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- ItemOpen AccessEnsino de libras: metodologia da problematização e a formação de professores na busca de um ensino integrado(2020-01) Santos, Camila Alves Dos; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957A formação de professores é uma preocupação latente nos cursos de graduação, que almejam que esses profissionais sejam qualificados para atuar em âmbito educacional, conforme a legislação vigente. Nessa perspectiva, esta dissertação teve como objetivo geral investigar as implicações da Metodologia da problematização na formação de professores que irão atuar com alunos Surdos, especialmente no curso de Letras do campus Goiânia. Foram utilizados referenciais teóricos que abordam a Metodologia da Problematização, como Berbel (2012), Araújo e Sastre (2016), entre outros, e sobre a surdez, como Lacerda (2006), Strobel (2008) e outros relevantes para a temática. A metodologia utilizada para a realização deste estudo foi um estudo de caso de cunho qualitativo e de caráter exploratório, visando analisar fenômenos resultantes da problemática em questão. Os instrumentos utilizados foram gravações das aulas, além de análise do questionário semiestruturado. Os dados produzidos foram verificados por meio de uma aproximação com a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Ao final do trabalho observou-se que muitas foram as contribuições advindas da Metodologia da Problematização para o ensino de Libras, legitimando, dessa forma, o uso de tal metodologia para contribuir com o ensino integrado, bem como reafirmando a importância para a formação de professores que irão atuar com Surdos.
- ItemOpen AccessMétodo ativo de ensino: o estudo de caso do centro universitário AGES – Campus Paripiranga/BA(2021-09) Santana, Thamires De Andrade; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Martins, Silvana Neumann; Herber, Jane; Leão, Marcelo FrancoMuitos são os métodos de ensino relacionados às metodologias ativas, as quais surgem como possibilidades para uma educação inovadora e proporcionam experiências de aprendizagens mais vivas e significativas para os estudantes. O presente estudo buscou entender como o Centro Universitário AGES (UniAGES) desenvolveu o método ativo de ensino como proposta pedagógica institucional. Deste modo, o objetivo deste estudo foi analisar o método ativo de ensino desenvolvido pelo UniAGES. Nesse viés, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, aproximando-se dospressupostos do estudo de caso. O campo de estudo, desta pesquisa, foi o UniAGES – campus Paripiranga/BA. Como instrumento de coleta de dados um questionário foi desenvolvido em formato eletrônico, entregue via e-mail para acesso por meio de link, gerado por meio de uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google: o Google Forms, que foi respondido pelo Diretor de Ensino, em exercício durante a fase de implementação, além de pesquisa documental. A análise dos dados produzidos e apresentados, nesta pesquisa, aproxima-se dos pressupostos da técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016). Foram três categorias pré-estabelecidas: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Problematização e Ambas as metodologias. Como resultados,evidenciou-se que o método do UniAGES apresenta predominância de características que são comuns tanto à ABP à Problematização. Nota-se, como característica importante do método do UniAGES, a ação transformadora e seu caráter social expressa na missão da instituição, que tem grande importância no método da Problematização. Além disso, foi relatada uma série de mudanças organizacionais e de estrutura física foram realizadas com vistas a atender às necessidades do novo método ativo de ensino, sendo necessário, também, investir em formação continuada, tanto para professores e estudantes, quanto para equipe administrativa. Entende-se que, seguindo essa perspectiva de ensino problematizado, pode-se oferecer caminhos a outras instituições de ensino no processo de implantação de um método ativo de ensino.