Administração - LFE Negócios Agroindustriais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - LFE Negócios Agroindustriais por Título
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoDesafio da mulher na gestão das propriedades rurais familiares do município de Westfália/RS(2017-02) Rhein, Talita Halmenschlager; Berra, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A agricultura familiar, a qual é caracterizada pela participação de todos os membros da família na produção, tem grande importância para o desenvolvimento do país. Nos municípios do Vale do Taquari ela se destaca na maioria das propriedades. Em função dessa característica muito evidente foi escolhido o município de Westfália/RS, para realizar um estudo sobre a participação feminina na gestão das propriedades. O objetivo do estudo é analisar os principais desafios da mulher na gestão das propriedades rurais familiares. Junto a investigação foi identificado o perfil, a expectativa dos pais em relação ao seu papel, como se portam diante da gestão e as dificuldades que enfrentam. A metodologia utilizada para a coleta de dados é exploratória, qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos o surwey, informações baseadas num interrogatório. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada, realizada com cinco mulheres que atuam nas propriedades rurais. A análise evidenciou que elas enfrentam desafios diários, necessitam ter planejamento das atividades, organizar a propriedade, ter controle de entradas, saídas, custos e resultados. E, além disso, ter a habilidade de conciliar os trabalhos produtivos com os trabalhos domésticos e exercer a função de ser mãe. Elas assumem junto com os demais membros da família as responsabilidades, direitos e deveres em relação a propriedade. O grupo de mulheres entrevistadas acompanham de forma satisfatória, as mudanças pela qual passa a sociedade atual, conquistando o seu espaço e fazendo frente as novas exigências e possibilidades.
- ItemAcesso AbertoFatores que influenciam a manutenção da conta bancária pelos clientes da geração Y e Z em um determinado banco(2017-02) Sartori, Francielle; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272Conhecer o cliente e suas necessidades tornou-se uma tarefa desafiadora e complexa, visto que os consumidores estão cada vez mais exigentes e diversificados. Para a indústria bancária entender o comportamento dos jovens da geração Y e Z tem-se tornado objeto de estudo, com o propósito de compreender as mudanças que suas ações podem provocar ao longo dos próximos anos. A fim de compreender o comportamento financeiro dos jovens, este artigo tem como objetivo identificar quais os fatores críticos na manutenção da conta bancária pelo público da geração Y e Z, compostas por indivíduos nascidos entre 1977 a 2002, conforme corte de idade defendido por Solomon (2011), dos municípios de Encantado e Arroio do Meio-RS, em relação a um determinado banco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e aprofundada, realizando nove entrevistas a uma amostra selecionada por conveniência. A pesquisa revelou que os pesquisados sofrem influência dos empregadores na hora de escolherem o banco que iram abrir sua primeira conta, como também dos pais, caso seja aberta com a finalidade apenas de poupar. Verificou-se também que os jovens dessas gerações presam por um atendimento transparente e igualitário, sendo que os colaboradores das instituições financeiras precisam ter a competência de empatia ao atender as pessoas.
- ItemAcesso AbertoGestão da propriedade rural: um estudo sobre a autonomia do jovem na gestão da propriedade rural(2017-02) Gräf, Lúcio Vicente; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272O setor agropecuário possui grande impacto na economia brasileira e mundial. Insere-se neste contexto a agricultura familiar cujas atividades são realizadas com predominância de mão de obra familiar e representam um papel relevante para o desenvolvimento do país. Tendo em vista a importância da produção e a preocupação da reprodução econômica da agricultura familiar, a presente monografia tem como tema a gestão da propriedade rural. O estudo verificou qual a autonomia na tomada de decisão dos filhos (as) de produtores rurais de pequenas propriedades rurais do Vale do Taquari/RS, onde esses jovens participaram do curso de formação gerencial de sucessores da agricultura familiar, oferecido in company em uma cooperativa da região, assunto este que é primordial para a continuação e sucesso da pequena propriedade familiar. Ao mesmo tempo, o estudo teve como propósito atender aos seguintes objetivos específicos: identificar o perfil dos jovens nas propriedades rurais pesquisadas; elencar as ferramentas trabalhadas no curso de formação gerencial de sucessores da agricultura familiar; e, verificar como ocorre a gestão das propriedades rurais estudadas. A metodologia utilizada no estudo foi do tipo exploratória quanto aos seus objetivos e qualitativa quanto à natureza da abordagem. Utilizou dos procedimentos técnicos a pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada em doze propriedades rurais onde a base da produção é suínos, aves e leite. Destacou a importância da gestão, tomada de decisão e sucessão para continuidade produtiva nas unidades de agricultura familiar e aponta os níveis de autonomia dos jovens na gestão nas propriedades rurais. Constatou-se que os jovens produtores rurais possuem, na sua maioria, alguma autonomia na gestão e tomada de decisão em suas propriedades, pois as mesmas são normalmente divididas em áreas, onde cada integrante da propriedade é responsável pela sua.
