Ciências Médicas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências Médicas by Subject "Anxiety"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessA epidemiologia das doenças psiquiátricas antes e durante a pandemia da Covid-19(2024-08-08) Tolfo, Gladis Ramos; Não possui; Silva, Guilherme Liberato da; http://lattes.cnpq.br/9587693374011290; Brietzke, Alinne Patricia; Roncada, Cristian; Lohmann, Paula MicheleDentre as patologias mais comuns na população em geral, observa-se depressão e ansiedade, com maior agravamento dos sintomas durante a pandemia da COVID-19. Este estudo tem como objetivo avaliar a incidência de transtornos mentais tais como depressão e ansiedade; bem como associar com o contexto pandêmico da COVID-19. A população deste estudo está composta por usuários que procuraram atendimento médico por demanda espontânea nas unidades básicas de saúde (UBSs) no município de Lajeado- Vale do Taquari/Rio Grande do Sul, Brasil. O período dos prontuários que estão selecionados foi de entre janeiro de 2019 a dezembro de 2022, configurando assim o período do antes e durante a pandemia da COVID-19. A análise estatística realizada usando o JAMOVI (Version 2.3) [Computer Software] (2022) e R Core Team (2021). Foram analisados 8335 prontuários de indivíduos que estavam incluídos nos critérios de seleção e distribuídos em 36 municípios do Vale do Taquari/RS. A média de Idade da população amostrada foi de 45.5 ± 16.1 (mediana 44), sendo que 6038 (72.3%) pertencentes ao sexo feminino e 2316 (27.7%) do sexo masculino, apresentando diferença significativa na proporção dos sexos (p<0.001). Foi possível verificar um aumento do número de pessoas que buscaram serviços por causa da depressão e ansiedade, entre antes e durante a pandemia. Quanto a Depressão, podemos pressupor que existe uma diferença significativamente menor de indivíduos do sexo masculino de 12% em comparação com indivíduos do sexo feminino. Medidas de intervenção efetivas, expeditas e práticas que sejam compatíveis com as políticas públicas de saúde mental de prevenção devem ser desenvolvidas e implementadas para manter o bem-estar da saúde mental da população, não importando a sua faixa-etaria e sexo.
- ItemOpen AccessEfetividade da Telepsicoterapia Cognitivo- comportamental e Telepsicoterapia Interpessoal síncronas em adultos com sintomas de depressão, ansiedade e irritabilidade: um ensaio clínico randomizado(2022-09) Borba, Bruno Lo Iacono; Shansis, Flávio Milman; http://lattes.cnpq.br/7296283284342040; Passos, Ives Cavalcante; Bucker, Joana; Timmers, Luís Fernando Saraiva MacedoA pandemia da COVID-19 tem causado um grande impacto populacional relacionado a problemas de saúde mental. O objetivo desta pesquisa é comparar a eficácia da Telepsicoterapia Cognitiva Comportamental (TTCC) e Telepsicoterapia Interpessoal (TTIP) na redução dos sintomas de ansiedade, depressão e irritabilidade no contexto da pandemia da COVID-19. Nossa hipótese é que TTCC e TTIP são igualmente eficazes. Métodos: Foi realizado um ensaio clínico randomizado de não inferioridade com dois grupos paralelos randomizados aleatoriamente. As intervenções e avaliações foram baseadas no site projetado especificamente para o estudo. Os participantes eram adultos com sintomas de ansiedade, depressão ou irritabilidade que receberam quatro sessões de TTCC ou TTIP. As principais medidas de desfecho foram o Questionário de Saúde do Paciente-9 (PHQ-9) para sintomas depressivos, Transtorno de Ansiedade Generalizada-7 (GAD-7) para sintomas de ansiedade e Índice de Reatividade Afetiva (IRA) para irritabilidade. Resultados: 149 indivíduos (TTCC n= 73; TTIP 76), média de idade 32,5 anos (± 10,7) e predominância do sexo feminino (73,8%), 7 participantes desistiram das intervenções (TTCC n=4; TIP n=3) e 20 participantes finalizaram as intervenções, mas não preencheram os questionários de acompanhamento (TTCC n=9; TTIP n=11) . Realizamos uma análise de intenção de tratar. Houve uma diminuição geral dos sintomas de depressão, ansiedade e irritabilidade (p<0,001), em ambos os grupos de tratamento, e essa melhora não foi superior em um tipo de psicoterapia. A análise de efetividade mostrou que as intervenções foram equivalentes. Conclusão: TTCC e TTIP foram igualmente eficazes para tratar adultos da comunidade com sintomas de ansiedade, depressão ou irritabilidade.
