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Browsing Ensino by Subject "Adolescência"
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- ItemOpen AccessAção docente na contemporaneidade: o que pensam os adolescentes?(2018-01) Diesel, Daniela; Amado, Nélia; Schwertner, Suzana Feldens; http://lattes.cnpq.br/7506762501479836; Schwertner, Suzana Feldens; Amado, Nélia; Dullius, Maria Madalena; Ohlweiler, Mariane; Quintas, HelenaSer professor requer uma variedade de atribuições, como habilidades, técnicas e competências para a ação docente com jovens estudantes. Diante disso, esta dissertação buscou dar voz a estudantes adolescentes acerca da importância do professor nos processos de ensino e de aprendizagem. O estudo contemplou reflexões teóricas sobre a escola contemporânea, o ensino para adolescentes, os saberes e as competências do professor contemporâneo (SIBILIA, 2012; TARDIF, 2012; CANÁRIO, 2006; DUBET, 1997). A pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de jovens estudantes sobre a ação docente na escola contemporânea. Optou-se por uma abordagem qualitativa, a partir do uso da técnica de grupo focais com estudantes de duas escolas, do segundo ano do Ensino Médio de um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A técnica de grupo focais busca compreender as perspectivas e os valores de um grupo, sendo que os insights gerados por meio das discussões permitem entender como o grupo processa e significa a temática pautada (BARBOUR, 2009). Por meio da análise textual discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2011), dentre as narrativas apresentadas pelos estudantes, foi possível elencar quatro unidades: primeiro, os múltiplos papéis que o professor exerce nos dias de hoje; segundo, a importância do docente estabelecer relações afetivas e interpessoais entre professor-estudante; terceiro, a necessidade de aulas mais dinâmicas, para além do espaço da sala de aula, onde há a possibilidade de partilha de conhecimento oriundo tanto de estudantes como dos professores; e, por último, as competências do professor do século XXI. Como resultados, o estudo mostrou que os jovens consideram o professor como uma figura de ‘referência’, fonte de inspiração, figura indispensável no processo de ensino e de aprendizagem. O docente precisa ser dinâmico e estar em permanente evolução, saber incentivar e estimular constantemente o estudante. Além disso, na visão dos estudantes, a relação professor-estudante precisa ser marcada por vínculos de afeto. Os jovens afirmaram que a escola ainda segue uma abordagem tradicional de ensino e sugeriram outros ambientes e ferramentas que favoreçam a aprendizagem. O professor do século XXI deve estar aberto para as mudanças nas relações professor-estudante e precisa estabelecer um espaço de ‘escuta’ e de troca, compartilhando seus saberes com os estudantes.