- ItemAcesso AbertoGestão em agronegócios: um estudo sobre a aplicação de ferramentas de gestão em empreendimentos de suinocultura(2014-08-21) Almeida, Jair De; Scheid, EuclidesO meio rural no Brasil, principalmente nos últimos anos, tem sofrido profundas transformações tecnológicas, sociais, econômicas e políticas. Mesmo com essas mudanças, o agronegócio tem se tornado um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira. O desenvolvimento de qualquer setor da economia, em geral, e do agronegócio, em particular, especialmente em razão da sua complexidade, passa necessariamente pela capacitação das pessoas. É necessário que o produtor rural seja um bom gestor, controle custos, entenda sobre legislação, recursos humanos, meio ambiente e tecnologia, pois esse conjunto faz parte de uma boa gestão no campo. A partir destas considerações, esta pesquisa visa identificar o perfil dos suinocultores do município de Capitão e verificar o conhecimento e a utilização de ferramentas de gestão na sua atividade. Assim, esta pesquisa foi realizada através da aplicação de 88 questionários aos produtores rurais do município de Capitão, que se dedicam à criação de suínos nas diferentes fases da atividade. Analisados os resultados, chegou-se a conclusão que a grande maioria dos suinocultores de Capitão não conhece ferramentas de gestão, e dos que conhecem, poucos as utilizam em seus empreendimentos. Os resultados deste trabalho poderão servir de base aos órgãos competentes para desenvolver projetos, buscando a qualificação e a capacitação do produtor rural com o uso da tecnologia na gestão de sua propriedade.
- ItemAcesso AbertoGestão participativa em cooperativa de crédito(2017-01) Silva, Paulo Oliveira Da; Andres, Sandra Dorvelí; http://lattes.cnpq.br/8889868847493264A gestão participativa em uma cooperativa de crédito possibilita a criação de uma aliança entre os associados, que passam a conhecer e ter maior participação na cooperação. O mundo, hoje, é marcado pela globalização, pelo crescimento e por mudanças constantes no ambiente cooperativo. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo descrever a percepção dos associados e não associados em relação à gestão participativa na cooperativa de crédito. Para o alcance do objetivo, o estudo abordou teorias sobre gestão participativa, cooperativa de crédito e cooperativismo. O método deste estudo foi de natureza exploratória e qualitativa, sendo que a técnica de coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com o gestor, associados e não associados da cooperativa de crédito. Obteve-se como resultado a satisfação dos associados da cooperativa, pela sua estrutura, pelo relacionamento e seus benefícios. Por isso, buscam incentivar os que ainda não estão associados. Os não associados justificam que apesar das boas referências, da sua importância na empresa, há alguns critérios na utilização dos produtos oferecidos que os deixam na dúvida, mesmo que recebam informações sobre a cooperativa. Foram sugeridas propostas de melhorias, como palestras sobre os princípios básicos de cooperativismo, criação de um comitê educativo, lançamento de novas linhas de créditos e aplicações e introdução de novas políticas na participação das sobras.
