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Navegando Ensino por Assunto "Active Methodologies"
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- ItemAcesso AbertoMetodologias Ativas no processo de ensino da Enfermagem: revisão integrativa(2019-04-09) Weber, Lidia Catarina; Koetz, Lydia Christmann Espíndola; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836As Metodologias Ativas buscam favorecer a motivação e despertam a curiosidade, ao mesmo tempo em que os alunos se inserem na teorização e despertam para novos elementos ainda não buscados nas aulas ou na própria perspectiva do professor. Desta forma surgiu o interesse em pesquisar sobre as Metodologias Ativas no processo de ensino da Enfermagem, pois há uma necessidade de que o acadêmico exerça parte fundamental na construção, elaboração e aquisição de novos conhecimentos, devendo estar incluso neste processo de formação de um novo profissional que possa suprir as necessidades que o mercado de trabalho exige desta profissão secular e de suma importância para o equilíbrio entre a saúde e a doença. O objetivo geral desta investigação é identificar e analisar a produção científica brasileira sobre o uso das Metodologias Ativas no ensino da Enfermagem. Os objetivos específicos são: identificar as Metodologias Ativas utilizadas no ensino da Enfermagem; caracterizar a produção científica brasileira dos estudos no tema; e analisar a produção científica acerca das Metodologias Ativas no processo de ensino da Enfermagem à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo revisão integrativa, de abordagem qualitativa. Os critérios de inclusão foram: estudos originais (primários), trabalhos e livros completos (gratuitos pela internet), apresentar resumos para pré-seleção, publicados em português por autores brasileiros, a partir de 2001 até 2017, nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e na base de dados eletrônica Scielo (Scientific Eletronic Library Online).A amostra final desta pesquisa contabilizou 22 artigos que, após leitura sistematizada, foram subdivididos em categorias emergentes, assim intituladas: 1) Objetivo das Metodologias Ativas para a formação do enfermeiro, que ressalta a importância das Metodologias Ativas no ensino de graduação da Enfermagem; 2) A inserção do estudante de Enfermagem nos cenários de prática, que enfatiza como as Metodologias Ativas contribuem com as atividades práticas dos discentes; 3) Os impactos do uso das Metodologias Ativas sobre o processo de aprendizagem do estudante de enfermagem, que aborda como as Metodologias Ativas influenciam no ensino-aprendizagem do curso de Enfermagem); e 4) O olhar docente sobre as Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem, que apresenta os desafios e as dificuldades da implementação das Metodologias Ativas pelos professores de Enfermagem. Os resultados desse estudo apontam que, cada vez mais, os cursos de Enfermagem têm buscado estratégias pedagógicas pautadas em cenários de práticas, embora ainda esteja enraizada a premissa de que o professor é detentor do saber. Esta pesquisa se propôs a contribuir para a rediscussão dessas metodologias nos cursos de Graduação em bacharelado em Enfermagem, sua funcionalidade e auxílio para o crescimento acadêmico e profissional de futuros enfermeiros. Mesmo com as dificuldades para modificar os métodos tradicionais de ensino, algumas instituições educacionais e assistenciais de Enfermagem, através de seus educadores, estão cientes da necessidade de mudança na formação e na atuação de cada profissional enfermeiro.
- ItemAcesso AbertoSemeando ideias empreendedoras no polígono da seca: um estudo sobre as repercussões do ensino desenvolvido no curso de enfermagem da UNIAGES(2020-09) Santos, Mirelton Souza; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Schuck, Rogério José; Quartieri, Marli Teresinha; Moreschi, ClaudeteO estudo trata sobre os efeitos de um ensino norteado por metodologias ativas na educação superior no fomento de competências empreendedoras em egressos do curso de Enfermagem, minimizando os efeitos de um cenário marcado pelo desemprego dos egressos. A investigação surge da necessidade de desvendar o potencial do ensino na empregabilidade, principalmente em situações de crise de emprego. Desse modo, a provocação central da pesquisa é: Como um ensino, norteado por metodologias ativas, pode contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo e a inserção do egresso do curso de Enfermagem da UniaAGES no mercado de trabalho? A problemática de empregabilidade entre egressos do curso de Enfermagem é uma situação que assola as cidades interioranas, a exemplo da região semiárida da Bahia, onde o desenvolvimento do setor de saúde é limitado, o que é reflexo da escassez de recursos de um território castigado pela seca. Frente a essa situação, a pesquisa propõe uma interface entre metodologias ativas, empreendedorismo e enfermagem, buscando investigar as relações existentes entre essas proposições. Além disso, o estudo traz concepções teóricas voltadas a tais temáticas, pondera as bases conceituais do método de ensino ativo, apresenta fontes científicas em observância ao ensino com metodologias ativas no curso de Enfermagem, reúne estudos que confrontam as metodologias ativas e o empreendedorismo, e analisa as relações do empreendedorismo na Enfermagem. O caminho metodológico utilizado para atender os anseios desta pesquisa aproxima-se da abordagem qualitativa e pesquisa documental. Trata-se de um estudo de caso aplicado na Instituição UniAGES, pioneira em educação superior na região de Paripiranga/BA, no polígono da seca. Na consecução dos dados, foram realizadas ponderações ao Projeto Político Pedagógico Institucional e outros arquivos. Também 8 foram realizadas entrevistas com a coordenação do curso de Enfermagem da UniAGES, e com egressos de Enfermagem que empreenderam na sua profissão. No tratamento dos dados obtidos, foram elencados os fundamentos de Bardin (2009) acerca da análise de conteúdo, organizando as informações coletadas em categorias discursivas, conforme os desígnios da investigação. Tal método de análise resultou nos tópicos: O germinar e o agir no polígono da seca; O perfil egresso ageano; O agir nas Metodologias Ativas; Egressos de Enfermagem agindo através do empreendedorismo. Por meio do estudo, constatou-se que as metodologias ativas foram impactantes para a ação empreendedora dos egressos, e que o ensino ofertado pela instituição UniAGES reúne diretrizes metodológicas e filosóficas que preconizam o empreendedorismo. O estudo também permitiu refletir acerca da relevância do empreendedorismo como uma possível solução para a escassez de empregos na região.