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Navegando Especialização por Assunto "Aprendizagem baseada em problemas"
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- ItemAcesso AbertoAprendizagem baseada em problemas: possibilidades para um curso Técnico em Enfermagem(2018-06-26) Ravel, Michele; Magedanz, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2290881748315237A educação, em geral, vem passando por transformações pertinentes à formação dos profissionais de diferentes áreas, inclusive da saúde. Novas tendências no ensino e na aprendizagem apontam a necessidade de apostar em ações que buscam estimular a criatividade e a autonomia, um desafio aos docentes da contemporaneidade. Esta escrita trata de um estudo de caso vivenciado na disciplina de Saúde Coletiva,de um curso técnico em Enfermagem, de uma instituição de educação profissional, localizada em Lajeado/RS. A partir da análise de conteúdo qualitativa, abordando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), buscou-se refletir sobre como o discente da educação profissional se envolve com a resolução de problemas, procurando vincular teoria e prática. A verificação dos resultados permite vislumbrar aspectos positivos nas atividades pedagógicas, quando estas estão atreladas às metodologias ativas, contribuindo para a qualificação do ensino e, consequentemente, para a formação de futuros profissionais melhor capacitados.
- ItemAcesso AbertoAvaliação das ferramentas colaborativas G Suite no meio acadêmico e o papel do docente frente às novas tecnologias de aprendizagem colaborativa(2018-06-25) Mallmann, Rafael; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564O artigo busca realizar uma análise quanto ao papel do professor frente às novas tecnologias colaborativas, junto a disciplina de Informática e Sistemas de Informação Gerencial, do curso de Técnico em Administração, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A disciplina foi ministrada utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) realizadas por meio de trabalhos em grupos, com a utilização da plataforma G Suite da Google. No novo contexto de tecnologias, que permitem acessos simultâneos e remotos aos conteúdos em sala de aula, o principal aspecto abordado é a importância e o papel do professor dentro da sala de aula, e a avaliação da aprendizagem tendo a figura do professor presente ou não. Por meio de um questionário aplicado aos estudantes, avaliou‐se o uso da plataforma G Suite, analisando o seu modelo colaborativo e contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como foco a avaliação do papel do professor neste cenário em que a tecnologia é utilizada como recurso educacional, onde pode-se observar, o novo papel do professor como um grande orientador da aquisição do conhecimento, e não mais apenas como o detentor e transmissor do saber.
- ItemAcesso AbertoA utilização de tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem baseada em problemas: estudo e aplicação na educação profissional(2018-06-26) Scheuermann, Guilherme; Ahlert, Edson Moacir; http://lattes.cnpq.br/2547339011790564A constante evolução tecnológica, as alterações na forma e na velocidade de comunicação da sociedade, as mudanças no perfil dos alunos e nas necessidades do mercado de trabalho têm instigado a reflexão sobre os processos de ensino aprendizagem na Educação Profissional. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi o de identificar quais as contribuições na aprendizagem de uma turma da educação profissional proporcionadas pela utilização da metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas utilizando como suporte tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa foi realizada com a turma de Estatística Básica da LUME Centro de Ensino localizada no Município de Encantado/RS no primeiro semestre de 2017. A pesquisa exploratória e descritiva foi dividida em duas etapas, a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica e a outra de coleta de informações por meio de questionários aplicados aos alunos. Os dados qualitativos foram organizados e agrupados de forma que pudessem contribuir com os objetivos do estudo. A partir das informações levantadas foi possível evidenciar que a metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas utilizando como suporte tecnologias de informação e comunicação traz diversas contribuições ao processo de ensino aprendizagem, propiciando além de uma melhor compreensão dos conteúdos aulas mais dinâmicas e participativas.