Especialização
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoImplicações de um estudo de caso desenvolvido com alunos do curso técnico em automação industrial(2018-06-25) Dexheimer, Guilherme Muccillo; Vivian, Danise; http://lattes.cnpq.br/9662211066069239A educação enfrenta novos desafios associados à tecnologia, já que muitas são as fontes de informação disponíveis e de fácil acesso. Assim, proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e saberes é tarefa desafiante aos docentes. O objetivo deste estudo foi avaliar as implicações pertinentes à aplicação de metodologias ativas na forma de estudo de caso. Essa metodologia foi utilizada para demonstrar a aplicação dos conteúdos pertinentes à disciplina permitindo ser utilizada também como método de avaliação diferente às tradicionais provas, pois há um acompanhamento do professor ao longo de todo o período, permitindo determinar pontos que devam receber mais atenção. Para isso, foram analisadas as respostas dos alunos em um questionário avaliando a perspectiva de aprendizagem destes, bem como o próprio sentimento dos alunos quanto à forma avaliativa. Assim, pode-se concluir que a aceitação desta forma de avaliação, aplicação dos conteúdos e acompanhamento da aprendizagem dos alunos, foi recebida clara e abertamente por todos, gerando oportunidades de desenvolvimento do ser e do conviver da turma.
- ItemAcesso AbertoJogo da segurança: uma atividade interativa(2018-06-26) Heberle, José Roberto; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Este trabalho expressa a vivência de uma atividade interativo entre alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, da Univates, durante a realização da Semana Acadêmica do referido Curso. Esta atividade foi definida como Jogo da Segurança. O jogo educativo com o intuito de interação possibilita o crescimento do estudante, estimula o raciocínio lógico, reforça a questão do trabalho em equipe e resolução de problemas e também exige criatividade e pensamento crítico. Portanto, através desse relato pretende-se demonstrar uma experiência de sucesso, tanto pela motivação e participação dos alunos, como também dos professores. Interagir com os estudantes, reunir os alunos do curso e as respectivas disciplinas para promoção da interdisciplinaridade, proporcionar uma atividade lúdica e participativa, desenvolver e preparar o aluno para o mercado de trabalho, bem como relacionar os conteúdos abordados durante o curso, são alguns dos objetivos da criação deste evento. A vivência descrita nesse trabalho retrata a aplicação de um jogo educativo e interativo elaborado pelo grupo de docentes do curso que resultou em grandes benefícios tanto para os estudantes quanto para os próprios professores envolvidos e permitiu também refletir a respeito da perspectiva no uso de diferentes metodologias para que o processo de ensino e aprendizagem seja interessante, motivador e de qualidade.
- ItemAcesso AbertoO processo de aprendizagem e avaliação através de QUIZ(2018-06-26) Vargas, Daiana De; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564Este artigo relaciona aplicativos online Kahoot e Socrative e não online Plickers, além do software Powerpoint, que podem ser utilizados em sala de aula como processo de aprendizagem e avaliação através de quiz. A intervenção pedagógica ocorreu com quatro turmas dos cursos técnicos da Universidade do Vale do Taquari – Univates, nos semestres 2016/A, 2016/B e 2017/A, sendo duas turmas do Curso Técnico em Serviços Jurídicos e duas turmas do Curso técnico em Transações Imobiliárias, com a aplicação de atividades avaliativas utilizando quiz, e a metodologia ativa para o processo foi a instrução por pares ou peer instruction. O objetivo principal do artigo foi o de apresentar questões relativas à avaliação e aprendizagem, na visão do professor através de quizzes, que auxiliam positivamente no processo de ensino e analisar as vantagens e desvantagens de cada aplicativo e os resultados obtidos com sua utilização em sala de aula. Optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, natureza descritiva e procedimento técnico de estudo de caso. Como resultado verificou-se que o uso de aplicativos como forma de avaliação aproxima o professor e o estudante, proporcionando maior interação, motivação e melhora o processo de ensino e aprendizagem.