- ItemAcesso AbertoImpacto econômico-financeiro sobre a viabilidade de uma propriedade leiteira com a utilização da capacidade máxima: estudo de caso da Granja Ames(2018-01) Ames, Eduardo; Fuhr, Ilocir José; http://lattes.cnpq.br/5778045280831264A atividade rural só é viável a partir de uma gestão estratégica eficiente. Esta concentra esforços para analisar de forma sistêmica os ambientes da organização.Conhecer o negócio é o primeiro passo desta empreitada. Em vista disso, objetivou-se com esta pesquisa, identificar o impacto econômico-financeiro sobre a viabilidadeda propriedade leiteira Granja Ames com a utilização de sua capacidade máxima. A propriedade está localizada no município de Capitão-RS e traçou um planejamento estratégico para uma estrutura física que abrigasse um plantel de quarenta vacas em produção. Atualmente está com trinta e cinco vacas. Para a realização do estudo lançou-se mão da literatura com temas de gestão financeira, como receitas e despesas, gestão econômica e cenários ambientais. A título de organização do estudo, atenderam-se a objetivos específicos analisando a variação do plantel produtivo no triênio ano agrícola 2014/2016, verificando o comportamento dos custos e receitas no período, projetando resultados da propriedade com sua capacidade máxima instalada e comparando a lucratividade e rentabilidade atuais e projetadas. Para tal, utilizou-se para a coleta de dados a pesquisa exploratória e descritiva de forma aplicada, com abordagem quantitativa, por meio da análise documental, bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram organizados em planilhas do programa de sucessão da Dália Alimentos. A análise dos dados atendeu aos objetivos específicos trazendo informações sobre plantel, despesas e receitas, margem líquida, lucratividade e rentabilidade. Concluiu-se que, levando em consideração as médias do triênio e a projeção do plantel produtivo completo, o impacto econômico financeiro apresentou um aumento na lucratividade e na rentabilidade.
- ItemAcesso AbertoA percepção dos jovens gestores em relação ao curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar(2017-02) Dhein, Charline; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272A presente monografia contempla um estudo sobre a gestão de propriedades rurais, nos municípios de Estrela, Teutônia e Westfália a partir de um curso realizado sobre Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar. Os objetivos da pesquisa consistem em identificar o perfil dos jovens entrevistados, analisar a percepção dos jovens em relação ao curso, analisar a sua percepção em relação às melhorias nas propriedades e as principais dificuldades que encontram na sua gestão. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com cinco jovens cujas propriedades foram usadas como modelo durante o curso. O estudo é de objetivo exploratório, caracterizado pela técnica da entrevista em profundidade com os jovens gestores. Com base na pesquisa foi percebido a importância da realização do curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar, as melhorias que surgiram durante e após a conclusão desse, nas propriedades pesquisadas. Concluiu-se que os jovens sabem que uma propriedade é uma empresa, são necessários controles, planejamento para dar resultados positivos. Assim como também muitos produtores não sabem o valor econômico/financeiro do seu patrimônio, com o curso os jovens buscaram esses valores e apresentaram para seus pais. Constatou-se a importância de qualificar o produtor rural e sugeriu-se outros estudos relacionados a qualificação e gestão de propriedades rurais.
- ItemAcesso AbertoProduzir para o autoconsumo: uma análise da agricultura familiar no município de Teutônia/RS(2016-06-12) Hagemann, Júnior; Agostini, Cintia; http://lattes.cnpq.br/1445523243938740O agronegócio é um setor relevante na economia brasileira, visto que o Brasil é um dos maiores produtores de grãos e de carne do mundo. Grande parte dessa produção é originária da agricultura familiar, ou seja, no país, 84% dos estabelecimentos agropecuários são da agricultura familiar, porém correspondem a somente 24,3% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais. No Vale do Taquari, localizado no Estado do Rio Grande do Sul, praticamente em todos os municípios nos quais prevalece a produção primária, é a agricultura familiar que se destaca, e são essas propriedades que ainda mantêm o costume de produzirem parte dos alimentos para o consumo familiar, tanto para diminuírem seus custos com o consumo como também privilegiando a segurança alimentar, a origem dos alimentos e principalmente, o seu modo de produção. Mas o que se percebe, hoje, são propriedades que não praticam esse processo, optando por comercializar seus produtos no mercado. Este estudo tem como principal objetivo analisar quais fatores determinam a produção para o autoconsumo nas propriedades familiares, como também mensurar a renda não monetária a partir dessa produção no município de Teutônia/RS. O estudo foi realizado através de uma pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo. A realização da pesquisa foi feita através de gravações e da análise dos conteúdos das opiniões obtidas com as mulheres familiares, visto que são elas que conhecem melhor a dinâmica do consumo de alimentos, e consequentemente sobre os principais fatores que determinam a produção para o autoconsumo. Como resultado, obteve-se que esta prática está diminuindo nas propriedades, entretanto, o que ainda mantém essa produção que vem de gerações se trata de questões referentes à segurança alimentar e à renda.
