Administração - LFE Negócios Agroindustriais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - LFE Negócios Agroindustriais por Assunto "Agricultura familiar"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoDesafio da mulher na gestão das propriedades rurais familiares do município de Westfália/RS(2017-02) Rhein, Talita Halmenschlager; Berra, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A agricultura familiar, a qual é caracterizada pela participação de todos os membros da família na produção, tem grande importância para o desenvolvimento do país. Nos municípios do Vale do Taquari ela se destaca na maioria das propriedades. Em função dessa característica muito evidente foi escolhido o município de Westfália/RS, para realizar um estudo sobre a participação feminina na gestão das propriedades. O objetivo do estudo é analisar os principais desafios da mulher na gestão das propriedades rurais familiares. Junto a investigação foi identificado o perfil, a expectativa dos pais em relação ao seu papel, como se portam diante da gestão e as dificuldades que enfrentam. A metodologia utilizada para a coleta de dados é exploratória, qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos o surwey, informações baseadas num interrogatório. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada, realizada com cinco mulheres que atuam nas propriedades rurais. A análise evidenciou que elas enfrentam desafios diários, necessitam ter planejamento das atividades, organizar a propriedade, ter controle de entradas, saídas, custos e resultados. E, além disso, ter a habilidade de conciliar os trabalhos produtivos com os trabalhos domésticos e exercer a função de ser mãe. Elas assumem junto com os demais membros da família as responsabilidades, direitos e deveres em relação a propriedade. O grupo de mulheres entrevistadas acompanham de forma satisfatória, as mudanças pela qual passa a sociedade atual, conquistando o seu espaço e fazendo frente as novas exigências e possibilidades.
- ItemAcesso AbertoGestão da propriedade rural: um estudo sobre a autonomia do jovem na gestão da propriedade rural(2017-02) Gräf, Lúcio Vicente; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272O setor agropecuário possui grande impacto na economia brasileira e mundial. Insere-se neste contexto a agricultura familiar cujas atividades são realizadas com predominância de mão de obra familiar e representam um papel relevante para o desenvolvimento do país. Tendo em vista a importância da produção e a preocupação da reprodução econômica da agricultura familiar, a presente monografia tem como tema a gestão da propriedade rural. O estudo verificou qual a autonomia na tomada de decisão dos filhos (as) de produtores rurais de pequenas propriedades rurais do Vale do Taquari/RS, onde esses jovens participaram do curso de formação gerencial de sucessores da agricultura familiar, oferecido in company em uma cooperativa da região, assunto este que é primordial para a continuação e sucesso da pequena propriedade familiar. Ao mesmo tempo, o estudo teve como propósito atender aos seguintes objetivos específicos: identificar o perfil dos jovens nas propriedades rurais pesquisadas; elencar as ferramentas trabalhadas no curso de formação gerencial de sucessores da agricultura familiar; e, verificar como ocorre a gestão das propriedades rurais estudadas. A metodologia utilizada no estudo foi do tipo exploratória quanto aos seus objetivos e qualitativa quanto à natureza da abordagem. Utilizou dos procedimentos técnicos a pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada em doze propriedades rurais onde a base da produção é suínos, aves e leite. Destacou a importância da gestão, tomada de decisão e sucessão para continuidade produtiva nas unidades de agricultura familiar e aponta os níveis de autonomia dos jovens na gestão nas propriedades rurais. Constatou-se que os jovens produtores rurais possuem, na sua maioria, alguma autonomia na gestão e tomada de decisão em suas propriedades, pois as mesmas são normalmente divididas em áreas, onde cada integrante da propriedade é responsável pela sua.
- ItemAcesso AbertoProduzir para o autoconsumo: uma análise da agricultura familiar no município de Teutônia/RS(2016-06-12) Hagemann, Júnior; Agostini, Cintia; http://lattes.cnpq.br/1445523243938740O agronegócio é um setor relevante na economia brasileira, visto que o Brasil é um dos maiores produtores de grãos e de carne do mundo. Grande parte dessa produção é originária da agricultura familiar, ou seja, no país, 84% dos estabelecimentos agropecuários são da agricultura familiar, porém correspondem a somente 24,3% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais. No Vale do Taquari, localizado no Estado do Rio Grande do Sul, praticamente em todos os municípios nos quais prevalece a produção primária, é a agricultura familiar que se destaca, e são essas propriedades que ainda mantêm o costume de produzirem parte dos alimentos para o consumo familiar, tanto para diminuírem seus custos com o consumo como também privilegiando a segurança alimentar, a origem dos alimentos e principalmente, o seu modo de produção. Mas o que se percebe, hoje, são propriedades que não praticam esse processo, optando por comercializar seus produtos no mercado. Este estudo tem como principal objetivo analisar quais fatores determinam a produção para o autoconsumo nas propriedades familiares, como também mensurar a renda não monetária a partir dessa produção no município de Teutônia/RS. O estudo foi realizado através de uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo. A realização da pesquisa foi feita através de gravações e da análise dos conteúdos das opiniões obtidas com as mulheres familiares, visto que são elas que conhecem melhor a dinâmica do consumo de alimentos, e consequentemente sobre os principais fatores que determinam a produção para o autoconsumo. Como resultado, obteve-se que esta prática está diminuindo nas propriedades, entretanto, o que ainda mantém essa produção que vem de gerações se trata de questões referentes à segurança alimentar e à renda.
- ItemAcesso AbertoSucessão familiar na suinocultura: análise da realidade dos associados de uma cooperativa(2015-11) Althaus, Marcos André; Scheid, Euclides; http://lattes.cnpq.br/0664537583051324As cadeias produtivas do agronegócio, do qual a agricultura faz parte, são fundamentais na economia brasileira. Insere-se nesse contexto a agricultura familiar, cujas atividades são realizadas com predominância de mão de obra familiar e representam um papel relevante para o desenvolvimento do país. Tendo em vista a importância da produção e a preocupação da reprodução econômica e social da agricultura familiar, o presente estudo tem como tema a sucessão familiar no contexto de uma cooperativa agropecuária. O estudo identifica as características do processo de sucessão familiar nas granjas de suínos do ciclo terminação de integrados da Cooperativa Languiru, na cidade de Teutônia/RS. Para tanto, aborda aspectos teóricos sobre a agricultura familiar, o cooperativismo, a sucessão familiar em termos conceituais, a sucessão patrimonial, a questão do planejamento sucessório e sua aplicação no contexto da agricultura familiar e da suinocultura. A metodologia é do tipo exploratória quanto aos seus objetivos e qualitativa quanto à natureza da abordagem. Utiliza-se dos procedimentos técnicos de pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e análise documental. Apresenta os dados coletados através de entrevistas com cinco proprietários com possibilidade de sucessão em sua propriedade e com cinco proprietários sem esta possibilidade. Apresenta a importância da sucessão para continuidade produtiva em unidades de agricultura familiar e aponta os principais motivos para a ocorrência ou não do processo sucessório. Destaca que a ocorrência do processo sucessório influencia a perspectiva de futuro de uma propriedade de agricultura familiar. Sugere outros estudos relacionados ao processo em outros contextos produtivos e, especificamente, sobre a sucessão patrimonial.