Educação Física - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Anos finais do Ensino Fundamental"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoInvestigando instrumentos e critérios de avaliação utilizado pelos professores de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental(2017-01) Rataizki, Cátia Raquel; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394Esta pesquisa qualitativaobjetivouidentificar, analisar e discutir o processo de avaliação na Educação Física escolar a partir dos instrumentos e critérios utilizados por seis professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal, de um município do Vale do Taquari/RS/Brasil. A avaliação formativa é a mais utilizada. Em relação aos instrumentos prevalece o uso da prova teórica. Quanto aos critérios destacam-se a participação, o interesse e o uso de roupas adequadas. Os professores criticam a falta de legitimidade da avaliação realizada uma vez que a disciplina de Educação Física sozinha não consegue reprovar um aluno.
- ItemAcesso AbertoVivências com a natureza: experimentando uma proposta de educação ambiental com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola do Vale do Taquari/RS/BRA(2016-10) Lima, Anderson De; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394O estudo teve como objetivo propor vivências na natureza aos alunos dos Anos Finais de uma Escola Estadual do município de Arvorezinha/RS, analisando sua importância nesse contexto. Essa pesquisa caracteriza-se como qualitativa e para a aplicação dessas vivências utilizou-se o método de Educação Ambiental Aprendizado Sequencial (CORNEL, 2008). Foram realizadas três vivencias com a natureza, uma entrevista com a direção da escola e questionários com os 17 alunos participantes. Os alunos fotografaram e escreveram diários de campo para registro das práticas. Concluiu-se que a escola visita, anualmente, ambientes naturais e trabalham o tema transversal Meio Ambiente em forma de projetos, porém a principal promotora desses é a disciplina de Ciências. Em relação aos significados das vivências surgiram sentimentos de alegria, medo e também contatou mudanças na relação com a natureza.