Design - TCC I
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design - TCC I por Assunto "Animation design"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoColorindo sensações: um estudo sobre a relação cor-sentimento sob a perspectiva das animações(2024-07) Carletto, Larissa Machado; Antunes, Aline Jéssica; Souza, Raquel Barcelos de ; http://lattes.cnpq.br/2122117848823502; Lohmann, Renata; Zarpellon, VagnerEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar a influência das cores no despertar de sensações sob a perspectiva da animação. Para atingir esse objetivo, tem-se como objetivos específicos compreender a história da animação e o porquê de adultos a consumirem, compreender o design emocional e identificá-lo em animações, e analisar duas animações identificando características da teoria das cores relacionada a emoções. No que se refere à metodologia científica, esta pesquisa é de natureza aplicada, cujo método científico é o dialético e o viés é explicativo. Além disso, adotam-se dois procedimentos: pesquisa bibliográfica documental e coleta de dados por meio de dois questionários. O trabalho possui abordagem qualiquantitativa, uma vez que o ambiente é referência para coleta de dados, interpretação de fenômenos e atribuição de significados. Neste artigo são descritos o design emocional, a história da animação e, por fim, os aspectos artísticos das cores aplicados a uma análise de simbologia nas animações “Red: crescer é uma fera” e “Scooby-Doo! Mistério S.A”. A análise cromática buscou respostas em uma coleta de dados que envolveu 45 sujeitos de diferentes idades e áreas de estudos e/ou atuação, residentes dos Vales do Taquari e Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Conclui-se, a partir disso, que projetar uma animação à luz das teorias estudadas é um desafio que ainda pode ser amplamente explorado, visto que foi constatada relação direta entre o design emocional, a psicologia das cores e os sentimentos evocados pelas animações.