Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo por Assunto "Customization"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoTendencias da personalização da informação: um "GOOGLE" diferente para cada pessoa(2018-11) Ritt, Ana Amélia; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106Os dispositivos móveis, como os smartphones, facilitam o acesso à produção de conteúdos, o que também aumenta o número de informações disponíveis on-line. Diante disso, a personalização surge como uma facilitadora na seleção do que tende a ser relevante a cada usuário, direcionando o conteúdo conforme características pessoais. Da mesma forma, o sistema de buscas do Google, cujo algoritmo mapeia de forma precisa os comportamentos digitais, também realiza filtragem dos resultados oferecidos. Assim, o trabalho busca analisar como a empresa efetua a seleção por meio da personalização, de modo a observar o oferecimento de informações e o estreitamento da ligação com o público. A pesquisa qualitativa, com caráter descritivo, baseou-se em materiais bibliográficos e análise documental. Por meio de um questionário, aplicado com 20 pessoas de diferentes cidades e regiões do Brasil, o estudo concluiu que, para o oferecimento dos resultados, o Google faz uso principalmente da geolocalização. No que se refere a conteúdos, como os de caráter jornalístico, o recurso disponibiliza, num primeiro momento, informações novas, de relevância nacional e de sites que possibilitam a venda e/ou o oferecimento do serviço solicitado.