Ensino
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino por Assunto "Adaptive teaching platform"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEstudo sobre o ensino adaptativo: ajudando o professor a selecionar uma plataforma(2025-03) Pontes, Lelino Ramos; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Fernandes, Flávia Gonçalves; Giongo, Ieda Maria; Schorr, Maria ClaudeteEste trabalho apresenta relevância não apenas para educadores, educandos e gestores de instituições de ensino, mas também para a sociedade em geral, pois destaca um modelo de ensino que pode atender às necessidades de uma população de estudantes com demanda de aprendizado diversa. Assim, a pesquisa busca responder à questão central: como escolher uma plataforma de ensino adaptativo que atenda às necessidades pedagógicas do ambiente de ensino? Deste modo, foram analisadas três plataformas, buscando identificar as características pedagógicas que devem estar presentes em plataformas de ensino adaptativo para que estas atendam às necessidades dos professores e alunos, nos processos de ensino e de aprendizagem. Na pesquisa de cunho qualitativo, foi realizada uma revisão bibliográfica documental de caráter exploratório em dissertações, teses e artigos sobre o ensino adaptativo e sua aplicação nas plataformas digitais de ensino. Os resultados sugerem diálogo entre os setores de tecnologia da informação e educação, visando a criação de sistemas que atendam, de maneira prática, às demandas dos alunos e professores, oferecendo visão abrangente sobre o ensino adaptativo, suas metodologias e aplicações. Ao final destes estudos foi elaborado um guia prático com dez orientações para a seleção de plataformas educacionais. A conclusão do trabalho indica a importância de uma reflexão minuciosa sobre o ensino adaptativo e as ferramentas digitais na educação, destacando que a integração dessas tecnologias pode não apenas melhorar o aprendizado, mas também contribuir para a formação de uma sociedade educacionalmente mais justa e igualitária, onde o conhecimento pode ser acessível a todos.