Ambiente e Desenvolvimento
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Com as linhas de pesquisa Ecologia, Espaço e Problemas Socioambientais e Tecologia e Ambiente, o Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES pretende promover visão integrada e crítica da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas regionais ligados à área ambiental.
Informações: PPGAD
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Navegando Ambiente e Desenvolvimento por Assunto "Acessibilidade"
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- ItemAcesso AbertoO ambiente e a acessibilidade na escola e nas aulas de educação física: a perspectiva de uma aluna com deficiência visual(2010-06-23) Rissi, Simone; Mazzarino, Jane Márcia; Falkenbach, Atos Prinz; http://lattes.cnpq.br/6713403242965776A presente pesquisa refere-se a um estudo sobre o ambiente e a acessibilidade na escola e nas aulas de educação física na perspectiva de uma aluna com deficiência visual. O problema de investigação era compreender como a escola e as aulas de educação física apresentam condições de acessibilidade e de inclusão para alunos com deficiência visual na escola comum. Algumas questões de investigação são: Qual a compreensão dos alunos com deficiência visual acerca da acessibilidade e da inclusão na escola e nas aulas de educação física? De que forma a aprendizagem e o desenvolvimento podem contribuir para o processo de inclusão e acessibilidade? O objetivo foi investigar o processo de inclusão e de acessibilidade de alunos com deficiência visual nas aulas de educação física de uma escola pública no município de Estrela e como este processo repercute na aprendizagem e no desenvolvimento. A metodologia do estudo é de caráter qualitativo, na modalidade do estudo de caso. Foram utilizados, como instrumentos para coleta de informações, as observações, as entrevistas e os memoriais descritivos. Para o processo de análise das informações, foi utilizado o modelo de triangulação das informações, a fim de, categorizar descrever e analisar o contexto e o processo da inclusão e da acessibilidade da aluna com deficiência visual na escola e nas aulas de educação física. Os resultados do estudo apresentam as categorias que seguem: a) a acessibilidade da aluna à escola; b) as relações interpessoais e intrapessoal; c) os docentes e a prática inclusiva com a aluna com deficiência visual; d) as repercussões da acessibilidade e da inclusão na aprendizagem e desenvolvimento da participante do estudo. Ao finalizarmos o estudo, podemos destacar que o processo de inclusão é um exercício que requisita intervenção e estudo de seus participantes, e contribui para a aquisição de novos conhecimentos não só por parte da aluna com deficiência visual, mas também dos colegas, professores e funcionários da escola. A amizade e o carinho apresentados na convivência com a menina favorecem o aprendizado da aluna e do grupo no ambiente escolar, fazendo com que ela se sinta acolhida e participante da turma e da escola.
- ItemAcesso AbertoAmbiente e acessibilidade para pessoas com deficiência no desenvolvimento de atividades esportivas em piscinas: um estudo de casos(2010-06-23) Cordeiro, Taís Prinz; Mazzarino, Jane Márcia; Falkenbach, Atos Prinz; http://lattes.cnpq.br/6713403242965776O trabalho realizado com pessoas com deficiência representa um grande desafio no sentido de proporcionar uma equiparação de oportunidades, sem privilégios de apenas uma minoria. A luta para a garantia destes espaços de igualdade para os cidadãos ampara-se nas leis e normas, já que estar em sociedade representa ter deveres e direitos que devem ser obedecidos e respeitados. O presente estudo surge da necessidade de reflexão sobre as questões de acessibilidade para pessoas com deficiência no desenvolvimento de atividades esportivas em piscinas. O objetivo do estudo foi o de investigar como os professores de natação de instituições de ensino superior e os alunos com deficiência compreendem os problemas socioambientais de acessibilidade nas aulas de natação. O método utilizado baseia-se no paradigma qualitativo, caracterizado como estudo de casos. Para a coleta de informações necessárias à realização deste estudo, foram utilizadas como instrumentos: observações seletivas, entrevistas semi- estruturadas e análises fotográficas. A partir da coleta de informações foram selecionadas as categorias de análise: 1) barreiras e condições de acessibilidade no ambiente da prática da natação; 2) acessibilidade e o professor de natação; 3) impactos socioambientais derivados das condições de acessibilidade para os alunos com deficiência nas aulas de natação. A análise das informações refere-se exclusivamente às duas instituições pesquisadas, sem ter a pretensão de generalizar os achados, uma vez que as reflexões foram compreendidas de forma contextualizada no tempo e no espaço em que ocorreu a coleta de informações. Os resultados extraídos demonstram que adaptações e modificações são necessárias devido à falta de mobilidade de muitos alunos ou à outras dificuldades apresentadas por estes. Durante as observações realizadas nos dois contextos também foram encontradas facilidades proporcionadas pela estrutura física e pela mobilização atitudinal dos professores e funcionários frente aos alunos com deficiência. Mas ainda é necessário que as instituições repensem suas barreiras burocráticas, sociais e pedagógicas no sentido de proporcionar práticas verdadeiramente inclusivas para todos os alunos.