Design - TCC I
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design - TCC I por Assunto "Assistive Technology"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoDesign como recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem e a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista(2022-11) Santin, Franciele; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Souza, Raquel Barcelos De; Brod, Rodrigo De AzambujaEste trabalho aborda o transtorno do espectro autista e a contribuição do design no processo de ensino-aprendizagem de crianças com essa síndrome. O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que tem como característica um deficit na interação social e na comunicação, bem como interesse restrito e repetitivo de comportamento. O objetivo geral da pesquisa visa investigar e analisar iniciativas relacionadas ao design universal e inclusivo para auxiliar as crianças com TEA. A pesquisa realizada para a construção deste artigo define-se como sendo de natureza aplicada, com o objetivo de gerar conhecimentos para posterior aplicação prática. Quanto ao objetivo do estudo, pode-se defini-lo como exploratório, pois tem o intuito de esclarecer os conceitos para estudos posteriores sobre o tema em questão. O procedimento técnico aplicado caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, fundamentada na leitura de livros, artigos, teses e revistas (PRODANOV; FREITAS, 2013), com o propósito de coletar informações sobre o autismo e o processo de ensino-aprendizagem, as contribuições do design como ferramenta de inclusão na sociedade e a relação entre o design e o autismo para sua educação, além de uma investigação e uma análise de produtos desenvolvidos para esse público. Por fim, nas considerações finais, apresenta-se uma discussão baseada na pesquisa e na análise.