Psicologia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Psicologia by Subject "Adolescência"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAutomutilação não suicida na adolescência: uma compreensão psicanalítica do tratamento(2023-06) Modesti, Mariana Galeazzi; Zanelatto, Elisângela Mara; http://lattes.cnpq.br/0187043822478808; Dhein, Gisele; Schwertner, Suzana FeldensA adolescência pode ser entendida como um estado de ser, um tempo único do sujeito que vive imerso em elaborações e escolhas vivenciando novas pulsões decorrentes da puberdade. O presente artigo é o resultado de uma pesquisa vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso e tem por objetivo compreender a perspectiva psicanalítica acerca da automutilação não suicida na adolescência. Este estudo se caracteriza pela natureza qualitativa e apoia-se em dados descritivos. Como método de pesquisa utilizou a entrevista semiestruturada a partir de um roteiro abordando o trabalho psicoterapêutico a adolescentes que se automutilam sem intenção de morrer. Participaram do estudo três psicólogas que atuam há mais de cinco anos ancoradas na abordagem psicanalítica com adolescentes entre 12 e 18 anos de idade. Cada entrevista teve a duração aproximada de 45 minutos e foram gravadas. Elas foram realizadas de modo virtual por meio da plataforma Google Meet, e uma aconteceu de modo presencial. Após, as falas foram transcritas na íntegra. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011), a partir da construção de um corpus do qual surgiram as categorias a seguir: 1) Adolescência na contemporaneidade: diferentes modos de ser e adoecer; 2) Corpo: marcas e registros de um tempo; 3) Trabalho psicoterapêutico com adolescentes: desafios e possibilidades e 4) Rede de apoio: com quem contar. Como resultado, constatou-se que a intervenção junto aos adolescentes se faz através de uma perspectiva de vínculo que proporcione a criação de mecanismos de enfrentamento salutares para lidarem com suas dores e sentimentos de desamparo.
- ItemOpen AccessNa trajetória de Hubert: a constituição do sujeito a partir do desejo do outro(2018-01) Antoniazzi, Geni Inês; Pretto, Bernardete; http://lattes.cnpq.br/3115671394868297O sujeito da Psicanálise é o sujeito do desejo. Diante disso, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre como se dá a constituição desse sujeito, que parte do desejo do outro, mas que, em seu processo de constituição subjetiva, necessita tomar posse de sua herança (compreendida como aquilo que foi o desejo dos pais, projetado no filho) para tornar-se sujeito de seu desejo. Para tanto, é feita uma análise do filme “Eu Matei Minha Mãe”, a partir dos conceitos freudianos de narcisismo, castração e complexo de Édipo. A passagem pela adolescência, período em que se encontra o personagem principal (Hubert), é entendida como uma época de turbulências e rupturas, mas também como um período em que ocorre uma possível elaboração das marcas da primeira infância, que, em um novo arranjo, possibilita ao sujeito, ao tomar posse de si, apropriar-se de sua herança.
- ItemOpen AccessAs propagandas de cervejas e a produção de masculinidades adolescentes(2019-06) Wirtti, Evaristo; Detoni, Priscila Pavan; http://lattes.cnpq.br/9818967247146714Este estudo objetiva conhecer os efeitos de comerciais de cervejas que foram veiculados livremente, principalmente pela mídia televisiva, e suas influências na subjetivação em adolescentes do sexo masculino. O comercial de cerveja, produto de fácil aquisição, de custo relativamente baixo e socialmente aceito, produz efeitos, em especial, na forma do adolescente se relacionar. Foi realizada uma análise qualitativa de dois comerciais de cervejas, sendo um de 2009 e outro de 2014, de marcas e propostas diferentes. A análise dos comerciais foi feita da forma como o artefato cultural influencia na construção da subjetividade dos adolescentes a partir da metodologia desenvolvida por Rosa Fischer. Identificou-se a erotização da mulher, em cenário paradisíaco, mostrando a valorização de uma masculinidade hegemônica, heterossexual e de um homem que precisa ser viril, conquistador e versátil. Essa produção traz a cobrança social esperada nessa fase de transição, e a relação que os jovens/adolescentes estabelecem com o álcool
- ItemOpen AccessO suicídio na percepção dos adolescentes(2021-06) Battisti, Ana Maria Favaretto; Chaves, Alice Grasiela Cardoso Rezende; http://lattes.cnpq.br/4160985121524552De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2019), a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase um milhão de pessoas todos os anos. O índice de suicídio continua crescendo, sendo a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. O presente estudo teve por objetivo pesquisar as percepções acerca do suicídio junto a adolescentes de um município do Vale do Taquari/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, através de um questionário aplicado em adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública estadual. No questionário constavam quatro perguntas sobre morte, causas e prevenção para o suicídio na concepção dos adolescentes. Participaram da pesquisa, 24 adolescentes com idade entre 15 a 17 anos. Os dados foram analisados através da análise do conteúdo. Os resultados mostraram que tanto a escola como a família são fatores de risco e prevenção do suicídio entre adolescentes.