Ciências Contábeis
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Navegando Ciências Contábeis por Assunto "Administração pública"
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- ItemAcesso AbertoCusto aluno x qualidade de ensino: uma análise da educação nas escolas municipais de Estrela(2014-10) Fröhlich, Júlia; Strehl, Elaine Görgen; http://lattes.cnpq.br/7842595562864810A análise dos custos se faz necessária para que os gastos sejam controlados e também para garantir que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente. A contabilidade de custos na gestão pública oferece parâmetros para apoiar os administradores na tomada de decisões. Esta pesquisa comparou o valor investido na educação básica, em uma amostra relativa aos alunos do ensino fundamental, através do cálculo do custo-aluno com a qualidade de ensino avaliada pelo desempenho das escolas de ensino fundamental do município de Estrela - RS, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos de 2005, 2007, 2009 e 2011. O estudo realizado foi classificado como pesquisa exploratória e descritiva, pois é um assunto pouco explorado e também por estabelecer a relação entre duas variáveis. Para alcançar as metas traçadas inicialmente realizou-se pesquisa bibliográfica e documental sobre o assunto a fim de dar sustentação a pesquisa empírica. Após, com base na teoria abordada, foi desenvolvida a parte prática da pesquisa a fim de apurar o custo unitário por aluno nos anos estudados. A partir dos resultados obtidos com a aplicação do Método de Custeio por Absorção confrontou-se os resultados com as notas obtidas pelo município no IDEB. Apurou-se que os resultados do custo-aluno aumentaram todos os anos, crescendo na média de 30% nos Anos Iniciais e 28% nos Anos Finais, já as notas do IDEB variaram, reduzindo no ano de 2009 nos Anos Iniciais em torno de 4% e nos Anos Finais se manteve igual entre 2009 e 2011. Diante dos resultados acredita-se que um maior investimento em educação por si só não resulta em melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e consequente melhoria na qualidade da educação.