Docência na Educação Profissional
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Navegando Docência na Educação Profissional por Assunto "Avaliação"
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- ItemAcesso AbertoImplicações de um estudo de caso desenvolvido com alunos do curso técnico em automação industrial(2018-06-25) Dexheimer, Guilherme Muccillo; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239A educação enfrenta novos desafios associados à tecnologia, já que muitas são as fontes de informação disponíveis e de fácil acesso. Assim, proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e saberes é tarefa desafiante aos docentes. O objetivo deste estudo foi avaliar as implicações pertinentes à aplicação de metodologias ativas na forma de estudo de caso. Essa metodologia foi utilizada para demonstrar a aplicação dos conteúdos pertinentes à disciplina permitindo ser utilizada também como método de avaliação diferente às tradicionais provas, pois há um acompanhamento do professor ao longo de todo o período, permitindo determinar pontos que devam receber mais atenção. Para isso, foram analisadas as respostas dos alunos em um questionário avaliando a perspectiva de aprendizagem destes, bem como o próprio sentimento dos alunos quanto à forma avaliativa. Assim, pode-se concluir que a aceitação desta forma de avaliação, aplicação dos conteúdos e acompanhamento da aprendizagem dos alunos, foi recebida clara e abertamente por todos, gerando oportunidades de desenvolvimento do ser e do conviver da turma.
- ItemAcesso AbertoO processo de aprendizagem e avaliação através de QUIZ(2018-06-26) Vargas, Daiana De; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Este artigo relaciona aplicativos online Kahoot e Socrative e não online Plickers, além do software Powerpoint, que podem ser utilizados em sala de aula como processo de aprendizagem e avaliação através de quiz. A intervenção pedagógica ocorreu com quatro turmas dos cursos técnicos da Universidade do Vale do Taquari – Univates, nos semestres 2016/A, 2016/B e 2017/A, sendo duas turmas do Curso Técnico em Serviços Jurídicos e duas turmas do Curso técnico em Transações Imobiliárias, com a aplicação de atividades avaliativas utilizando quiz, e a metodologia ativa para o processo foi a instrução por pares ou peer instruction. O objetivo principal do artigo foi o de apresentar questões relativas à avaliação e aprendizagem, na visão do professor através de quizzes, que auxiliam positivamente no processo de ensino e analisar as vantagens e desvantagens de cada aplicativo e os resultados obtidos com sua utilização em sala de aula. Optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, natureza descritiva e procedimento técnico de estudo de caso. Como resultado verificou-se que o uso de aplicativos como forma de avaliação aproxima o professor e o estudante, proporcionando maior interação, motivação e melhora o processo de ensino e aprendizagem.