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Navegando Ensino por Assunto "App GeoGebra"
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- ItemAcesso AbertoA utilização do app Geogebra no processo de ensino dos conceitos de funções quadráticas no ensino médio na perspectiva da aprendizagem significativa(2020-12) Pastana, Claudionor De Oliveira; Moreira, Marco Antonio; http://lattes.cnpq.br/5078954333145104; Quartieri, Marli Teresinha; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Santarosa, Maria Cecília Pereira; Bisognin, EleniEsta pesquisa analisa a aplicação de duas sequências didáticas exploratórias como recurso potencialmente significativo na construção de conceitos gráficos de Função Quadrática, cujo problema de pesquisa foi: Quais as implicações da construção dos campos conceituais com o uso do App GeoGebra no processo de aprendizagem significativa para ensinar os conceitos gráficos de Funções Quadráticas no Ensino Médio? O estudo foi realizado em uma escola pública da rede estadual do município de Macapá, Amapá, tendo como participantes, cento e doze estudantes do 1o ano do Ensino Médio que foram divididos em dois grupos, um controle e outro experimental. Os objetivos específicos propostos na pesquisa foram: conhecer as concepções prévias dos alunos dos grupos controle e experimental sobre alguns elementos das Funções Quadráticas; desenvolver uma prática pedagógica expositiva, com alunos do grupo controle que envolva os campos conceituais de gráficos de Funções Quadráticas; realizar uma atividade pedagógica com o auxilio do App GeoGebra com alunos do grupo experimental envolvendo os campos conceituais de gráficos de Funções Quadráticas; analisar como as atividades desenvolvidas com os grupos controle e experimental são potencialmente significativo para a aprendizagem nos campos conceituais de gráficos de Funções Quadráticas no Ensino Médio; verificar se os resultados obtidos durante a prática com o App GeoGebra podem possibilitar um caminho potencialmente significativa para a aprendizagem de campos conceituais de gráficos de Funções Quadráticas. A investigação foi organizada por meio de triangulação metodológica entre o delineamento quase-experimental, análise textual discursiva e aproximação à metodologia fenomenológica, de acordo com as concepções de Bogdan e Biklen (1994). A pesquisa foi exploratória, com a abordagem qualitativa e complementação quantitativa, dividida em quatro momentos. A análise dos dados apontou que: a) os discentes antes das sequências didáticas apresentavam a falta de alguns subsunçores relevantes na estrutura cognitiva em especial, para ancoragem de novos conceitos de Função Quadrática; b) o resultado da atividade prática pedagógica expositiva dos integrantes do grupo controle apontou que houve pouca ancoragem de novos conceitos de Função Quadrática; c) o material produzido durante a atividade pedagógica com o App GeoGebra para os discentes do grupo experimental mostrou ser expressivo contribuindo com a ancoragem de novos conceitos e significados de Função Quadrática; d) a análise das respostas do Pós-teste indicaram que os discentes do grupo experimental possuíram melhores desempenhos de respostas corretas do que os do grupo controle, apontando indícios que o material pedagógico com o App GeoGebra contribui com a aprendizagem significativa de novos conceitos e sentidos de Função Quadrática.