- ItemOpen AccessEstudo de associação entre aliança terapêutica e sintomas ansiosos, depressivos e de irritabilidade através de tele-psicoterapias no contexto da pandemia de covid-19.(2023-03) Lucas, Luiza Silveira; Shansis, Flávio Milman; http://lattes.cnpq.br/7296283284342040; Eizirik, Cláudio Laks; Heidrich, Daiane; Silva, Guilherme Liberato DaAs tele-psicoterapias por videoconferência, como a tele-psicoterapia cognitivo-comportamental (tele-TCC) e a tele-psicoterapia interpessoal (tele-TIP), estão sendo cada vez mais utilizadas para tratar pessoas com ansiedade, depressão e irritabilidade. Embora a eficácia desses tratamentos tenha evidências que estão progressivamente sendo demonstradas, outros fatores associados aos seus resultados ainda precisam ser melhor explorados. A aliança terapêutica (AT) refere-se aos aspectos colaborativos da relação terapeuta-paciente e é um importante fator associado aos resultados em psicoterapias presenciais; até o momento, contudo, existem poucos estudos abordando especificamente a AT em tele-psicoterapia. Os objetivos deste estudo são entender: (a) Quão forte é a TA em tele-TCC e tele-TIP; (b) Se existe alguma diferença nos níveis de AT entre tele-TCC e tele-TIP e (c) Se existe uma correlação entre AT e resultados clínicos de tele-TCC e tele-TIP. No presente estudo, foi realizada uma análise secundária por protocolo a partir de um ensaio clínico randomizado (ECR), realizado pelo nosso grupo, formado por dois braços paralelos comparando tele-TCC e tele-TIP. As principais medidas de desfecho foram o PHQ-9 para sintomas depressivos, GAD-7 para sintomas de ansiedade e ARI para irritabilidade. Os níveis de AT foram medidos utilizando o Working Alliance Inventory - versão curta para pacientes (WAI-s). A correlação dos resultados com a AT foi analisada através do coeficiente de correlação de Pearson. Sessenta e nove indivíduos (tele-TCC n=30; tele-TIP n=39) foram incluídos. A pontuação total do WAI-s na amostra de tele-TCC foi de 74,5 (± 8,3) e na amostra de tele-TIP foi de 76,3 (± 7,4); portanto, ao se comparar os níveis de TA entre tele-TCC e tele-TIP, não houve diferença estatisticamente significativa (p=0.852). Foi encontrada uma correlação significativa entre os níveis de AT e a redução da ansiedade na amostra completa (p=0.032) . Por outro lado, não foi encontrada correlação entre os níveis de AT e níveis de ansiedade quando as amostras foram analisadas separadamente (t-CBT p=0.311; t-IPT p-0.063), assim como não houve correlação entre os níveis de AT e níveis de depressão ou irritabilidade (p>0.05). O presente estudo conclui que níveis elevados de TA são formados entre paciente e terapeuta tanto no t-CBT quanto no t-IPT, sem diferença estatisticamente significativa entre estas duas modalidades de tele-psicoterapia. Ainda, os resultados deste estudo demonstram que a AT esteve associada à redução nos níveis de ansiedade, mas não houve associação entre os níveis de AT e os desfechos depressão ou irritabilidade.