Educação Física - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Assessment"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEducação Física escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental: problematizando a relação entre o que se ensina e o que se avalia(2023) Loisen, Gabriel Vinícius; Neuenfeldt, Derli Juliano; http://lattes.cnpq.br/5204461564869394; Rocha, Leandro Oliveira; Horn, Claudia InêsEste artigo tem como objetivo analisar compreensões de professores acerca da Educação Física Escolar e suas implicações com a avaliação nas aulas de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de um município do Vale do Taquari/RS. É uma pesquisa qualitativa que se utilizou para a coleta de informações de uma entrevista semiestruturada, realizada com sete professores formados em Educação Física, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Constatou-se que o foco do ensino são os esportes, mais especificamente, o vôlei, o futebol e o handebol, os seus fundamentos e a progressão para o jogo, além de outros temas da cultura corporal previstos na BNCC, como ginástica, lutas e atletismo. Quanto à avaliação, os professores de Educação Física têm enfatizado, principalmente, as dimensões atitudinais e conceituais, negligenciando a dimensão procedimental. A observação da participação e do comportamento são os critérios da avaliação atitudinal e os instrumentos de avaliação conceitual são provas, trabalhos e pesquisas. Conclui-se que há uma desconexão entre o que se ensina e o que se avalia, visto que se ensina fundamentos e gestos técnico-esportivos e que a avaliação se foca principalmente na participação dos alunos nas aulas e na dimensão conceitual.