antes eram limitados ao levar informação para o consumidor final. Com a facilidade em tornar-se um emissor de notícias, entender como acontece o processo de seleção e produção de conteúdo é necessário para compreender como os veículos de comunicação digital mantêm a fidelidade e audiência dos seus consumidores. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as matérias que tiveram maior visibilidade no site GZH durante os dez dias de julgamento do incidente envolvendo a Boate Kiss. A pesquisa qualitativa e bibliográfica foi realizada em cinco matérias caracterizadas pelo portal como as mais lidas durante o julgamento que aconteceu em Porto Alegre do dia 1o ao dia 10 de dezembro de 2021. Com base na análise descritiva dos conteúdos e através das entrevistas realizadas com o gerente-executivo dos jornais e rádio do Grupo RBS, Nilson Vargas, e com o repórter Humberto Trezzi, é possível apontar que as estratégias do GZH visam não só contextualizar os leitores sobre todo o caso, mas também mantê-los conectados em seu portal através de hiperlinks que entregam diversos outros tipos de conteúdo.
- ItemAcesso AbertoA vida além da paisagem: um documentário sobre histórias do Morro Gaúcho(2023-07) Halmenschlager, Roberta Stefani; Staudt, Marcus Vinícius; http://lattes.cnpq.br/0144376116506952; Lohmann, Renata; Wiethölter, TiagoO Morro Gaúcho é classificado como uma elevação basáltica proeminente, situada ao norte do Município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, interior do Rio Grande do Sul. O local é um cartão postal do Vale, procurado para atividades de lazer e prática de esportes. Um fato de destaque em relação a essa atração turística, é a falta de informações. Não existem registros históricos, documentos oficiais ou informais sobre as histórias do Morro Gaúcho. Diante deste universo, essa pesquisa teve como objetivo produzir um audiovisual, em linguagem documental, a partir de narrativas contadas por moradores, com histórias reais e informações sobre o Morro Gaúcho. A pesquisa qualitativa utilizou a linguagem audiovisual para registrar histórias e lendas do local. Além disso, apresentou um diário da produção e captação, fundamentação teórica sobre o Jornalismo, linguagem audiovisual, documentário, produção mobile e plataformas digitais. Com base nesta pesquisa, concluiu-se que havia uma grande necessidade de documentar as histórias do Morro Gaúcho, passadas de geração em geração, para que não fossem esquecidas com o passar do tempo.
- ItemAcesso AbertoElas que falam: uma produção audiofônica em formato de videocast sobre mulheres que atuam na Cooperativa Certel(2023-11) Santos, Gabriela Pereira Dos; Staudt, Marcus Vinícius; http://lattes.cnpq.br/0144376116506952; Lohmann, Renata; Hauschild, AndréiaConstruir um espaço de fala para mulheres é escutar histórias de vida, carreira profissional e aprendizados vivenciados por elas. Oportunizando um ambiente dinâmico e seguro, as mulheres soltaram a voz e mostraram que, diante de todas as condições impostas pela sociedade, souberam ocupar seus espaços. Desta forma, este trabalho teve como objetivo a produção de uma série em cinco episódios no formato videocast com linguagem audiofônica a partir de mulheres atuantes na Cooperativa Certel que contaram suas histórias relacionadas às questões pessoais e profissionais. A pesquisa qualitativa abrangeu áreas como a comunicação, a linguagem e produção audiofônica e audiovisual, o feminismo e o cooperativismo, e também tratou da fundamentação teórica com autores acadêmicos sobre os assuntos. O trabalho também apresentou uma reflexão para elas e para todos, onde cada captação foi analisada com as percepções da pesquisadora. A partir deste estudo, concluiu-se que a produção de um videocast não se restringe unicamente à promoção da visibilidade feminina. Está na essência de cada entrevista onde, com muita individualidade, cada mulher transformou o episódio único com as suas vivências, e tornou-se uma alternativa de empoderamento para mais mulheres. O trabalho é uma etapa inicial que também servirá de base para futuros estudos acadêmicos sobre cooperativismo.
