Psicologia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Psicologia by Subject "Análise de Conteúdo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessPossibilidades na psicoterapia infantil: os profissionais da psicologia e a técnica do atendimento de crianças(2014-03-18) Isse, Julia Fensterseifer; Schwertner, Suzana FeldensO presente Trabalho de Conclusão de Curso traz uma discussão sobre as características e transformações da psicoterapia infantil. Questionar o atendimento de crianças nos remete à reflexão de como essas técnicas surgiram e se modificaram a partir daquelas desenvolvidas com adultos por Freud. A partir disso, Melanie Klein e Anna Freud começaram a pensá-las na clínica infantil, e algumas mudanças foram realizadas. Esta pesquisa tem como propósito principal investigar as técnicas do atendimento de crianças, suas características e transformações na psicoterapia infantil na atualidade. Para o levantamento de dados, foram entrevistadas seis profissionais da Psicologia que trabalham com crianças em consultório de psicoterapia, no município de Lajeado/RS. As entrevistas, semiestruturadas, foram gravadas e transcritas e tiveram como objetivo entender de que maneira essa atividade vem sendo realizada, os motivos da escolha da área de atuação, quais as abordagens teórico-técnicas utilizadas e as peculiaridades do atendimento de crianças. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo (MINAYO, 2007), buscando investigar as modificações, alterações e possibilidades na técnica e na abordagem da psicoterapia infantil. Foram criadas três categorias de análise: efeitos da contemporaneidade sobre a infância; participação/envolvimento dos pais e novos elementos da cultura. Assim, foi possível perceber o quão desafiador tem sido o atendimento de crianças e que as principais transformações estão demarcadas a partir de efeitos da contemporaneidade, da maior participação e envolvimento dos pais e os novos elementos da cultura, marcada fortemente pela presença da tecnologia.