Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Docência na Educação Profissional por Assunto "Cursos técnicos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAnálise quali-quantitativa da evasão escolar nos cursos técnicos do CEP - Univates: um estudo de caso envolvendo quatro cursos técnicos nas áreas de saúde e tecnologia(2018-02) Diedrich, Vinícius Antônio; Fassini, Edí; http://lattes.cnpq.br/3699307741202885A evasão escolar é um problema que tem se acentuado nos últimos anos, acompanhando a ampliação na oferta de vagas nos cursos técnicos no país nos últimos 15 anos, demandada pela necessidade de mão-de-obra, reflexo do crescimento econômico da última década. Essa evasão tem causado diversos problemas, sendo principalmente: desequilíbrio econômico das instituições de ensino, baixa qualificação dos profissionais e falta de mão de obra especializada. Este artigo apresenta uma discussão acerca da evolução do número de matrículas na educação profissional e da evasão escolar nos cursos técnicos. É apresentado um estudo de caso sobre quatro cursos técnicos do Centro de Educação Profissional da Univates, em dois eixos distintos, o da saúde e da tecnologia. São apresentadas as taxas de evasão para os cursos no período entre 2012 e 2016 e analisados os principais motivos e fatores causadores da evasão escolar, e são propostas, ao final, ações que auxiliem os gestores educacionais a conhecer e a enfrentar e combater tal problema.