Ensino
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino por Assunto "Active method"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAula de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado: possibilidades a partir do uso do método ativo de ensino(2018) Grangeiro, Letícia Maria dos Santos; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Forneck, Kári Lúcia; Aldrovandi, MakeliEsta dissertação propõe o uso de práticas pedagógicas embasadas no método ativo nas aulas de Língua Inglesa. A partir das experiências profissionais e pessoais da pesquisadora, a investigação buscou responder ao seguinte problema de pesquisa “Como o método ativo de ensino pode ser desenvolvido nas aulas de Língua Inglesa no 2º ano do curso de Técnico em Publicidade do IFAP?”. A partir dessa problemática, objetivou-se: 1º) Conhecer e selecionar as estratégias, pautadas no método ativo, de acordo com o público em questão, nível de conhecimento e temática envolvida; 2º) Planejar e desenvolver uma intervenção didática de Língua Inglesa, pautada em metodologias ativas, aliada a um tema que permeia o cotidiano do aluno: mídias sociais; 3º) Verificar, junto aos alunos, suas percepções em relação às aulas de Língua Inglesa que foram norteadas pelo método ativo de ensino. Quanto aos procedimentos metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa, aproximando-se dos pressupostos da pesquisa-ação. Para tanto, os sujeitos dessa pesquisa foram os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Publicidade, do Instituto Federal do Amapá – campus Santana. A análise dos dados foi realizada em duas etapas. Baseada em Gil (2008), a primeira efetivou-se a partir da descrição do diário de campo; em outros termos, por meio do relato das aulas ministradas pela professora/pesquisadora à turma. Por seu turno, a segunda, isto é, a Análise Textual Discursiva, foi feita a partir das respostas dos alunos, retiradas do questionário via Google Forms, e fundamentada em Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados encontrados nesta investigação mostraram que o uso do método ativo de ensino pôde contribuir para os processos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, e neste caso, ainda associado ao ensino técnico.