Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras por Assunto "Compreensão"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA relevância de se ler também nas entrelinhas(2018-11) Lussani, Brendom Da Cunha; Forneck, Kári Lúcia; http://lattes.cnpq.br/1363740115770957Este trabalho tem por objetivo evidenciar uma interface entre a Pragmática e a Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (1985, 1995). A proposta aqui apresentada parte da seguinte problemática: como potencializar práticas de ensino da compreensão leitora a partir da apropriação textual movida pela relevância, em uma turma do oitavo ano, de uma escola do Vale do Taquari-RS? Para comprovar a proposta metodológica e epistemológica aqui proposta, realizou-se uma pesquisa em três escolas distintas a partir da leitura do texto Muribeca, de Marcelo Freire. A leitura realizada, sempre em duas turmas de análise (grupo de aplicação e grupo de controle) possibilitou perceber que a turma de aplicação, a que recebia estímulos durante a leitura do texto, acertou mais questões sobre o texto, se comparada a turma controle, que não havia recebido estímulos ao longo da leitura. Ao longo do trabalho apresenta-se uma proposta de intervenção que cumpriu o papel com o proposto de evidenciar que quando se possibilita ao aluno conhecimentos prévios e estímulos, esse compreende o texto, criando inferências sobre ele e podendo responder questões que se apresentam, por vezes, nas entrelinhas. Ao fim, concluímos que é possível um trabalho em sala de aula tendo o significado do texto compreendido e processado pelos alunos, desde que o professor tenha em mente os objetivos de leitura e crie espaços de inferenciação sobre o texto.