Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo por Assunto "Arte"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoIndústria cultural e arte: uma análise do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, da banda The Beatles, como produto cultural(2019-12) Pfeil, Aline Ferreira; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932O cenário de mudanças científicas, tecnológicas, culturais e musicais dos anos 1960 contribui para o desenvolvimento da indústria fonográfica, disponibilizando às massas uma diversidade de bens de consumo. Neste sentido, estuda-se um produto cultural enquanto mediador da sociedade, retratando as suas necessidades subjetivas obtidas conforme o contexto histórico de determinado período, a fim de compreender sua atuação social. A proposta deste trabalho é discutir, sob a perspectiva frankfurtiana a tensão entre arte e produto, colocando em perspectiva o aspecto inovador na produção musical dos Beatles, encontrado no álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Entende-se que este álbum cumpre a sua função como produto cultural, uma vez que media as relações sociais a partir de uma demanda da sociedade, ao mesmo tempo que ele garante a sua longevidade enquanto categoria de arte moderna com recursos tecnológicos.