Educação Física - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Atividade física"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoInfluência do índice de massa corporal e da atividade física no desenvolvimento motor e na aptidão física de crianças(2017-01) Silva, Jonatan Dornelles Da; Tiggemann, Carlos Leandro; http://lattes.cnpq.br/8456032194712668Este estudo verificou se o índice de massa corporal e a atividade física influenciam 17 no desenvolvimento motor e na aptidão física de crianças. Participaram da pesquisa 64 18 crianças com idade entre 9 e 10 anos. Utilizou-se para avaliação um questionário de atividade 19 física, medidas de massa corporal e estatura, um teste de desenvolvimento motor e três testes 20 de aptidão física. Os resultados mostraram que 34,4% das crianças tiveram o peso acima e 21 65,6% obtiveram o peso normal, quanto ao questionário, 50% foram ativos e 50% inativos. O 22 peso acima influenciou na resistência e na habilidade de controle de objetos, porém a 23 atividade física diminui o impacto da obesidade na força e na habilidade de locomoção. A 24 flexibilidade não foi influenciada. Conclui-se que o índice de massa corporal e a atividade 25 física influenciam no desenvolvimento motor e na aptidão física das crianças.
- ItemAcesso AbertoPerfil dos professores das séries iniciais no município de Estrela/RS quanto ao nível de atividade física e indicadores de saúde(2016-10) Sulzbach, Sabrina Bruxel; Tiggemann, Carlos Leandro; http://lattes.cnpq.br/8456032194712668Este estudo teve como objetivo verificar o perfil dos professores das séries iniciais no município de Estrela-RS quanto ao nível de atividade física e indicadores de saúde. Quanto à metodologia utilizada, o estudo caracteriza-se amostra não probalística voluntária, compostos por 38 professores das Séries Iniciais, todos da rede de ensino de Estrela. Para determinar os níveis de atividade física foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física e para determinar os indicadores de saúde foi elaborado um questionário específico. Como conclusão verificamos que nossos profissionais encontram-se no nível ativo, com 76,3%, sendo considerado um bom indicativo, porém 84,2% destes profissionais tomam medicamentos, diante dessas características podemos concluir que continuem com pesquisas como essa que possam futuramente intervir com estratégias de promoção à saúde e mudanças nas condições de trabalho dos professores das escolas brasileiras.
- ItemAcesso AbertoOs significados da atividade física para crianças de um Centro Social do município de Venâncio Aires/RS(2017-05) Mohr, Fabrício; Wachholz, Clairton; http://lattes.cnpq.br/2744150518191354O esporte para crianças e adolescentes, não somente na educação física escolar, mas também em horários distintos ao da escola, é muito importante para esse público, pois está ligada com saúde em geral. Este artigo teve como objetivo compreender os significados da atividade física para as crianças do Centro Social Raio de Luz da cidade de Venâncio Aires/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas sendo sete pré-adolescentes do sexo masculino entre dez e treze anos. O estudo é de cunho qualitativo e utilizou como método de análise a triangulação de dados e após com as respostas obtidas foram construídas categoria. Considerando os objetivos da pesquisa, pode-se verificar que a atividade física para as crianças do Centro Social é benéfica para saúde e também para as demais áreas do conhecimento, em relação à organização, à concentração e à interação entre os alunos.