- ItemAcesso AbertoQual o papel do vendedor frente as novas tecnologias e aplicativos disponíveis na área de vendas(2017-02) Messer, Darlan Arai; Berrá, Lizete; http://lattes.cnpq.br/1575178775206272Os vendedores constituem um grupo de profissionais que merece a atenção das organizações, na medida que, são parte fundamental da cadeia de compra e venda, até mesmo no ambiente digital que vive-se atualmente. A função vendedor, assim como todas as funções administrativas estão evoluindo e se adaptando aos novos mercados. A fim de compreender qual é o papel do vendedor frente às tecnologias disponíveis na área de vendas, esta monografia tem como objetivo verificar a interação entre as ferramentas da tecnologia da informação e o papel (desempenho) do vendedor no processo de venda, na percepção dos pesquisados. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, e quanto aos objetivos, exploratória e descritiva, com a aplicação de 100 questionários a uma amostra, selecionada por conveniência, contemplando compradores de supermercados dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Como resultado, constatou-se que os compradores costumam utilizar o E-mail e o WhatsApp como formas de comunicação com vendedores, mas mesmo assim, a parcela mais significante dos respondentes defende a teoria de que a presença do vendedor no ponto de venda continua sendo fundamental. No que se refere aos aplicativos tecnológicos, foram avaliados como importantes fontes de comunicação entre compradores e vendedores, quando utilizados de maneira a agregar benefícios, tanto às organizações como também aos que os utilizam diretamente no dia a dia.
- ItemAcesso AbertoSucessão familiar na suinocultura: análise da realidade dos associados de uma cooperativa(2015-11) Althaus, Marcos André; Scheid, Euclides; http://lattes.cnpq.br/0664537583051324As cadeias produtivas do agronegócio, do qual a agricultura faz parte, são fundamentais na economia brasileira. Insere-se nesse contexto a agricultura familiar, cujas atividades são realizadas com predominância de mão de obra familiar e representam um papel relevante para o desenvolvimento do país. Tendo em vista a importância da produção e a preocupação da reprodução econômica e social da agricultura familiar, o presente estudo tem como tema a sucessão familiar no contexto de uma cooperativa agropecuária. O estudo identifica as características do processo de sucessão familiar nas granjas de suínos do ciclo terminação de integrados da Cooperativa Languiru, na cidade de Teutônia/RS. Para tanto, aborda aspectos teóricos sobre a agricultura familiar, o cooperativismo, a sucessão familiar em termos conceituais, a sucessão patrimonial, a questão do planejamento sucessório e sua aplicação no contexto da agricultura familiar e da suinocultura. A metodologia é do tipo exploratória quanto aos seus objetivos e qualitativa quanto à natureza da abordagem. Utiliza-se dos procedimentos técnicos de pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e análise documental. Apresenta os dados coletados através de entrevistas com cinco proprietários com possibilidade de sucessão em sua propriedade e com cinco proprietários sem esta possibilidade. Apresenta a importância da sucessão para continuidade produtiva em unidades de agricultura familiar e aponta os principais motivos para a ocorrência ou não do processo sucessório. Destaca que a ocorrência do processo sucessório influencia a perspectiva de futuro de uma propriedade de agricultura familiar. Sugere outros estudos relacionados ao processo em outros contextos produtivos e, especificamente, sobre a sucessão patrimonial.