- ItemAcesso AbertoJosé Sebald Hammes: o valor de suas fotografias para a documentação da história social de Lajeado, a partir de uma análise icongráfica e de interpretação iconológica(2023-12) Darde, Pietra; Lohmann, Renata; http://lattes.cnpq.br/8075860266930578; Oliveira, Michel De; Mallmann, LidianeA fotografia desempenha várias funções, entre elas a documentação de fragmentos da realidade. Até o século passado, o acesso à fotografia era limitado em comparação com os dias atuais. Nesse contexto, destaca-se o trabalho de José Sebald Hammes, um dos primeiros fotógrafos profissionais de Lajeado, RS. Conhecido como Sebaldo, ele documentou a história social da cidade, capturando momentos que proporcionam conhecimento sobre hábitos e costumes da época e a evolução de Lajeado. Esta pesquisa tem como objetivo compreender o valor das imagens fotográficas de José Sebald Hammes para a documentação da história social de Lajeado, RS. A pesquisa seguirá uma abordagem qualitativa e utilizará métodos como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas em profundidade. Além disso, serão analisadas cinco fotografias de Sebaldo por meio da metodologia de análise iconográfica e de interpretação iconológica desenvolvida por Boris Kossoy.
- ItemAcesso AbertoO poder da voz: um estudo da cobertura radiofônica da Rádio Independente na enchente histórica que atingiu o Vale do Taquari em maio de 2024(2024-12) MALLMANN, VINICIUS; STAUDT, MARCUS VINÍCIUS; Lohmann, Renata; Sander, Ricardo BornEm maio de 2024, o Vale do Taquari sofreu com uma enchente histórica. Nela, o Rio Taquari foi impactado por uma grande elevação e deixou parte dos municípios tomados pela água. Diante disso, este trabalho se propôs a verificar a condução jornalística da cobertura radiofônica feita pela Rádio Independente entre os dias 30 de abril e 3 de maio de 2024, quando uma enchente, evento climático de grandes proporções, atingiu o Vale do Taquari. Para isso, foi utilizado o método qualitativo exploratória, além de documental, porque é realizada com o auxílio de áudios, conteúdos audiovisuais disponibilizados pela emissora e links. A partir do estudo, conclui-se que, uma cobertura radiofônica neste evento climático foi de fundamental importância, pois além de levar a informação às pessoas que, em determinado momento perderam totalmente o contato e ainda conseguem acessar o rádio, ela também pode combater a desinformação e especulações criadas a partir dos fatos com credibilidade.
- ItemAcesso AbertoCatástrofes climáticas e sensacionalismo: uma análise do conteúdo do Grupo Independente(2024-12) Silva, Paulo Émerson Cardoso da; Meurer , Flávio Roberto; Lohmann, Renata; Segabinazzi, TiagoO presente estudo teve como objetivo analisar a cobertura jornalística realizada pelo Grupo Independente durante a enchente de maio de 2024 no Vale do Taquari, com foco na identificação de elementos sensacionalistas. Os resultados evidenciam uma forte tendência à dramatização dos fatos, com 68,7% das manchetes apresentando conotação negativa e 74,9% das imagens sendo capazes de gerar impacto psicológico nos leitores. Embora a situação da enchente tenha sido extrema, a abordagem sensacionalista empregada pelo Grupo Independente pode ter prejudicado a credibilidade do veículo de comunicação. A superação do sensacionalismo não implica abandonar o impacto visual e emocional, mas integrá-lo a um conteúdo mais robusto, que permita uma compreensão completa dos desafios impostos pelas crises ambientais
- ItemAcesso AbertoÉtica jornalística: uma análise do caso Klara Castanho(2024-12-09) Frühauf, Fernanda; Lohmann, Renata; http://lattes.cnpq.br/8075860266930578; Staudt, Marcus Vinícius; Meurer, Flávio RobertoO presente trabalho consiste na apresentação e análise do caso Klara Castanho que ocorreu no ano de 2022, e foi amplamente divulgado nas redes sociais. O trabalho foca no caso da atriz que, após sofrer violência sexual resultando em uma gravidez indesejada e posteriormente na adoção do filho fruto dessa violência, teve detalhes da sua história divulgada por dois jornalistas sem o consentimento da vítima. O caso viralizou nas redes sociais e teve um grande impacto na vida profissional da atriz, gerando muitas discussões e comentários negativos pelo público. Esse estudo também buscou analisar a relação entre ética e jornalismo nas redes sociais, abordando alguns aspectos do Código Brasileiro de Ética dos Jornalistas a serem seguidos dentro da atuação dos profissionais. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, em segundo, de caráter descritivo e por último com uma abordagem qualitativa, com um desenho transversal em relação ao tempo. A análise concluiu que os jornalistas envolvidos no caso comprometeram a imagem de Klara Castanho, e permitiram que a violação de sua privacidade fosse exacerbada principalmente nas redes sociais.