Design - TCC I
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Navegando Design - TCC I por Assunto "aprendizagem"
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- ItemAcesso AbertoGamificação como elemento a favorecer o engajamento na formação de alunos no ensino virtual(2024-07-08) Bazzo, Gabriele Mocellin; Rosselli, Bruno Souto; http://lattes.cnpq.br/0253521112878177; Brod, Rodrigo; Werlang, Luís André RibasEste trabalho busca explorar, diante da crescente relevância dos ambientes virtualizados de aprendizagem (AVAs), as vantagens que a gamificação pode gerar ao ser aplicada em processos de ensino. Para cumprir esse objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica para estabelecer relação com quais fatores são importantes nos processos de aprendizagem e, ao levarmos estes fatores para dentro do ensino virtualizado, quais elementos acabam se perdendo. Este trabalho busca como objetivo geral, diante da crescente relevância do ensino virtualizado, encontrar na gamificação ferramentas que possam auxiliar no engajamento dos alunos no ambiente digital. Para reforçar as evidências encontradas em pesquisa, foi realizada pesquisa cases de sucesso em AVAs onde há o emprego de gamificação, identificando quais ferramentas de gamificação foram usadas como estratégia. Como resultado, se apresentam diversos mecanismos provenientes do universo dos jogos e que se mostram promissores na solução da problemática levantada pela pesquisa.