Educação Física - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoMotricidade fina na Educação Infantil: sua importância e contribuição para o processo de alfabetização(2018-01) Volk, Djene Cristine; Brod, Alessandra; http://lattes.cnpq.br/7009640053177740A atividade motora é a base indispensável no desenvolvimento e formação do indivíduo, permitindo que a criança desenvolva consciência de si mesmo e do mundo exterior, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades e assimilação das aprendizagens escolares. O presente estudo é de caráter quantitativo, do tipo descritivo, de corte transversal. O objetivo é apontar o nível de desenvolvimento da motricidade fina e alfabetização em escolares de 4 e 5 anos. O projeto teve sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Para a amostra, foram avaliados 106 escolares da Educação Infantil do município de Arroio do Meio-RS. Um dos instrumentos utilizados foi o teste de motricidade fina da Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto (2002). Além desse, foram utilizadas as fichas de observações das professoras, com os registros diários do desenvolvimento da criança, para analisar o nível de alfabetização. Pode-se dizer que os escolares desse município estão classificados como normal médio, dentro da motricidade fina. Percebeu-se uma diferença significativa entre meninos e meninas em relação à idade motora positiva e negativa e ao nível de alfabetização. Sugerem-se novos estudos para verificar essa carência motora, principalmente no sexo masculino.